País
Papa Francisco regressa a Portugal para visitar Fátima em 2023

O papa Franscisco irá visitar em 2023 Fátima e Lisboa para as Jornadas Mundiais da Juventude, revelou hoje Marcelo Rebelo de Sousa durante a sua visita à Cidade do Vaticano.
Depois de uma audiência privada com o Papa, em Roma, o Presidente da República afirmou que debateu com este vários assuntos como a pacicação do médio oriente e sobre o impacto da pandemia na saúde e economia das populações.
Sublinhando a “grande forma física e psíquica” do Papa Francisco, Marcelo resumiu afirmando que “foi, como tinha sido há cinco anos, uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima – acrescentou logo – nas Jornadas Mundiais da Juventude”. concluiu.

Desporto
Nenhum jogador do Benfica nas escolhas de Fernando Santos para a Liga das Nações. Opiniões dividem-se nas redes sociais

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, anuncia hoje os eleitos para os quatro primeiros jogos na Liga das Nações A, num lote em que podem constar o central David Carmo e o avançado Ricardo Horta.
Para a verdadeira maratona de quatro jogos em 11 dias, a ‘abrir’ com Espanha, em Sevilha, no dia 02 de junho, seguindo-se Suíça (05) e República Checa (09), ambos no Estádio José Alvalade, e a fechar, novamente, os helvéticos, em Genebra (12), Portugal poderá contar com os dois estreantes, ambos do Sporting de Braga, em convocatórias AA, face às ausências, praticamente certas, de Nélson Semedo, Rúben Dias e João Félix.
Fernando Santos pode chamar, pela primeira vez, o central e o avançado, muito por culpa do destaque que tiveram nas últimas semanas. Horta foi distinguido como melhor avançado e jogador do mês de abril da I Liga, assim como o colega de equipa, mas este como melhor defesa.
Nas redes sociais, as opiniões obviamente estão divididas acerca do assunto:
i suddenly don’t hate fernando santos anymore https://t.co/brYND1Uxjc
— ً (@fcpszn) May 20, 2022
Fernando Santos não acerta uma. João Félix não foi convocado e Portugal vai jogar contra a Espanha… de Pedro Porro. https://t.co/p9DEMLv8XK
— Georgina Afonso (@Georginafonso14) May 20, 2022
Acerca da convocatória da seleção.
— Alegadamente Bonito (@ODuvidas) May 20, 2022
Nenhum jogador do Benfica.
Otávio e pepe na convocatória?
Ideal para não ver
🇵🇹 Ricardo Horta e David Carmo são as novidades na convocatória de Fernando Santos para a Liga das Nações! pic.twitter.com/OqFowgEVdS
— Betclic Portugal 🕊🇺🇦 (@BetclicPortugal) May 20, 2022
País
Idoso preso em mina de água. Bombeiros ponderam uso de retroescavadora

Um homem idoso encontra-se encurralado numa mina de água em Sever do Vouga, dede cerca das 12:00, avança a CM.
As forças de resgate destacadas para o local ponderam agora o uso de uma máquina retroescavadora.
(em atualização)
Economia
Gasolina aumenta 9 cêntimos e gasóleo fica 2 cêntimos mais barato na próxima segunda-feira

O preço da gasolina deverá aumentar cerca de 9 cêntimos na próxima segunda-feira, enquanto que o preço do gasóleo poderá baixar até 2 cêntimos, avança a imprensa nacional.
Antes de qualquer uma destas alterações, Portugal apresenta um preço médio do gasóleo, por litro, de 1,788 euros e de 1,961 euros no que toca à gasolina 95.
País
Bebé de 2 anos queimado gravemente com água a ferver em Vieira do Minho

Um bebé com cerca de dois anos sofreu hoje queimaduras graves ao ser atingido por água a ferver de uma chaleira, em Vieira do Minho, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.
Segundo a fonte, o alerta foi dado pelas 09:39, tendo o acidente ocorrido em casa, na freguesia de Eira Vedra, “em circunstâncias ainda por apurar”.
O bebé sofreu queimaduras em várias partes do corpo.
Foi transportado pelos bombeiros para o Hospital de Braga, com acompanhamento por parte de uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).
País
Associação dos Restaurantes quer o retorno do uso de máscara obrigatório

PRO.VAR – Associação Nacional de Restaurantes quer restaurar o uso obrigatório de máscaras dentro de restaurantes para clientes e trabalhadores.
Numa declaração, a associação citou as declarações feitas pelo director de emergências médicas internas do Hospital S. João, Nélson Pereira, quando afirmou que a “situação é grave” e que chegam “às 08:00 de cada dia sem vaga no hospital”.
“PRO.VAR entende que este é o momento para a devolução das máscaras dentro dos estabelecimentos”, lê o comunicado de imprensa.
“Estamos preocupados, pois os restaurantes sempre deram prioridade à segurança e queremos manter a confiança elevada”. Por outro lado, os trabalhadores do sector da restauração estão muito expostos a um grande movimento de pessoas, por essa razão defendemos o regresso ao uso obrigatório de máscaras para clientes e trabalhadores”.
Desporto
Rali de Portugal: Competição ‘a sério’ começa hoje com oito especiais

A verdadeira competição na 55.ª edição do Rali de Portugal arranca hoje com a disputa de oito troços especiais, desenhados na zona centro do país, terminando o dia com a superespecial de Lousada.
O finlandês Harri Rovanperä (Toyota Yaris), líder do campeonato, é o primeiro piloto a partir para a estrada, a partir das 8:08, para o troço de 12,3 quilómetros na Lousã, apesar de o mais rápido na superespecial de Coimbra, na quinta-feira, ter sido o belga Thierry Neuville (Hyundai i20).
Seguem-se os 19,33 quilómetros de Góis, às 9:08, e os 18,72 de Arganil, às 10:08, antes da paragem para a assistência.
A parte da tarde prevê nova passagem pelos três troços da manhã antes da especial de Mortágua, com 18,15 quilómetros, a partir das 16:05.
O dia termina às 19:03 com a superespecial de Lousada, antes de os concorrentes se dirigirem ao parque de assistência na Exponor, centro nevrálgico da prova.
Ao todo são 121,67 quilómetros feitos ao cronómetro.
O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) venceu a edição de 2021 do Rali de Portugal, que tem como recordistas de triunfos o finlandês Markku Alén (1975, 1977, 1978, 1981 e 1987) e o francês Sébastien Ogier (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017).
Além de integrar a edição comemorativa dos 50 anos do WRC, o Rali, que volta a ter na Exponor, em Matosinhos, o parque de assistência, integra o calendário do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), numa competição para os pilotos lusos encurtada até ao final desta sexta-feira.
País
Rússia ameaça fechar a “torneira” dos cereais aos países ocidentais

O ex-Presidente russo Dmitri Medvedev declarou esta sexta-feira que a Rússia vai cortar a exportação de cereais para proteção do próprio mercado, afirmando que a “potencial” crise alimentar a nível global é provocada pelas “sanções ocidentais”.
“Os países importadores do nosso trigo e outros alimentos vão ficar muito mal sem os abastecimentos da Rússia. Nos campos europeus, sem os nossos fertilizantes vai crescer apenas erva daninha. Pois, temos pena. Eles é que têm a culpa”, escreveu o vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, na rede social VKontakte.
Medvedev, chefe de Estado russo entre 2008 e 2012, indicou que perante a situação o “Ocidente” deveria renunciar à política de sanções que considerou “infernais”.
“Fica demonstrado mais uma vez que estas sanções infernais não valem um centavo quando se trata de assuntos vitais, como os abastecimentos de hidrocarbonetos destinados ao aquecimento das casas e de comida para alimentar as pessoas”, disse.
Segundo o vice-presidente do Conselho de Segurança russo, a Rússia está disposta a cumprir plenamente os compromissos, mas acrescentou que “precisa do apoio do ‘Ocidente’”.
“Caso contrário não é lógico: por um lado impõem-nos sanções demenciais e por outro lado exigem-nos o abastecimento de alimentos. Isto não pode ser. Não somos idiotas. Insisto: não vai haver abastecimento ao exterior em detrimento do nosso mercado”, afirmou.
País
Lacerda Sales diz que varíola dos macacos “é uma doença de comportamentos de risco”

O secretário de Estado Adjunto da Saúde afirmou esta quinta-feira, no Porto, que o vírus Monkeypox é “uma doença de comportamentos de risco” e não de “grupos de risco”, e que os casos confirmados em Portugal “estão todos estáveis”. Em declarações à margem do 1.º Encontro de Investigação Clínica, que decorreu na Reitoria da Universidade do Porto, António Lacerda Sales afirmou que o vírus Monkeypox “não é uma doença de grupos de risco”, mas sim “uma doença de comportamentos de risco”, à qual todos estão sujeitos.
O governante confirmou que os 14 casos da doença causada pelo vírus Monkeypox identificados até agora em Portugal “estão todos estáveis” e a serem seguidos. “É uma doença autolimitada, ou seja, não tem ainda um tratamento específico”, explicou o secretário de Estado, acrescentando que está a ser feita a monitorização “através da sequenciação e através do seguimento destes doentes”. O governante admitiu que se sabe ainda muito pouco acerca da doença e que é uma matéria que está em estudo.
O vírus Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.
A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos. Esta é a primeira vez que é detetada em Portugal infeção pelo vírus Monkeypox. Em 2003 foram reportados nos Estados Unidos da América algumas dezenas de casos. Também o Reino Unido reportou, recentemente, casos semelhantes de lesões ulcerativas, com a confirmação de infeção por vírus Monkeypox.
A Direção Geral de Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) mantêm-se a acompanhar a situação a nível nacional e em articulação com as instituições europeias.
País
Portugal vai ajudar a Polónia com 50 milhões de euros

Portugal estará disposto a apoiar a Polónia com 50 milhões de euros para o acolhimento de refugiados ucranianos, disse, esta sexta-feira, António Costa, que se encontra numa visita à Varsóvia, capital do país.
Este valor será encaminhado para o apoio à construção de casas, e à compra de bens essências como roupa e alimentos.
Esta decisão chega no seguimento da política de Portugal de apoio aos refugiados e do compromisso da UE em assegurar as condições de “quem foge da guerra” de acordo com o primeiro-ministro.
País
Graça Freitas recomenda o uso de máscara perante aumento de casos de covid-19

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, recomendou, esta quinta-feira, o uso das máscaras, devido ao número crescente de casos de covid-19 registados recentemente.
Mas especificamente, a diretora-geral afirma que apesar de já não ser obrigatória, a máscara continua a ser recomendada como proteção e exemplifica dizendo que “tenho à minha volta pessoas que testaram positivo recentemente e tenho usado máscara. Nunca testei positivo, e vou continuar a utilizar por prudência enquanto os números estiverem com esta dimensão”.
Sem ter apelado ao uso generalizado, Graça Freitas sublinhou que “nesta fase, uma recomendação é suficiente”.
Tudo isto acontece após o Hospital de São João no Porto e o Hospital de Santa Maria em Lisboa terem recentemente batido os seus recordes de pessoas atingidas na urgências desde o início da pandemia.