Siga-nos nas redes

País

Estado de emergência termina após 173 dias consecutivos

Publicado

em

O estado de emergência, que foi declarado 15 vezes pelo Presidente da República, vai terminar na sexta-feira, 30 de abril, ao fim de 173 dias consecutivos em vigor, com onze renovações, desde 09 de novembro.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje numa comunicação ao país que decidiu não renovar o estado de emergência.

Este regime previsto na Constituição que permite suspender o exercício de alguns direitos, liberdades e garantias em situações de catástrofe, entre outras, foi decretado em Portugal pela primeira vez em democracia em março do ano passado, devido à pandemia de covid-19.

O estado de emergência vigorou então durante 45 dias, desde 19 de março, mês em que se registaram os primeiros casos de infeção com o novo coronavírus no país e as primeiras mortes associadas a esta doença, até 02 de maio de 2020, com duas renovações sucessivas.

No total, serão 218 dias de estado de emergência nesta conjuntura de pandemia.

“É a democracia a usar os meios excecionais que ela própria prevê para tempos de gravidade excecional. Não é uma interrupção da democracia, é a democracia a tentar impedir uma interrupção irreparável na vida das pessoas”, argumentou Marcelo Rebelo de Sousa, quando o decretou pela primeira vez.

A Constituição determina que “os órgãos de soberania não podem, conjunta ou separadamente, suspender o exercício dos direitos, liberdades e garantias, salvo em caso de estado de sítio ou de estado de emergência”.

Para declarar qualquer um destes regimes, aplicando-se o estado de emergência a situações “de menor gravidade” do que o estado de sítio, o Presidente da República tem de consultar o Governo e de ter autorização do parlamento.

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou inicialmente dúvidas sobre esta opção, realçando o seu caráter inédito, mas acabou a considerar que era imprescindível prolongar o estado de emergência, que tem só pode durar 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

GNR deteve 517 pessoas em flagrante delito na última semana

Publicado

em

Por

Elementos da Guarda Nacional Republicana. ANTONIO COTRIM/LUSA

Entre os dias 13 a 19 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 517 pessoas em flagrante delito, no âmbito do seu trabalho de “fiscalização”, de “prevenção” e de “combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária”, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Do total desse valor, 114 pessoas foram detidas por condução sem habilitação legal, 239 por condução sob o efeito do álcool e 53 por tráfico de estupefacientes. Ocorreram ainda 22 detenções por furto e roubo, sete por posse ilegal de armas e arma proibida e duas por incêndio florestal.

Já no âmbito da fiscalização rodoviária, a GNR detetou um total de 8.925 infrações. Entre as mais recorrentes, destacam-se 1.621 por excesso de velocidade, 775 por falta de inspeção periódica obrigatória e 405 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou do sistema de retenção para crianças.

Registaram-se ainda: 382 infrações por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 305 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 265 relacionadas com tacógrafos; 262 por falta de seguro de responsabilidade civil; e 55 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

A GNR conseguiu ainda apreender 3.018,74 doses de haxixe, 876 doses de heroína, 481,195 doses de cocaína, 115 anfetaminas, 115 comprimidos de MDMA e 40 pés de canábis. As autoridades procederam ainda à recolha de 12 armas brancas ou proibidas, 10 viaturas e 29.955 euros em numerário.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Portugal diz-se pronto para reconstruir escolas ou uma zona da Ucrânia

Publicado

em

Por

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou hoje a disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins de infância da Ucrânia ou patrocinar a reconstrução de uma zona territorial a indicar pelas autoridades ucranianas.

António Costa falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev, depois de uma reunião entre ambos que demorou mais de uma hora.

Das opções pela reconstrução, o líder do executivo português manifestou preferência pela referente às escolas e jardins de infância, dizendo que o Estado Português tem experiência recente na execução desses programas de modernização de estabelecimentos de ensino.

Em relação ao apoio militar à Ucrânia, António Costa disse que Portugal fornece e vai fornecer material letal e não letal. Neste ponto, adiantou que ainda na sexta-feira aterrou na Polónia um avião com material militar, que, no entanto, não especificou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Desporto: Fernando Pimenta vence Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de Racice

Publicado

em

Por

O português Fernando Pimenta, multimedalhado olímpico, venceu hoje a Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.

Fernando Pimenta cumpriu a prova em 3.24,44 minutos, superando por 81 centésimos de segundo o australiano Thomas Green, segundo classificado, e por 2,24 segundos o alemão Jacob Schoff, terceiro.

O canoísta português, em equipa com João Duarte, vai ainda disputar a final do K2 1000 metros, agendada para domingo, depois de terem sido terceiros na eliminatória de sexta-feira.

João Duarte, que na sexta-feira conseguiu apenas o apuramento para a Final C do K1 1000 metros, foi hoje sexto classificado na respetiva prova.

Na sessão da manhã de hoje, realce ainda para o terceiro lugar de Teresa Portela na final A dos K1 500 metros, ao concluir a prova com 1.49,86 minutos, a 2,45 segundos da vencedora, a neozelandesa Lisa Carrington (1.47,41), enquanto o segundo lugar foi para a eslovena Anja Osterman (1.49,24).

O K4 500 metros de Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e Kevin Santos foi segundo classificado na Final B da prova, com 1.21,13 minutos, a 19 centésimos da equipa vencedora, a Espanha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mealhada: Despiste de autocarro que partiu de Guimarães provoca dois mortos na A1

Publicado

em

Por

Um autocarro despistou-se, esta manhã, na A1, perto da área de serviço da Mealhada. O acidente decorreu no sentido Norte-Sul e terá provocado, dois mortos, seis feridos graves e 27 feridos leves. Existem ainda pessoas encarceradas, de acordo com as informações mais recentes.

De acordo com informações, o acidente terá ocorrido ao quilómetro 212, após o veículo pesado de passageiros ter passado de uma faixa de rodagem para a outra. Acabaria, depois, por cair numa ribanceira, após embater num poste de eletricidade.

O acidente ocorreu pelas 9h29 e o veículo encontra-se neste momento em sentido contrário.

Na sequência desta ocorrência, o trânsito está agora condicionado no sentido norte-sul. O trânsito está a circular por uma faixa de rodagem, mas poderá vir a ser cortado, de acordo com a mesma fonte consultada pela Lusa.

Segundo um familiar de um dos feridos ligeiros, o autocarro saiu esta manhã de Guimarães, juntamente com outros dois, no âmbito de uma peregrinação até ao Santuário de Fátima.

À Lusa, fonte do INEM afirmou que no local estão seis Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, três Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, duas unidades de apoio psicológico, uma Viatura de Intervenção em Catástrofe, 20 ambulâncias e um helicóptero.

No local estão ainda presentes mais de 90 operacionais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Estudo: Estas são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

Publicado

em

Por

A Delta Cafés foi eleita a empresa mais atrativa para trabalhar pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Randstad Employer Brand Research (REBR) 2022, realizado pela Kantar. A Farfetch e a Bosch completam o top 3 com uma subida de 8 e 15 lugares, respetivamente.

Entre os fatores mais valorizados numa empresa, por quem procura emprego, estão o salário e benefícios (72%), mas também, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (67%) e o bom ambiente de trabalho (67%).

“Em alturas de escassez de talento, é importante olhar para o que os talentos mais valorizam e de que forma podem as empresas desenvolver estratégias que sejam capazes de responder às suas necessidades.  No entanto, não podemos deixar de salientar que uma estratégia de employer brand não se constrói de um dia para o outro. Tem por base uma relação de confiança e, por isso, é algo que deve ser cada vez mais estratégico dentro das organizações e com efeitos reais na atração e retenção de talento”, afirma José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O Randstad Employer Brand Research analisa anualmente as principais tendências do mercado de trabalho e dá a conhecer as empresas e setores mais atrativos para trabalhar em 31 países, incluindo Portugal.

Por cá, o inquérito foi realizado online em janeiro de 2022, a 4.997 indivíduos (profissionais ativos, desempregados e estudantes), com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A maioria dos participantes é residente em Lisboa (38%), seguindo-se a região Norte (34%) e o Centro (18%) do país.

O estudo revela ainda que os benefícios que os portugueses mais gostariam que o seu empregador lhes oferecesse, para valorizar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são acordos de trabalho flexíveis (48%) e oportunidades de progressão na carreira (47%).

A Delta Cafés lidera o top das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal. Seguem-se a Farfetch e a Bosch.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Dez distritos sob aviso amarelo devido a trovoadas e aguaceiros

Publicado

em

Por

Castelo Branco, Guarda, Bragança, Coimbra, Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo são os distritos que se encontram sob este aviso, que vai estar em vigor até às 00:00 de domingo.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ do IPMA, além de aguaceiros e trovoada, são esperadas também rajadas fortes e queda de granizo nestes dez distritos.

Apesar dos aguaceiros e trovoada no norte e centro, a previsão aponta para uma subida de temperaturas nessas regiões, enquanto que para o sul é esperada uma descida.

O IPMA alerta ainda para a existência de poeiras em suspensão no ar, em especial até ao final da manhã.

O IPMA emite aviso amarelo sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 35 graus em Braga e os 23 em Sines, o passo que as mínimas vão andar entre os 19 graus em Faro e Aveiro, e os 14 em Évora.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasolina sobe quatro cêntimos e gasóleo baixa três cêntimos na segunda-feira

Publicado

em

Por

A gasolina e o gasóleo deverão ter variações diferentes na próxima segunda-feira, segundo as previsões divulgadas ontem pelo Ministério das Finanças. O gabinete de Fernando Medina prevê que a variação do preço da gasolina se traduza num aumento de 4,1 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo deverá descer 2,8 cêntimos.

Os valores previstos pelo Ministério das Finanças já contêm a revisão do mecanismo semanal do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP). Na segunda-feira, este imposto será diminuído em 1,5 cêntimos para mitigar o aumento do preço da gasolina. Sem o mecanismo, a subida da gasolina seria de 5,6 cêntimos, e não dos 4,1 cêntimos que se preveem.

O mesmo exercício é aplicável ao gasóleo. Sem a intervenção do mecanismo semanal de revisão do ISP, a descida seria de 4,6 cêntimos e não dos 2,8 cêntimos que deverão ser refletidos.

A próxima revisão do mecanismo semanal do ISP está agendada para sexta-feira, dia 27 de maio. Desde outubro, as sucessivas reduções de ISP promovidas pelo Governo permitiram reduzir o preço do litro de gasolina em 24 cêntimos por litro e o do gasóleo em 21,5 cêntimos por litro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Dois feridos em explosão de gás em Amares

Publicado

em

Por

Uma fuga de gás numa casa em Amares causou, ao começo da noite desta sexta-feira, pelas 20.10 horas, dois feridos ligeiros e danos na cozinha, disse ao JN fonte dos Bombeiros Voluntários locais. A explosão não causou incêndio.

A fonte precisou que os feridos, mãe e filha, de 80 e 40 anos de idade, foram transportados em duas ambulâncias para o Hospital de Braga por precaução e para serem tratadas aos ferimentos.

Foram atingidas por pedaços de um armário que se encontrava junto aos canos de passagem do gás e que se estilhaçou com a explosão. A fonte precisou que a botija estava no exterior da habitação, pelo que o sinistro terá tido como causa a concentração de gás por trás do dito armário, devido a uma fuga de pequena dimensão.

A mesma fonte salientou que a casa não sofreu danos estruturais, tendo o seu efeito danificado apenas a cozinha.

Ao local compareceram uma viatura de combate a incêndios e duas ambulâncias dos Bombeiros, bem como a VMER (Viatura de Emergência Médica) de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Nenhum jogador do Benfica nas escolhas de Fernando Santos para a Liga das Nações. Opiniões dividem-se nas redes sociais

Publicado

em

Por

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, anuncia hoje os eleitos para os quatro primeiros jogos na Liga das Nações A, num lote em que podem constar o central David Carmo e o avançado Ricardo Horta.

Para a verdadeira maratona de quatro jogos em 11 dias, a ‘abrir’ com Espanha, em Sevilha, no dia 02 de junho, seguindo-se Suíça (05) e República Checa (09), ambos no Estádio José Alvalade, e a fechar, novamente, os helvéticos, em Genebra (12), Portugal poderá contar com os dois estreantes, ambos do Sporting de Braga, em convocatórias AA, face às ausências, praticamente certas, de Nélson Semedo, Rúben Dias e João Félix.

Fernando Santos pode chamar, pela primeira vez, o central e o avançado, muito por culpa do destaque que tiveram nas últimas semanas. Horta foi distinguido como melhor avançado e jogador do mês de abril da I Liga, assim como o colega de equipa, mas este como melhor defesa.

Nas redes sociais, as opiniões obviamente estão divididas acerca do assunto:

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Idoso preso em mina de água. Bombeiros ponderam uso de retroescavadora

Publicado

em

Por

Um homem idoso encontra-se encurralado numa mina de água em Sever do Vouga, dede cerca das 12:00, avança a CM.

As forças de resgate destacadas para o local ponderam agora o uso de uma máquina retroescavadora.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Mostra Comunitária da freguesia de Cruz decorre durante este fim de semana

Atividades desportivas, culturais e as tradicionais barraquinhas das associações dão o mote para muita animação nesta freguesia do concelho de...

Paíshá 10 horas

GNR deteve 517 pessoas em flagrante delito na última semana

Entre os dias 13 a 19 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 517 pessoas em flagrante delito, no...

Mundohá 10 horas

Portugal diz-se pronto para reconstruir escolas ou uma zona da Ucrânia

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou hoje a disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins...

Desportohá 10 horas

Desporto: Fernando Pimenta vence Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de Racice

O português Fernando Pimenta, multimedalhado olímpico, venceu hoje a Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de...

Sociedadehá 12 horas

Vocalista dos Xutos e Pontapés está de luto

Tim está de luto depois da morte da mãe, Maria do Amparo, de 79 anos. O cantor deixou uma mensagem...

Sociedadehá 12 horas

Atualização: Sobe para três o número de mortos e 27 feridos no despiste de autocarro a caminho de Fátima

O despiste de um autocarro de passageiros na zona da Mealhada causou três mortos e pelo menos quatro feridos graves....

Paíshá 12 horas

Mealhada: Despiste de autocarro que partiu de Guimarães provoca dois mortos na A1

Um autocarro despistou-se, esta manhã, na A1, perto da área de serviço da Mealhada. O acidente decorreu no sentido Norte-Sul...

Entretenimentohá 13 horas

EXPOTROFA regressa com muita animação

Augusto Canários & Amigos, Zé Amaro e Banda Myllenium são os artistas que irão animar a edição deste ano da...

Mundohá 13 horas

António Costa na Ucrânia: “É devastador, muito duro de ver”

O primeiro-ministro, António Costa, está na Ucrânia “para concretizar apoios acordados”. O líder do Executivo português chegou de comboio a...

Economiahá 14 horas

Estudo: Estas são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

A Delta Cafés foi eleita a empresa mais atrativa para trabalhar pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Randstad...

Paíshá 14 horas

Dez distritos sob aviso amarelo devido a trovoadas e aguaceiros

Castelo Branco, Guarda, Bragança, Coimbra, Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo são os distritos que se...

Economiahá 14 horas

Gasolina sobe quatro cêntimos e gasóleo baixa três cêntimos na segunda-feira

A gasolina e o gasóleo deverão ter variações diferentes na próxima segunda-feira, segundo as previsões divulgadas ontem pelo Ministério das...

Paíshá 14 horas

Dois feridos em explosão de gás em Amares

Uma fuga de gás numa casa em Amares causou, ao começo da noite desta sexta-feira, pelas 20.10 horas, dois feridos...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Mostra Comunitária de Cruz

As mostra comunitárias do concelho prosseguem durante este fim de semana. Já hoje a partir das 15h00 é inaugurada a...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Cultura e Solidariedade percorrem as ruas de Delães este sábado  

A Conferência Vicentina e grupo de Zés P’reiras “OsDivertidos”, apoiados pela Junta de Freguesia de Delães, vão leva a cabo,...

Desportohá 1 dia

Team Baia representa Famalicão no Rali de Portugal e já conheceu André Vilas-Boas

A Team Baia, da freguesia de Cavalões, esta a representar o concelho de Famalicão na edição de 2022 do Rali...

Desportohá 1 dia

Famalicão: Equipa Pedro Meireles / Pedro Alves abandona Rali de Portugal após manhã “muito complicada”

A equipa que junta o piloto Pedro Meireles e o navegador famalicense Pedro Alves, anunciou, esta sexta-feira, a sua saída...

Mundohá 1 dia

Itália propõe plano para o fim da guerra na Ucrânia

A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um “grupo de facilitação internacional” para tentar conseguir um cessar-fogo “passo...

Desportohá 1 dia

Nenhum jogador do Benfica nas escolhas de Fernando Santos para a Liga das Nações. Opiniões dividem-se nas redes sociais

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, anuncia hoje os eleitos para os quatro primeiros jogos na Liga das Nações...

Desportohá 1 dia

Piloto de Famalicão Ricardo Costa já “arrancou” no Rali de Portugal

O piloto famalicense Ricardo Costa já correu, esta sexta-feira, no Rali de Portugal, acompanhado pelo navegador Rui Vilaça. Nas redes...

Arquivo

FAMA NAS REDES