Siga-nos nas redes

País

Venda de tabaco em máquinas automáticas vai ser proibida em 2025

Publicado

em

A venda de tabaco em máquinas automáticas vai ser proibida em 2025 e ainda este ano será interdito fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais, segundo uma proposta de lei.

Caso a proposta de lei do Governo seja aprovada pela Assembleia da República, deixa de ser possível a venda de tabaco direta ou através de máquinas de venda automática em locais como restaurantes, bares, salas e recintos de espetáculo, casinos, bingos, salas de jogos, feiras, exposições.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da sua Famatv, também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Também nos festivais de música, onde há “um marketing até bastante agressivo no sentido de promover a compra e a utilização de tabaco e até de outros produtos de tabaco, nomeadamente tabaco aquecido, vai ser proibido vender estes produtos”, revelou à agência Lusa a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

O objetivo é restringir a venda de tabaco a tabacarias ou similares e nos aeroportos a partir de janeiro de 2025.

Segundo a governante, as alterações à Lei do Tabaco, que deverão ser aprovadas na quinta-feira em Conselho de Ministros, foram motivadas essencialmente pela necessidade de transpor para a legislação nacional a diretiva europeia, de 29 de junho de 2022, que equipara o tabaco aquecido a outros produtos do tabaco, proibindo a venda de tabaco aquecido com aromas.

No entanto, vincou, “o foco é mesmo na promoção da saúde”, que passa por “desincentivar o consumo de tabaco e também reduzir a possibilidade de acesso ao tabaco, ou seja, da venda de tabaco”.

Por isso, as regras relativas ao fumo nos espaços fechados de acesso ao público, onde já há “grandes restrições”, vão ser mais apertadas.

“Basicamente deixa de haver locais onde seja possível fumar”, à exceção de alguns espaços, como, restaurantes, bares, discotecas, que instalarem em janeiro deste ano, decorrente da legislação, equipamentos que permitem “ter espaços separados e protegidos para fumadores” e que poderão manter até 2030. 

Há ainda exceções “muito específicas” como os aeroportos ou outros locais onde não é possível ir fumar a outro local.

Margarida Tavares destacou como a alteração “mais revolucionária” a restrição da possibilidade de fumar nos espaços ao ar livre, dentro dos perímetros onde estão instalados edifícios com acesso público, como hospitais, centros de saúde, escolas ou faculdades, uma medida que deverá entrar em vigor em 23 de outubro, o prazo da entrada em vigor da diretiva.

“Em alguns locais, como por exemplo nas prisões, se calhar seria um pouco injusto fazermos uma coisa idêntica”, referiu, explicando que é possível delimitar um espaço devidamente assinalado onde seja possível fumar.

A governante explicou que o que se pretende é criar cada vez mais ambientes que “garantam às pessoas terem as melhores opções para a sua saúde”, mas também desincentivar o consumo do tabaco e limitar o acesso, sobretudo aos mais jovens, para que não comecem a fumar.

“Queremos criar uma geração livre de tabaco até 2040 e nós acreditamos mesmo que isto é possível”, disse, salientando que o caminho que tem vindo a ser percorrido em Portugal e noutros países tem dado resultados.

Desde que a Lei do Tabaco entrou em vigor em 2007, assinalou, “muitas coisas mudaram”, havendo uma redução “muito importante” da prevalência e da iniciação de tabaco.

Em 2005/2006, a prevalência era de 20,9% de fumadores (mais de 30% nos homens e cerca de 12% nas mulheres, valor que baixou para 20% em 2014 (28% nos homens, 13% nas mulheres) e para 19% em 2019 (24% nos homens e 11% nas mulheres).

“Fomos implementando restrições aos locais onde é possível fumar e aos locais de venda, assim como outras advertências que foram colocadas e isso teve um impacto muito significativo, nomeadamente nos jovens”, realçou, lembrando um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto que constatou que, em 2003, 19,9% dos jovens com 13 anos já tinham experimentado tabaco, enquanto em 2018 apenas 3,9% o tinham feito.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Conheça a “nova” Biblioteca Municipal que reabre esta quinta-feira

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco reabre as portas esta quinta-feira (28 de setembro de 2023), dia em que Famalicão...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Conheça aqui o cartaz de atividades para a Feira Grande de S. Miguel

A Feira Grande de S. Miguel, instituída em 1205 por decreto do rei D. Sancho I quando concedeu o Foral...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Casa das Artes apresenta filme-concerto nos 25 anos do Cineclube de Joane

O Cineclube de Joane celebra o 25º aniversário e vai comemorar com cinema, música, champanhe e bolo, no pequeno auditório...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Vimaranenses “Theo” trazem rock alternativo à Casa do Artista Amador este sábado

A noite deste sábado será dedicada ao rock alternativo, na Casa do Artista Amador, na freguesia do Louro, em Famalicão,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão espera quinta-feira de sol com céus parcialmente nublados

Esta será uma quinta-feira de sol, embora com céus ligeiramente nublados, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: CITEVE apresenta DIGI4FASHION: Polo de Inovação Digital da Moda a 03 de outubro

O CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, localizado em Famalicão, realiza, no dia 03 de outubro (terça-feira) a apresentação...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Alunos dos cursos profissionais da D. Sancho I realizam estágio em Ibiza

Seis jovens recém-graduados dos cursos profissionais do Agrupamento de escolas D. Sancho I estão a participar num estágio de três...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Alunos do 1.º ciclo de Mogege recebem vale de 15 euros para comprar material escolar

Os alunos do 1.º ciclo da Escola Boca do Monte, na freguesia de Mogege, do concelho de Famalicão, receberam, da...

Famalicãohá 9 horas

FC Famalicão disputa 3.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Camacha

Já ficaram conhecidos, na tarde desta quarta-feira, os jogos referentes à terceira eliminatória da Taça de Portugal, onde está incluído...

Desportohá 9 horas

Prova Famalicão-Joane vai condicionar trânsito em diversas vias este domingo

Estarão condicionadas ao trânsito, este domingo, diversas vias da freguesia de Vermoim, devido à realização do evento desportivo Famalicão-Joane. A...

Arquivo

Mais Vistos