Siga-nos nas redes

País

Professores regressam hoje às ruas com manifestações em Lisboa e no Porto

Publicado

em

Foto Sindicato dos Professores da Região Centro

Depois de dois dias de greves regionais nas escolas, a plataforma de nove organizações sindicais dos professores apela hoje aos professores para que saiam à rua para mostrar o descontentamento da classe.

A última manifestação convocada pela plataforma decorreu há pouco menos de um mês, a 11 de fevereiro, e muitos dos motivos do protesto mantêm-se inalterados, mas entretanto surgiram novas razões para sair à rua.

Sindicatos e Ministério da Educação estão desde setembro a negociar para tentar chegar a acordo quanto a novo modelo de recrutamento e colocação de professores. Na semana passada realizou-se a última reunião que terminou sem acordo, tendo os sindicatos já anunciado que irão pedir reuniões suplementares.

A nova proposta apresentada esta semana pelo Governo não convenceu os sindicatos que dizem manter algumas das “linhas vermelhas” que os docentes já tinham apontado, como é o caso da criação de Conselhos de Quadro de Zona Pedagógica (QZP).

Estes órgãos são compostos pelos diretores das escolas e têm a responsabilidade de distribuir o serviço, podendo atribuir a um professor turmas de dois agrupamentos.

O facto de os docentes vinculados em QZP terem de concorrer ao agrupamento do quadro a que pertencem e a outros três QZP adjacentes ou contíguos é outro dos motivos de discórdia.

Além do diploma, os professores exigem que a tutela defina um calendário para começar a discutir matérias como a recuperação do tempo de serviço congelado ou o fim das vagas e quotas de acesso ao 5.º e 7.º escalões.

Na quinta-feira, os docentes dos distritos de Coimbra para norte estiveram em greve e, na sexta-feira, foi a vez dos professores dos distritos de Leiria para sul.

As escolas tiveram de assegurar serviços mínimos, decretados pelo Tribunal Arbitral, que considerou que esta paralisação não podia ser vista de forma isolada, mas sim como “mais uma greve num somatório de greves que, no seu conjunto, ameaçam já pôr em causa o direito à educação”.

Para os sindicatos, o pedido de serviços mínimos veio aumentar as razões para protestar que hoje acontecem a partir das 15:30 em Lisboa e no Porto.

Os dois protestos arrancam do Rossio, em Lisboa, e da Praça do Marquês, no Porto, e têm como destinos a Assembleia da República, para quem está em Lisboa, e os Aliados, para quem está no Porto.

Os professores estão em greve desde dezembro, na altura com uma greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), que se mantém, em protesto contra a proposta do Governo para os concursos e colocação de professores.

Entretanto, a plataforma sindical, que não inclui o Stop, convocou uma greve que se realizou por distritos durante 18 dias, culminando com uma manifestação no dia 11 de fevereiro, que juntou em Lisboa mais de 100 mil pessoas, de acordo com as estimativas da Fenprof.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Publicado

em

Foto: INEM/DR

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do acidente resultou ainda num ferido grave, da mesma idade, avançou fonte do Comando Sub-regional do Ave.

O atropelamento ocorreu na variante nascente, no sentido Famalicão-Porto, em Gavião.

Após terem sofrido um despiste, do qual terão saído ilesos, os dois jovens estavam na berma da estrada a aguardar que o veículo fosse rebocado. Acabaram por ser atropelados por um outro automóvel “que se colocou em fuga e que ainda estará em fuga”, disse a mesma fonte.

O ferido grave foi transportado para o hospital de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Publicado

em

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar os seus medicamente, vão, a partir do próximo semestre, poder levantar o receituário numa farmácia.

A medida já foi testada em alguns pontos do país, mas será alargada a todo o país.

O acesso facilitado às terapêuticas abrange doentes oncológicos, pessoas infetadas com VIH, doentes da área da reumatologia e com doenças autoimunes. 

Segundo avança o Jornal de Notícias, as mudanças vão ocorrer no segundo semestre do ano. Do lado das farmácias, haverá formação qualificada para os profissionais tendo em conta a evolução nas terapêuticas.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos aplaude a decisão do Governo, que estima possa chegar a 200 mil doentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Santuário de Fátima celebra a descida do Espírito Santo aos Apóstolos este domingo

Publicado

em

O Santuário de Fátima celebra, este domingo, a descida do Espírito Santo aos Apóstolos de Jesus Cristo, a sua Mãe, Maria, e aos demais seguidores.

Sobre esta celebração, José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima, disse, “Domingo contemplaremos o Dom do Espírito Santo, Dom dado à Igreja, Dom dado pessoal e personalizadamente a cada um dos que acreditam em Jesus Cristo”.

Apontando ainda que “é no Espírito que somos, é pelo Espírito que somos. É ele que realiza em nós a Fé, a esperança e a caridade”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 5 horas

Ribeirão FC fez a festa da subida com o empate conquistado frente ao CD da Ponte

O Ribeirão FC ao empatar com CD da Ponte a uma bola sagrou-se campeão do pro nacional da AF de...

Desportohá 12 horas

Primeiro Ministro dá os parabéns ao Famalicão pela conquista da Taça de Portugal

António Costa, o Primeiro Ministro, felicitou o FC Famalicão pela conquista da Taça de Portugal em futebol feminino. Numa mensagem...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Chuva prevista até quinta-feira

As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A semana que hoje começa será marcada, em...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Está tudo a postos para a procissão em Honra do Divino Espirito Santo na Lagoa

Termina este domingo a Festa em Honra do Divino Espírito Santo, na freguesia de Lagoa, em Famalicão e os andores...

Desportohá 13 horas

“Isto é Famalicão”. A festa das meninas do FC Famalicão no Jamor

A Taça de Portugal em futebol feminino veio para Famalicão. A formação famalicense conquistou este sábado a primeira Taça de...

Desportohá 16 horas

Ribeirão FC pode sagrar-se hoje campeão do Pro-Nacional e subir aos Nacionais

O Ribeirão FC está a um passo de se sagrar campeão do Campeonato Pro-Nacional da AF Braga, e subir ao...

Bragahá 16 horas

José Malhoa, Quatro e Meia, Plutónio e mais animam o São João de Braga

O “mestre do cavaquinho” Júlio Pereira, os Quatro e Meia e o rapper Plutónio são alguns dos nomes da edição...

Mundohá 16 horas

Papa Francisco cancela agenda após ficar doente

O Papa Francisco ausentou-se de reuniões, esta sexta-feira, devido a uma febre, após um dia particularmente agitado, afirmou o Vaticano....

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Rusga de Joane apresenta hoje novo trabalho discográfico

Assinalando o Dia Nacional do Folclore Português, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane irá apresentar ao vivo o novo trabalho discográfico, intitulado “Donde Vens Maria?”. Neste duplo...

Famalicãohá 17 horas

Diogo Barros reeleito Porta-Voz da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão

A Humanamente, movimento promotor da Marcha do Orgulho famalicense, indicou Diogo Barros para a Porta-Voz da Comissão Organizadora da Marcha...

Arquivo

Mais Vistos