Desporto
Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para o Campeonato Mundial de Natação em Fukuoka. O atleta do Benfica registou o melhor tempo nas eliminatórias, com 21,87 segundos, ultrapassando o anterior recorde português estabelecido por Miguel Nascimento em Oeiras, a 30 de setembro de 2022.
O segundo melhor tempo foi conseguido pelo ucraniano Andrii Govorov, que representa o Vitória SC, com 21,98 segundos, marca que também lhe garante a obtenção dos mínimos para o Mundial.
Miguel Nascimento (Benfica) alcançou o terceiro melhor tempo nas eliminatórias (21,99 segundos), ficando a apenas três centésimos de segundo dos mínimos olímpicos, o que lhe permite garantir a participação no Mundial de Fukuoka.
O quarto melhor registo foi alcançado por Miguel Marques (Benfica), com 22,70 segundos, marca que garante a sua presença no Campeonato Europeu de Juniores.
Estes resultados nas eliminatórias aumentam as expectativas para a final dos 50 metros livres, que se realiza hoje a partir das 17h00.
Na primeira sessão do primeiro dia do evento, Gonçalo Azevedo (CN Maia) bateu o recorde nacional dos 50 metros costas na categoria de juvenis A. O nadador da Maia concluiu a prova em 27,58 segundos, superando o anterior recorde de 27,60 segundos, estabelecido por Rodrigo Rodrigues (SCE) em Coimbra, a 10 de julho de 2022.

Desporto
BTT: José Simões e Raquel Cunha repetem triunfo no Concelhio de Resistência BTT
Os betetistas José Simões, do Grupo CCR – Ap Motors e Raquel Cunha, da União Ciclista de Vila Nova de Famalicão, seguem na frente do Campeonato Concelhio 3 Horas de Resistência BTT.
Avidos recebeu a 4.ª prova, da 3.ª edição da competição.
O campeonato termina em outubro em Joane. A próxima prova está marcada para o mês de julho.
Desporto
Centenas de atletas participam na festa da da candidatura de “Famalicão a Cidade Europeia do Desporto este domingo

Este domingo, 4 de junho, várias centenas de atletas das 200 associações desportivas do concelho famalicense, representativas de 78 modalidades, unem-se à festa que marcará a apresentação da candidatura de “Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025”.
O evento terá lugar às 15h30, na Praça da Cidadania, à entrada do Parque da Devesa junto à Estação Rodoviária, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e do presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos.
A tarde será um momento de celebração para o desporto famalicense, com a apresentação da política desportiva do município famalicense e da sua candidatura ao título de Cidade Europeia do Desporto.
“Somos uma cidade verdadeiramente desportiva. Em Famalicão, o desporto é sinónimo de multiplicidade, competição, lazer, integração, saúde, qualidade de vida e igualdade. Apresentamos a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto cientes do pleno reconhecimento em obter tal distinção”, refere a propósito Mário Passos.
Desporto
Carros clássicos do Rally Spirit passam em Famalicão este sábado

Vão passar em Famalicão, este sábado, após as 15:32, os nostálgicos carros dos rallies de outras décadas, na edição 2023, do Rally Spirit.
Inserida no segmento da prova SS8 – Barcelos Sul, a passagem por Famalicão ficará limitada às imediações da Câmara Municipal de Famalicão, local para onde está marcado um “controlo de passagem”, antecedendo um trajeto para Santo Tirso e depois cidade do Porto, onde terminará a etapa deste dia.
Este, será um espetáculo para os amantes dos super carros do Grupo B, dos anos 80, que poderão contar com uma demonstração de destreza e velocidade, protagonizado pelos mesmos veículos que fizeram sonhar toda uma geração, em algumas das mais míticas provas de rally mundial.
Programa:

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão, Guimarães e Braga vão avançar com implementação de videovigilância nas ruas
-
Paíshá 1 semana
Santuário de Fátima celebra a descida do Espírito Santo aos Apóstolos este domingo
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Associação Engenho celebrou 29 anos
-
Famalicãohá 5 dias
Presidentes de Famalicão Trofa e Maia satisfeitos com concurso para nova ponte sobre Ave