Siga-nos nas redes

País

Portugueses vão a Espanha encher o depósito com combustível mais barato e desconto direto de 20 cêntimos por litro

Publicado

em

Em Ayamonte, município espanhol que faz fronteira com o Algarve, o desconto dado pelas estações de serviço e que será depois coberto pelo Governo espanhol chega aos 10 euros num depósito de 80 euros.

Os portugueses que vão a Espanha abastecer-se de combustível estão não só a pagar menos do que em Portugal, como também a beneficiar de um desconto direto de 20 cêntimos por litro atribuído pelo Governo espanhol.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na localidade espanhola de Ayamonte, município da região autónoma da Andaluzia que faz fronteira com Castro Marim e Vila Real de Santo António, o desconto dado pelas estações de serviço e que será depois coberto pelo Governo espanhol chega aos 10 euros num depósito de 80 euros.

A este desconto, atribuído pelo Governo espanhol para ajudar a população a enfrentar a subida do preço dos combustíveis, soma-se o facto de o preço praticado em Espanha ser menor do que aquele que é cobrado em Portugal: a gasolina 95 naquele país está esta segunda-feira nos 1,810 euros por litro e o gasóleo simples nos 1,789 euros por litro.

“Meti 40 euros de gasóleo e, quando fui pagar, devolveram-me quatro euros e tal”, disse à agência Lusa Marta Costa, uma portuguesa que esta segunda-feira estava num posto de abastecimento em Ayamonte, onde os portugueses aproveitam a proximidade da fronteira com Portugal para abastecerem mais barato.

As filas de automóveis portugueses sucedem-se nos postos de abastecimento próximos da fronteira e os portugueses conseguem assim pagar os carburantes mais barato do que os que em Portugal, onde esta segunda-feira o preço por litro do gasóleo simples atinge 1,979 euros e o da gasolina 2,054 euros.

A Lusa falou também com Luís Antunes, que disse ter ido a Ayamonte abastecer o automóvel porque “o preço é mais barato do que em Portugal” e acabou por ser “surpreendido com o desconto” que é dado pelo Governo espanhol.

“Vim cá porque é mais barato do que em Portugal e quando paguei disseram-me que me descontavam os 20 cêntimos por litro. O Governo português devia era seguir este exemplo e dar também um apoio às pessoas para fazerem frente a esta subida escandalosa dos preços dos combustíveis”, afirmou a mesma fonte.

Luís Nunes também aproveitou a deslocação ao Algarve para passar o fim de semana para abastecer o carro no regresso a Lisboa e mostrou-se satisfeito por, “além de o preço ser mais baixo do que em Portugal”, ainda “beneficiar de um desconto dado pelo Governo espanhol e que se sente imediatamente no bolso quando é feito o pagamento”.

Carlos Fuentes, espanhol residente em Ayamonte, contou à Lusa que, desde a entrada em vigor do desconto, na sexta-feira, “tem sido um constante movimento de automóveis portugueses” nas bombas de gasolina da localidade fronteiriça espanhola, que está separada dos municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, pelo rio Guadiana.

As estações de serviço em Espanha aplicam desde sexta-feira um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes.

O objetivo é conter o aumento dos preços da energia e atenuar o impacto nos bolsos dos consumidores e das empresas, depois das subidas registadas nos valores dos combustíveis e da energia desde o início da guerra na Ucrânia.

O desconto está em vigor em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país até, pelo menos, 30 de junho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 11 horas

Dois PSP no hospital após agressões em Barcelos

Dois elementos da PSP de Barcelos receberam assistência hospitalar, esta quarta-feira, na sequência de agressões levadas a cabo por um...

Desportohá 13 horas

Famalicense Jorge Malheiro conquista 3.º lugar geral e medalha de ouro no Duatlo de Famalicão

O atleta famalicense Jorge Malheiro, da organização Amigos do Pedal de Famalicão fez uma “dobradinha”, nesta 13.ª edição do Duatlo...

Famalicãohá 14 horas

Antoninas: Tony Carreira, Wet Bed Gang e Buba Espinho nas festas mais caras de sempre em Famalicão

Tony Carreira, Wet Bed Gang, Sons do Minho e Buba Espinho são os principais nomes do cartaz das Festas Antoninas...

Bragahá 15 horas

Morte de 3 jovens da Universidade do Minho julgada 10 anos depois

O julgamento da ação cível relativa à morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Autarcas locais e gerações jovens discutem “valores de Abril”

As convicções que levaram ao desencadear da revolução do 25 de Abril estiveram em discussão, esta quarta-feira, na Casa da...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Exposição sobre violência na Universidade Lusíada

Foi inaugurada esta quinta-feira na universidade Lusíada de Famalicão, uma exposição de cartazes sobre a Violência. Uma exposição realizada pelos...

Desportohá 16 horas

Nova edição do Rali de Portugal na estrada entre 09 e 12 de maio com o maior número de sempre de inscritos

O Rali de Portugal é a prova do Campeonato do Mundo (WRC) que conta até ao momento com o maior...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Veículo da Proteção civil fica tombado na Estrada Nacional em Landim após despiste

Um veículo da Proteção Civil ficou tombado, ao início da tarde desta quinta-feira, na Estrada Nacional, na freguesia de Landim....

Barceloshá 17 horas

D. José Cordeiro: “A morte da pequena Gabriela é a mais cruel de todas as provações”

Na sequência do trágico falecimento de Gabriela Moreira de 8 anos, no último domingo, em Barcelos, D. José Cordeiro divulgou...

Paíshá 18 horas

Famalicense Jorge Paulo Oliveira defende criação de comissão para fiscalização do uso de fundos comunitários

O PSD acusou hoje os governos socialistas de terem feito uma execução “medíocre” dos fundos europeus, mas o PS negou...

Arquivo

Mais Vistos