Siga-nos nas redes

País

Crianças com gripe enchem as urgências dos hospitais nos últimos dias. Médicos fazem apelo aos pais

Publicado

em

A afluência às urgências pediátricas do Porto sofreu, nas últimas semanas, um “forte impacto”, disseram hoje os responsáveis dos dois principais hospitais da cidade, que, além de uma reflexão sobre o modelo de acesso, pedem mais precaução aos pais.

“Tivemos, nas últimas semanas, um grande incremento do vírus Influenza que é responsável pela gripe. O vírus responsável pela covid-19 está numa percentagem baixa, mas continua a circular. Em alguns dias estamos a falar [de uma afluência] de quase mais 100 crianças por dia”, disse o diretor da Urgência e Medicina Intensiva Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Ruben Rocha.

Também o diretor do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), Caldas Afonso, contou que esta estrutura, que pertence ao Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), só na segunda-feira acolheu o dobro de crianças na urgência face a períodos homólogos anteriores.

Nesse dia, o CMIN acolheu entre 145 a 150 crianças, um número que corresponde ao “dobro da média anual”, disse o diretor, para quem esta afluência “atípica para o mês março” só encontra paralelo nos meses de janeiro e fevereiro do período pré-covid-19.

Já o Hospital de São João atendeu 368 crianças no mesmo dia, quando num dia comum de inverno pré-pandémico o habitual seriam 260 a 280.

Os especialistas falam da pressão do vírus Influenza que causa infeções respiratórias virais e sintomas de febre, coriza (corrimento nasal), tosse, cefaleia e mal-estar e que, entre outras doenças, está associada à gripe A, e ambos aproveitam para deixar alertas e pedidos aos pais.

“É normal que tenhamos aumento nesta época do ano que é quando as medidas [de restrição associadas à pandemia da covid-19] se abriram e o contacto social também. É importante que se não se abandone de imediato as medidas de proteção e que se aproveite o que de bom a pandemia ensinou”, referiu Caldas Afonso.

O diretor do CMIN analisou que “crianças que nos dois anos da pandemia estiveram em casa não foram sujeitas ao estímulo imunológico do quotidiano”, logo estavam “virgens de contacto com determinados vírus”, mas agora começaram a frequentar os infantários e creches onde partilham brinquedos.

O CMIN fez alterações aos circuitos para reduzir o tempo de espera e os contactos, bem como decidiu alargar o serviço domiciliário para reduzir o recurso ao internamento.

Já Ruben Rocha, do São João, além de um apelo à manutenção da etiqueta respiratória, sublinhou que a urgência é “o último recurso”, e que nesse serviço circulam vários vírus de várias naturezas, bem como toda a situação grave da região Norte.

“Uma medida importante é quando pais têm as crianças doentes – e claro têm que resolver a sua situação, estando fora de questão não terem resposta – passem numa primeira fase pelo contacto com o SNS24 ou os cuidados de saúde primários, sem recorrer de imediato à urgência”, concluiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

Publicado

em

Por

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança este sábado o Jornal de Notícias.

Para o ano letivo 2022/2023, alunos e professores regressam ao formato anterior à pandemia: as aulas arrancam no máximo a 16 de setembro, o Carnaval volta a ter três dias de interrupção, o regresso após o Natal é na primeira semana de janeiro e na Páscoa há duas semanas de paragem.

Segundo o JN O projeto de despacho do Ministério da Educação para os anos escolares de 2022/2023 e de 2023/2024 ainda está em discussão com as estruturas sindicais e outras ligadas ao setor da Educação, mas deverá sofrer poucas ou nenhuma alteração até à versão final.

Recorde-se que no ano letivo que agora está a terminar, as férias de Natal foram prolongadas pela primeira semana de janeiro, o que serviu para vacinar as crianças. Esta semana adicional de paragem foi compensada pela subtração de uma semana de férias na Páscoa, que acabou por ter só cinco dias úteis de interrupção.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: maiores de 80 anos já podem receber 2ª dose de reforço em casa aberta

Publicado

em

Por

As pessoas com 80 ou mais anos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na modalidade de “Casa aberta”, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A modalidade casa aberta passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 80 ou mais anos que cumpram os critérios de elegibilidade para receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19”, adiantou a DGS em comunicado.

Segundo a mesma fonte, até ao momento, já foram vacinadas com a segunda dose de reforço cerca de 380 mil pessoas acima dos 80 anos, assim como os residentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI).

A administração deste novo reforço de imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, que se iniciou em 16 de maio, abrange os residentes dos lares de idosos e as pessoas com 80 ou mais anos, que até agora têm sido convocadas por agendamento local, através de mensagem SMS ou chamada telefónica, e por agendamento central.

De acordo com a DGS, a população elegível para receber a segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Casal de 22 e 17 anos apanhado a roubar gasóleo em Ponte de Lima

Publicado

em

Por

Um casal foi detido na madrugada desta sexta-feira, pela GNR de Ponte de Lima, por furto de gasóleo, depois de terem sido avistados, em flagrante, pelo sistema de vídeo vigilância da empresa vítima desta ocorrência.

De acordo com a GNR, o casal, de 17 e 22 anos, foi surpreendido no momento em que furtava gasóleo de uma máquina industrial, numa pedreira,.

Consigo tinham duas mangueiras, três jerricãs com capacidade para 20 litros cada e um taco de baseball.

Apesar de não ser a primeira vez que foram detectados na pedreira, foram constituídos arguidos e libertado, de acordo com a CM.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Seleção Nacional desce para 9.º lugar no ‘ranking’ da FIFA

Publicado

em

Por

A seleção portuguesa de futebol foi ultrapassada pelos Países Baixos no ranking da FIFA, caindo para o nono lugar na lista divulgada hoje e que continua a ser liderada pelo Brasil.

O desempenho nos quatro jogos da Liga das Nações, em que venceu Suíça (4-0) e República Checa (2-0), empatou com Espanha (1-1) e perdeu o segundo encontro com os helvéticos (1-0), fez a equipa liderada pelo selecionador Fernando Santos descer um lugar na hierarquia mundial.

O Brasil manteve-se no topo da classificação, seguido da Bélgica, mas com um novo acompanhante no pódio, a rival Argentina, que ascendeu à terceira posição, relegando a França, campeã do mundo em título, para o quarto posto.

A Inglaterra permanece no quinto lugar, agora à frente da Espanha, cujo desempenho no grupo que integra também Portugal na Liga das Nações lhe permitiu ultrapassar a Itália, atual campeã europeia.

Portugal também foi superado pelos Países Baixos, enquanto a Dinamarca foi a única entrada nova no ‘top 10’, depois de ter sido relegada pelo México para a 11.ª posição no ranking anterior, devolvendo a ‘gentileza’ aos mexicanos, que eram nonos posicionados e foram igualmente ultrapassados pelos neerlandeses.

Dos adversários de Portugal no Grupo H do Mundial2022, apenas a classificação da Coreia do Sul, orientada pelo treinador português Paulo Bento, sofreu alterações, subindo um posto, para 28.º, ao passo que o Uruguai se manteve em 13.º e o Gana em 60.º.

Entre as outras seleções lideradas por técnicos portugueses, a Nigéria, que confirmou recentemente José Peseiro como selecionador, caiu para 31.ª, o Bahrain, treinado por Hélio Sousa, subiu para 85.º, e o Togo, orientado por Paulo Duarte, desceu para 127.º.

Em relação aos países africanos de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua a ser a única seleção no ‘top-100’, no 72.º lugar, seguida da Guiné-Bissau (115.ª), Moçambique (118.º), Angola (122.º) e São Tomé e Príncipe (187.º). Macau permanece em 182.º e Timor-Leste desceu para 199.º.

– Ranking da FIFA:

1. (1) Brasil, 1.837,56 pontos.

2. (2) Bélgica, 1.821,92.

3. (4) Argentina, 1.770,65.

4. (3) França, 1.764,85.

5. (5) Inglaterra, 1.737,46.

6. (7) Espanha, 1.716,93.

7. (6) Itália, 1.713,86.

8. (10) Países Baixos, 1.679,41.

9. (8) PORTUGAL, 1.678,65.

10. (11) Dinamarca, 1.665,47.

(…)

72. (71) Cabo Verde, 1.332,96.

115. (115) Guiné-Bissau, 1.165,78.

118. (119) Moçambique, 1.160,55.

122. (126) Angola, 1.145,26.

182. (182) Macau, 922,1.

187. (183) São Tomé e Príncipe, 908,18.

199. (198) Timor-Leste, 861,43.

RPC // MO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mulher que não era vista há mais de 15 dias encontrada morta morta em Caminha

Publicado

em

Por

Uma mulher de 69 anos que não era vista há mais de 15 dias em Azevedo, Caminha, foi esta sexta-feira encontrada morta no anexo onde vivia, após o alerta dado às autoridades pelos serviços municipais, disse o presidente da câmara.

Miguel Alves explicou que uma funcionária da autarquia que reside na aldeia de Azevedo informou esta sexta-feira os serviços de ação social da autarquia dos esforços que tinha desenvolvido para encontrar a mulher, mas sem sucesso.

A funcionária municipal “também questionou outras pessoas da freguesia para saber do paradeiro da mulher, tema que já era motivo de conversa na aldeia”.

“Após o alerta da colega, a técnica de ação social da câmara tentou contactar a senhora, ligou ao centro de saúde e à União de Freguesias de Venade e Azevedo, mas não conseguiu informações. Foi acionada a GNR, que acabou por encontrar a idosa, sem vida, no interior do anexo onde vivia”, explicou o autarca socialista.

Miguel Alves adiantou que “a mulher, solteira, não era acompanhada pelos serviços de ação social da câmara por recusar apoio”.

“No passado chegou a ter apoio do Estado, através do Rendimento Social de Inserção, e da Câmara Municipal, que garantia alimentação e habitação. Ultimamente, não havia nenhum processo aberto para acompanhamento porque a senhora vivia num anexo e recusava o apoio que a câmara poderia dar em diversos níveis, nomeadamente, habitacional”, frisou.

“Só hoje, através dos contactos efetuados pelos serviços de ação social, é que se ficou a saber que, na aldeia, as pessoas já não viam a senhora, umas há mais de 15 dias, outras há mais de um mês”.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo revelou que o pedido de abertura de porta foi feito cerca das 10h20, para o Lugar da Igreja, na freguesia de Azevedo, sendo que o corpo “não apresentava sinais de crime”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Bode sequestrado 2 vezes em 2 meses. Ladrões pediram 100 euros para resgate

Publicado

em

Por

Um bode de 10 meses chamado Romeu foi sequestrado pela segunda vez, em carca de 2 meses, em Penacova, num caso insólito de abuso de animais.

Depois de ter sido levado por desconhecidos, pela primeira vez, no dia 01 de abril deste ano, um perfil falso contactou os donos do animal no Instagram pedindo o pagamento de 100 euros para a devolução de Romeu, caso contrário o bode seria morto, avança o Penacova Atual.

A família de Romeu, acabou por aceitar pagar o preço do resgate pelo animal, que encontraram amarrado no meio de um campo de futebol de uma aldeia de Penacova, ali deixado pelos seus sequestradores, magro, com sinais de maus tratos e com um aspecto assustado.

Apesar de terem recuperado o bode, os seus donos não deixaram qualquer dinheiro no local, facto que foi notado pelos criminosos, que acabaram por mencionar através do mesmo perfil falso criado na rede social.

Na noite do dia 11 de junho a propriedade desta família voltou a ser invadida e o bode voltou a desaparecer.

As autoridades investigam agora o caso, não havendo quaisquer indicações da localização do animal ou do desejo de o devolver.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Homem de 35 anos morre após queda em ravina na Afurada em Gaia

Publicado

em

Por

Um homem de 35 anos morreu, na tarde desta sexta-feira, na zona da Afurada, em Gaia, depois de ter caído numa ravina, com cerca de oito metros, rodeada por mato , na Rua da Praia, nas traseiras de uma pequena capela, avança o JN.

Depois de uma chamada telefónica, efetuada por um desconhecido, que alertava para tal, os Bombeiros Sapadores de Gaia acabaram por encontrar o corpo do homem, sozinho.

O óbito foi declarado no local.

O alerta foi registado às 11:24.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Auchan promove hábitos alimentares mais saudáveis para as crianças com “Lanches Power Up”

Publicado

em

Por

A Auchan acaba de lançar a campanha Lanches PowerUp, uma iniciativa que visa promover hábitos alimentares mais saudáveis junto dos mais pequenos. A ação está presente nas 35 lojas da insígnia e em auchan.pt e pretende habilitar pais e cuidadores com informação que ensine as crianças a prepararem lanches que lhes garantam força, energia e proteção para as atividades do dia-a-dia, como estudar, treinar e brincar.

Os Lanches PowerUp são constituídos por três categorias de alimentos: uma do grupo dos lácteos, para dar força, uma do grupo dos cereais, para conceder energia, e uma do grupo das frutas e verduras, para assegurar proteção.

Para materializar esta ação, as lojas Auchan vão contar com expositores com esta informação, bem como sinalética alusiva à campanha espalhada pelo ponto de venda, que vão ajudar os mais pequenos a encontrar os vários alimentos para comporem os seus lanches saudáveis. Para transportar estas refeições, a Auchan disponibiliza ainda a sacola Lanches PowerUp, produzida em Portugal.

“Na qualidade de militante do bom, são e local, a Auchan procura habilitar os consumidores com informação que os ajude a fazerem escolhas mais informadas e, consequentemente, mais saudáveis. Sabemos que a ingestão de lanches completos equilibrados e variados é fundamental para que as crianças consigam ingerir as doses diárias de nutrientes cruciais para o crescimento, o bom desenvolvimento e manutenção dos níveis de energia e concentração, mas também para evitar o consumo de alimentos menos saudáveis com efeitos nocivos para a saúde. Com esta campanha, que dá continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver no combate à obesidade, queremos ajudar pais e cuidadores a ensinar os mais pequenos a comporem lanches saudáveis e a fazerem escolhas que vão ajudá-los a conseguir ter mais ‘power’ para estudar, treinar e brincar”, sublinha Filipa Almeida Azevedo, nutricionista da Auchan Retail Portugal.

Em Portugal, uma em cada três crianças tem excesso de peso e 15% sofre de obesidade. O problema começa desde cedo: 55% das crianças entre os três e os seis anos não ingere a quantidade diária recomendada de fruta e legumes, 52% tem uma elevado consumo de bebidas açucaradas e 10% consome diariamente sobremesas e doces. Regista-se, ainda, um elevado consumo de snacks doces e salgados (bolos, guloseimas, batatas-fritas de pacote, pipocas), que corresponde a 5% do total de alimentos ingeridos.

Recorde-se em que, em 2021, a Auchan associou-se à escola de dança Jazzy Dance Studios para lançar o projeto MOOVeat, Movimento & Diversão, com o objetivo combater o sedentarismo infantil e promover uma alimentação mais saudável e divertida, através do desenvolvimento e disponibilização de vídeos com coreografias para as crianças replicarem.

Mais recentemente, o conceito Auchan Live tem também sido palco de vários workshops, entre eles, de refeições práticas e saudáveis. Os próximos estão já agendados para o mês de julho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Portugal totaliza já 348 casos de infeção por varíola dos macacos

Publicado

em

Por

A autoridade de saúde confirmaram hoje mais 20 casos de infecção com o vírus da varíola macaco em Portugal, totalizando até agora 348 casos de infeções.

Segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS), todas as infecções confirmadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) ocorrem em homens com idades compreendidas entre os 19 e 61 anos, sendo a maioria com menos de 40 anos de idade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo desce 3 cêntimos e gasolina diminui 2,5 cêntimos já na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Depois de algumas semanas em subida, o preço dos combustíveis deverá registar uma descida, já na próxima segunda-feira.

Desta forma, os condutores irão encontrar o preço do gasóleo mais barato 3 cêntimos e a gasolina a menos 2,5 cêntimos, de acordo com a imprensa nacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

Rafaela Fonseca e Nuno Fernandes vencem Milha Urbana de Famalicão

Rafaela Fonseca, do Sport Clube Salgueiros, e Nuno Fernandes, do Clube Atlético de Seia, foram os grandes vencedores da 22º...

Famalicãohá 2 horas

Mostras Comunitárias dão a conhecer a força das gentes de Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chegou este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Famalicãohá 5 horas

Gavião celebra 950 anos de história com Mostra Comunitária

Associações e vários artesãos estão presentes este sábado na Mostra Comunitário de Gavião, incluída na celebração do Dia da Freguesia....

Bragahá 5 horas

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia de Braga volta encerrar entre domingo e segunda

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08:00 de domingo e...

Paíshá 6 horas

Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança...

Famalicãohá 7 horas

Mostras Comunitárias animam freguesias Landim e Vermoim

O largo Dr. Fonseca Monteiros é palco este sábado da Mostra Comunitária da Freguesia de Landim. Ao longo de todo...

Famalicãohá 9 horas

BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão....

Famalicãohá 10 horas

EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Desportohá 11 horas

Milha Urbana de Famalicão sai para a estrada este sábado

Realiza-se na tarde deste sábado a 22.ª edição da Milha Urbana de Famalicão, que via decorrer, na Avenida de França,...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES