País
Luto. “O Cesário era uma pessoa de sorriso fácil e iluminador, pessoa de vontades e lutas, pessoa única e transformadora”

“O Cesário deu o seu tempo e a sua alma à nossa Casa, vivendo a Académica como poucos a viveram e manifestando-se na defesa dos estudantes como poucos o fizeram”, refere um comunicado, enviado hoje à agência Lusa.
A nota, refere que, “neste momento difícil para todos, em que as palavras faltam e nenhum abraço acalma, a AAC endereça à sua família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências, decretando luto académico sem término apontado”.
A Comissão da Queima das Fitas também lamentou hoje, em comunicado, o desaparecimento de Cesário Silva, “pessoa de sorriso fácil e iluminador, pessoa de vontades e lutas, pessoa única e transformadora que marcou cada um de nós de uma forma única e especial”.
“Um momento muito triste para a Academia que não mais voltará a ser a mesma”, sublinha a nota, acrescentando que os estudantes ficam “mais pobres: pobres de ideias, pobres de vida e pobres de espírito”.
Lançando um “F-R-A” fraterno ao presidente Cesário Silva, que “tornou a Académica única”, a comissão apresenta as suas condolências à família e aos estudantes.
Cesário Silva, 24 anos, estudante de Engenharia Informática, morreu na sequência de um choque frontal entre duas viaturas ligeiras, ocorrido durante a tarde na estrada nacional 224, no concelho de Oliveira de Azeméis.
Cesário Silva tinha tomado posse em dezembro passado como presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Coimbra lamentou “profundamente a morte prematura” de Cesário Silva, sublinhando que é uma “dolorosa perda” para a cidade.
Estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Cesário Silva “esteve desde cedo ligado ao associativismo, tendo sido presidente do Núcleo de Estudantes de Informática e ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra”, referiu a câmara municipal.

País
Portugal continua a ser um dos países mais pacíficos do mundo com o contributo das suas forças de segurança

O Ministro da Administração Interna reafirmou que Portugal está entre os países mais pacíficos do mundo, destacando a “contribuição decisiva” das forças de segurança para este resultado.
“As forças de segurança deram uma contribuição decisiva para Portugal continuar entre os países mais pacíficos do mundo. A segurança é um fator de coesão e um fator de desenvolvimento social, econômico e de prestígio do Estado português”, disse José Luís Carneiro.
O oficial também deixou uma palavra de “agradecimento e gratidão” aos oficiais da GNR que servem o país, garantindo aos cidadãos “seus direitos e liberdades”.
“Hoje temos um investimento muito claro e objetivo na melhoria das condições de trabalho. O investimento planeado para 2026 é de 607 milhões de euros, que começou em 2022”, disse.
O Ministro da Administração Interna também destacou que este investimento de 607 milhões de euros até 2026 vem após o investimento realizado entre 2017 e 2022, de 340 milhões de euros.
“Isso significa que entre 2017 e 2026, espera-se um investimento próximo de um bilhão de euros na melhoria da infraestrutura, modernização do equipamento e, particularmente, nas condições de proteção para o exercício digno da atividade”, afirmou.
País
Gasolina aumenta 3 cêntimos a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis mais usados vão seguir tendências diferentes a partir de segunda-feira, com o aumento de 3 cêntimos na gasolina 95 e com um decréscimo de 1 cêntimo para o gasóleo, de acordo com a imprensa nacional.
Antes que se verifiquem estas previsões, o litro de gasolina 95 custa atualmente uma média de 1,669 euros, enquanto que o de gasóleo está situado nos 1,506 euros.
Desporto
Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para o Campeonato Mundial de Natação em Fukuoka. O atleta do Benfica registou o melhor tempo nas eliminatórias, com 21,87 segundos, ultrapassando o anterior recorde português estabelecido por Miguel Nascimento em Oeiras, a 30 de setembro de 2022.
O segundo melhor tempo foi conseguido pelo ucraniano Andrii Govorov, que representa o Vitória SC, com 21,98 segundos, marca que também lhe garante a obtenção dos mínimos para o Mundial.
Miguel Nascimento (Benfica) alcançou o terceiro melhor tempo nas eliminatórias (21,99 segundos), ficando a apenas três centésimos de segundo dos mínimos olímpicos, o que lhe permite garantir a participação no Mundial de Fukuoka.
O quarto melhor registo foi alcançado por Miguel Marques (Benfica), com 22,70 segundos, marca que garante a sua presença no Campeonato Europeu de Juniores.
Estes resultados nas eliminatórias aumentam as expectativas para a final dos 50 metros livres, que se realiza hoje a partir das 17h00.
Na primeira sessão do primeiro dia do evento, Gonçalo Azevedo (CN Maia) bateu o recorde nacional dos 50 metros costas na categoria de juvenis A. O nadador da Maia concluiu a prova em 27,58 segundos, superando o anterior recorde de 27,60 segundos, estabelecido por Rodrigo Rodrigues (SCE) em Coimbra, a 10 de julho de 2022.
-
Famalicãohá 1 semana
Advogado da autarca de Famalicão e Calendário fala de acusação injusta e acredita na absolvição
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão aprova Unidade de Execução do Pelhe que contempla a nova USF de S. Miguel o Anjo e um parque radical
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Escola Nuno Simões celebrou 25 anos ao serviço da educação e da inclusão
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Padre de Ribeirão celebrou 50 anos ao serviço da Igreja