Siga-nos nas redes

País

Dois jovens morreram esta madrugada após despiste em Santa Maria da Feira

Publicado

em

Dois jovens de 17 e 20 anos morreram e outros três ficaram feridos num acidente de viação ocorrido, na madrugada deste sábado, em Santa Maria da Feira.

Segundo adianta o Jornal de Notícias, o automóvel onde seguiam os cinco ocupantes circulava Via da Cortiça, quando o condutor terá perdido o controlo da viatura numa zona de curva.

O carro acabaria por galgar as proteções laterais e cair num terreno, a cerca de 15 metros de profundidade.

O acidente aconteceu por volta da meia-noite e os feridos foram assistidos no local pelos bombeiros de Lourosa e da Feira, assim como pela equipa da VMER, mas dois deles não sobreviveram.

Outros três ocupantes, que ficaram feridos, foram transportados para o Hospital S. Sebastião, na Feira.

Foto: Jornal de Notícias

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

PJ poderá ter imagens do homicídio do jovem modelo Tiago Danu

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal tem imagens de videovigilância, de empresas da zona de Monte Belo Norte, dos momentos anteriores ao homicídio de Tiago Danu, o jovem modelo luso-moldavo, de 20 anos, que foi morto à facada no passado domingo.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã que adianta que as imagens poderão ter captado o momento de agressão bem como do sequestro do amigo de Tiago Danu, que apareceu, quase ileso, noutro ponto da cidade.
Neste momento, para as autoridades a hipótese de o homicídio ter surgido como resposta ás tentativas de Tiago Danu em impedir o sequestro do amigo é a mais forte.

Tiago Danu era estudante de energias renováveis, e trabalhava numa empresa de trabalho temporário no parque da Autoeuropa, em Palmela. Era modelo nas horas vagas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Já pode votar na Palavra do Ano 2022. De “abusos” a “urgências” há 10 para escolher

Publicado

em

De “abusos” a “urgências” são dez as propostas para escolher “a palavra do ano” 2022, cuja votação ‘online’ começa hoje em www.palavradoano.pt.

A lista das dez palavras foi elaborada pela Porto Editora, “através das sugestões recebidas no ‘site’ da iniciativa, das pesquisas dos utilizadores feitas no Dicionário da Língua Portuguesa e do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa”, esclarece a Porto Editora.

A lista de candidatas “permite traçar um retrato dos acontecimentos que marcaram a vida coletiva do país”, argumenta a editora.

Assim, as dez palavras que estão a votação são: abusos, ciberataque, energia, guerra, inflação, juros, nuclear, rainha, seca e urgências.

No ano passado, em Portugal foi eleita “palavra do ano” “vacina” que sucedeu a “saudade” (2020).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Pensões aumentam entre 3,89% e 4,83% em 2023

Publicado

em

As pensões vão subir entre 3,89% e 4,83% a partir de 1 de janeiro de 2023, uma revisão em alta face aos valores já anunciados por causa do valor final da inflação de novembro.

De acordo com um comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esta atualização do aumento das pensões custará mais 110 milhões de euros ao orçamento da Segurança Social.

Também o Indexante de Apoios Sociais (IAS) vai aumentar mais que o inicialmente previsto pelo Governo. Na nota, o Ministério indica que o IAS vai aumentar 8,4% em janeiro, passando de 443,20 euros para 480,43 euros. O Governo tinha determinado inicialmente que o IAS ia subir 8% no próximo ano para 478,70 euros, segundo o Orçamento do Estado para 2023

Com esta atualização, as pensões até 960 euros (dois IAS) terão uma atualização de 4,83%, mais quatro décimas face ao previsto. Já nas pensões entre 960 euros e seis IAS, o aumento será de 4,49% – contra os 4,07% estimados. Nas pensões de mais de seis IAS o aumento será de 3,89% (a previsão inicial era de 3,53%).

“Uma pensão de 500 euros terá um aumento de cerca de 24 euros”, exemplificou a ministra Ana Mendes Godinho, à margem do Encontro de Centros Qualifica, em Santarém.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Pingo Doce oferece bónus de 350 euros a cada trabalhador este Natal

Publicado

em

Os trabalhadores do grupo Jerónimo Martins, que engloba o Pingo Doce e Recheio vai ser apoiados neste início de dezembro com um cheque anti-inflação, no valor de 350 euros.

De acordo com o ECO, este bónus atinge um total de 25 mil colaboradores, das empresas do grupo no território nacional, totalizando cerca de 8 milhões de euros.

“Considerando os tempos difíceis que enfrentamos, os efeitos de uma conjuntura inflacionista e o aumento do custo de vida, o Grupo Jerónimo Martins decidiu avançar com uma medida de apoio extraordinário para cerca de 25 mil colaboradores de todas as Companhias do Grupo em Portugal”, de acordo com a empresa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Condutores com carta de condução expirada vão começar a receber mensagens do IMT a partir de hoje

Publicado

em

O Instituto para a Mobilidade e os Transportes (IMT) informou que começará, a partir de hoje , a enviar mensagens aos condutores que expiraram as cartas de condução ou que estão prestes a expirar, a fim de os alertar para a necessidade de as renovar.

Numa declaração, o IMT explica que esta “comunicação directa” com o motorista será feita por SMS, correio electrónico, e através do serviço postal. “Este serviço de informação será realizado, na primeira fase, para os condutores com a categoria ligeira (B)”.

IMT explica que, “a informação a ser enviada será adaptada à validade da carta de condução de cada condutor e será realizada progressivamente durante o mês de Dezembro”.

Para esclarecer dúvidas dos condutores, o IMT divulgou informações úteis sobre o serviço:

  1. Recebi notificação por SMS e pelo serviço postal, o que devo fazer?

“Proceder de acordo com as instruções indicadas no aviso. Em caso de dúvida, pode utilizar o formulário de contacto disponível no website do IMT em https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Contacte-nos/Paginas/Contacte-nos.aspx ou telefonar para o centro de atendimento telefónico pelo telefone +351 210 488 488”.

  1. Recebi o aviso por SMS, e-mail ou serviço postal, mas já renovei a minha carta de condução, o que devo fazer?

“Se já renovou a sua carta de condução, deve ignorar a comunicação recebida”.

  1. Recebi a comunicação por SMS, correio electrónico ou serviço postal, mas não tenciono renovar a minha carta de condução, o que devo fazer?

“Se não pretende renovar a sua carta de condução, não tem de fazer nada”.

  1. A recepção da comunicação isenta a apresentação de um atestado médico?

“Depende da idade do condutor. Para os condutores com 50 anos ou menos, não é necessário emitir um atestado médico. Nos casos em que é necessário, o certificado médico é emitido electronicamente e transmitido ao IMT”.

  1. O que é o processo de renovação da carta de condução?

“O IMT envia um aviso ao condutor informando-o sobre o estado da carta de condução. O pedido de renovação da carta de condução pode ser feito das seguintes formas:

Se não tiverem decorrido mais de dois anos desde a data de expiração, é necessário apresentar o pedido de revalidação. Para revalidar a sua carta de condução, deve ir a IMTOnline (www.imtonline.pt), Citizen’s Shops, Citizen Spaces ou a um parceiro IMT (ver locais em www.eportugal.pt );
Se tiverem decorrido mais de dois anos e menos de cinco anos desde a data de expiração, a revalidação está sujeita à aprovação num exame prático de condução. Para revalidar a sua carta de condução, deve dirigir-se a um escritório do IMT.
Se tiverem decorrido mais de cinco anos e menos de 10 anos desde a data de expiração, a revalidação está sujeita à frequência de cursos de formação para actualizar conhecimentos e passar um exame prático. Para revalidar a sua carta de condução, deve dirigir-se a um balcão de IMT”.

  1. A comunicação enviada pelo IMT inclui um pedido de pagamento de taxa?

“Não, este é um serviço meramente informativo. O pagamento de taxas para revalidação da carta de condução só ocorre após contacto via imtonline, parceiros ou o balcão de IMT”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

PSP vence Campeonato Nacional Militar Futsal 2022

Publicado

em

A Polícia de Segurança Pública foi a grande vencedora do XXXVI Campeonato Nacional Militar Futsal 2022, disputado entre os dias 14 e 18 de novembro, no Centro de Educação Física da Armada – Alfeite.

Entre as equipas da Força Aérea, Marinha e Exército, a Polícia de Segurança Pública ficou em 1.º lugar nos 3 escalões em competição: 1º Escalão Masculino, 2º Escalão Masculino e Equipa Feminina.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Site do Portal das Finanças está temporariamente indisponível

Publicado

em

O acesso ao Portal das Finanças está temporariamente indisponível, por ter expirado o certificado digital, mas o problema vai ser solucionado “em breve”, informou hoje a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), afastando a existência de qualquer ataque informático.

“Está em curso a renovação dos certificados digitais do Portal das Finanças, por força da qual os respetivos serviços estão temporariamente indisponíveis”, especifica a AT, numa nota enviada às redações, salientando que a renovação regular dos certificados de segurança constitui uma medida preventiva e uma boa prática de segurança informática.

A AT esclarece, ainda, que não está em curso qualquer ataque informático ao Portal das Finanças e que não é por essa razão que está indisponível.

“Os serviços do Portal das Finanças voltarão a estar brevemente disponíveis”, anuncia a AT.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

2,2 milhões de números de telefone portugueses à venda na internet após fuga de informação do Facebook

Publicado

em

Existem 500 milhões de números de telefone à venda na Internet, após uma fuga maciça de dados dos utilizadores do Facebook, e entre eles estão 2,2 milhões de portugueses.

Segundo o Correio da Manhã, o alerta foi dado pela empresa de cibersegurança Hudson Rock, que afirma que os números de telefone estão a ser vendidos através de um Telegrama ‘bot’, que está activo desde 12 de Janeiro de 2021, e que podem ser utilizados para ‘smishing’ e “outras actividades fraudulentas”.

A rede social de Mark Zuckerberg já tinha admitido a fuga, que se devia a uma “vulnerabilidade” que garantiu ter resolvido em Agosto de 2019.

Muitos dos números roubados podem estar desactualizados, mas a empresa recomenda às pessoas que prestem atenção extra a potenciais esquemas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Gotas para os olhos comercializadas em Portugal retiradas do mercado

Publicado

em

A farmacêutica alemã bitop AG está a recolher oito lotes das gotas para os olhos Ectodol, comercializadas em Portugal, após ter sido detetada uma redução do principal componente, divulgou hoje o regulador nacional do medicamento (Infarmed).

Os lotes em causa são A841E, A841F, A841G, B841D, B841E, B841F, B841G e B841H, elenca a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) numa circular informativa que data de segunda-feira e hoje divulgada no seu portal.

O Infarmed recomenda, de acordo com as medidas previstas pelo fabricante, a “interrupção imediata da solução oftálmica e a sua devolução ao estabelecimento de aquisição” apesar de, segundo a avaliação efetuada pela farmacêutica, “a eficácia e o desempenho” das gotas não serem afetados, não constituindo risco para a saúde.

A recolha dos lotes visados foi iniciada “após ter sido identificada uma diminuição da concentração prevista de ectoína, componente principal da solução, e a presença de produtos de degradação desta substância”.

Até à data, segundo o Infarmed, “não foram comunicados casos de incidentes associados à utilização destes lotes”.

Contudo, o Infarmed aconselha, “em caso de qualquer efeito secundário indesejado, como irritação ocular ou conjuntivite, o contacto com um profissional de saúde”.

As gotas oftálmicas Ectodol atuam na “redução da inflamação da conjuntiva e na regeneração da conjuntiva irritada e sensível”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

H&M prepara-se para eliminar 1.500 empregos em plano de redução de custos

Publicado

em

A H&M anunciou, esta quarta-feira, que vai cortar 1.500 empregos devido à aplicação do plano de redução de custos, apresentado há dois meses, e ao aumento da eficiência, após a queda dos lucros ao encerrar o negócio na Rússia.

O programa, que visa poupar 2.000 milhões de coroas suecas (cerca de 183 milhões de euros) por ano a partir do segundo semestre de 2023, vai custar cerca de 800 milhões (73 milhões de euros) em custos de reestruturação, que serão contabilizados no quarto trimestre, refere a cadeia de moda sueca em comunicado, lembrando ainda que o corte de postos de trabalho se deve também ao fecho da sua operação na Rússia devido à invasão da Ucrânia.

“O programa de corte de custos e aumento da eficiência que iniciámos envolve a reestruturação da organização”, disse a presidente executiva da multinacional, Helena Helmersson.

E prosseguiu: “Estamos cientes de que alguns colegas serão afetados. Vamos apoiá-los na procura da melhor solução possível para o próximo passo”.

O grupo sueco, que conta com mais de 100.000 colaboradores, tem 4.664 lojas em 77 países e está também presente em 57 mercados online.

A H&M refere ainda que a quebra dos lucros se deveu ao encerramento da atividade na Rússia devido à intervenção militar na Ucrânia, que lhe custou 2.104 milhões de coroas suecas (193 milhões de euros), e a fatores como o aumento do preço das matérias-primas, custos de energia, entregas e transporte, segundo o balanço financeiro divulgado há dois meses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Casa ao Lado recebe Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco

A Casa Ao Lado, centro artístico de Famalicão, recebeu o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco pelo...

Paíshá 3 horas

PJ poderá ter imagens do homicídio do jovem modelo Tiago Danu

A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal tem imagens de videovigilância, de empresas da zona de Monte Belo Norte, dos momentos...

Paíshá 3 horas

Já pode votar na Palavra do Ano 2022. De “abusos” a “urgências” há 10 para escolher

De “abusos” a “urgências” são dez as propostas para escolher “a palavra do ano” 2022, cuja votação ‘online’ começa hoje...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: seniores embelezam Mercado Municipal com árvore de Natal original

É uma árvore de Natal muito especial, decorada com botas, que dá ambiente natalício à Praça – Mercado Municipal de...

Desportohá 6 horas

Hóquei: FAC perde na receção ao Sporting por 2-5

O Famalicense Atlético Clube (FAC) perdeu, esta quarta-feira, na receção ao Sporting Clube de Portugal, em jogo a contar para...

Paíshá 6 horas

Pensões aumentam entre 3,89% e 4,83% em 2023

As pensões vão subir entre 3,89% e 4,83% a partir de 1 de janeiro de 2023, uma revisão em alta...

Famalicãohá 7 horas

O Natal chega hoje às ruas e praças de Famalicão

Arrancam hoje as atividades de Natal na cidade de Famalicão. Esta quinta-feira, pelas 18h30, acendem-se as luzes, que este ano...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão presta hoje homenagem a Margarida Malvar

Famalicão homenageia Margarida Malvar, esta quinta-feira, 1 de dezembro . A iniciativa é promovida pela associação Casa da Memória Viva,...

Paíshá 19 horas

Pingo Doce oferece bónus de 350 euros a cada trabalhador este Natal

Os trabalhadores do grupo Jerónimo Martins, que engloba o Pingo Doce e Recheio vai ser apoiados neste início de dezembro...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Trânsito condicionado após acidente na Avenida Marechal Humberto Delgado (VÍDEO)

Um acidente rodiviário está a condicionar o trânsito na Avenida Marechal Humberto Delgado, que atravessa o centro da cidade de...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES