Siga-nos nas redes

País

Professores iniciam esta quarta-feira greves ao último tempo de aulas

Publicado

em

Professores iniciam hoje uma greve ao último tempo de aulas, depois de a paralisação convocada pela plataforma de nove organizações sindicais, prevista para arrancar na segunda-feira, ter sido adiada.

A greve parcial, contra o novo regime de recrutamento e pela recuperação de todo o tempo de serviço, estava inicialmente prevista para começar na segunda-feira, mas foi adiada após o Governo ter exigido que o pré-aviso fosse entregue com 10 dias de antecedência e não cinco dias úteis, considerando ilegais os dois primeiros dias, 27 e 28.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Além da greve ao último tempo letivo de cada docente, arrancam também greves ao serviço extraordinário, ao sobretrabalho e à componente não letiva, sem impacto nas aulas dos alunos.

“Ações de luta não vão faltar para podermos pressionar o Governo a resolver problemas que estão a massacrar uma profissão em que há cada vez menos gente”, tinha avisado o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) no dia em que a plataforma informal anunciou um novo conjunto de greves.

Na segunda-feira, a plataforma informou também que iria apresentar queixa junto da Procuradoria-Geral da República pelo que consideraram ser uma “manifestação de abuso de poder”, uma vez que entendem não existir qualquer ilegalidade, argumentando que a greve “não incide sobre atividades que a lei identifica como passíveis de ter serviços mínimos”.

A partir do próximo mês, repetem-se as greves por distritos, que começam em 17 de abril e terminam em 12 de maio, estando ainda previstas uma greve nacional e manifestação em 06 de junho e uma greve às avaliações de final de ano.

Os docentes contestam, por um lado, o novo regime de gestão e recrutamento de professores, aprovado há cerca de duas semanas, depois de ter estado a ser negociado entre o Ministério da Educação e os sindicatos do setor durante mais de cinco meses, sem que chegassem a um acordo.

No diploma, permaneceram medidas que os representantes dos docentes tinham classificado como “linhas vermelhas”, designadamente a possibilidade de professores com horário incompleto darem aulas em duas escolas e a criação de conselhos de zona pedagógica, constituídos por diretores escolares, para fazer a gestão dos horários.

A principal reivindicação é, no entanto, a recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado (seis anos, seis meses e 23 dias) de que as organizações sindicais dizem não abdicar.

Sobre esse tema, o Governo apresentou na semana passada algumas propostas com o objetivo de corrigir assimetrias decorrentes do período de congelamento, com efeitos na progressão na carreira dos docentes mais afetados, mas que também mereceram nota negativa.

Além da recuperação do tempo de serviço, exigem a eliminação das quotas na avaliação e vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões da carreira docente, a alteração do regime de Mobilidade por Doença, a redução da burocracia nas escolas, um regime especial de aposentação e a regularização dos horários de trabalho.

Atualmente, está a decorrer uma outra paralisação, convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação, que se prolonga desde dezembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 11 horas

Riba d’Ave HC homenageia Sr. Francisco Machado que dedicou mais de 20 anos ao serviço do clube

Esta 24.ª jornada do Campeonato Nacional hóquei em patins foi marcada por um momento de homenagem por parte do Riba...

Desportohá 12 horas

Famalicenses da Jing-She conquistam medalhas de ouro e prata no 7º Torneio Internacional de Wushu da Maia

Os atletas da Jing-She – Associação Desportiva Escola de Wushu de Famalicão participaram em mais uma competição, no último sábado,...

Economiahá 13 horas

Latas de atum mais caras 30% desde o início do ano

O preço do cabaz dos 63 produtos alimentares considerados essenciais baixou 1,07 euros entre 10 e 17 de abril, passando...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Simão Lopes sagra-se Vice-Campeão distrital de Patinagem Livre

O atleta Simão Lopes da Academia PatinAve de Famalicão esteve em destaque, este domingo, com a sua performance no Campeonato...

Bragahá 14 horas

Homem detido em Fafe após provocar incêndio com queimada descontrolada

O Comando Territorial da GNR de Braga informou hoje que militares do posto de Fafe detiveram um homem, de 40...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem de 26 anos detido com ecstasy e haxixe

Um homem de 26 anos foi detido pela PSP em Famalicão, este domingo, no decurso de um policiamento auto por...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: PSP detém homem suspeito de furtos em garagens

Elementos da PSP de Famalicão levaram a cabo a detenção de um homem de 48 anos, na sequência de diversos...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Augusto Araújo do Active Running conquista medalha de prata na Corrida da Liberdade 2024

Os atletas do coletivo Active Running de Famalicão estiveram, este fim de semana, em competição na Corrida da Liberdade 2024,...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Bruna Silva do FAC sagra-se Campeã Distrital em Seniores

O núcleo de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, este fim de semana, no Campeonato Distrital de Patinagem...

Famalicãohá 19 horas

Funeral do jornalista Pedro Cruz realiza-se esta segunda-feira na Póvoa de Varzim

Realiza-se esta segunda-feira o funeral de Pedro Cruz jornalista que faleceu este domingo, aos 53 anos, após uma prolongada batalha...

Arquivo

Mais Vistos