Siga-nos nas redes

Guimarães

Tragédia na Mealhada: Guimarães chora a morte de três filhos da terra

Publicado

em

FOTOS: FACEBOOK

O concelho de Guimarães está em choque com a morte de três pessoas devido a um trágico acidente que vitimou três filhos da terra. O autocarro onde seguiam na A1, ontem, partiu da freguesia de Figueiredo, Guimarães, rumo ao Santuário de Fátima.

Na colisão contra um poste morreram o motorista, uma catequista que ia a rezar o terço ao microfone na zona frontal do autocarro e um homem que habitualmente enjoava nas viagens e pediu para ir nos bancos frontais.

António Araújo (no meio da foto) é uma das vítimas mortais. Motorista e proprietário da empresa de autocarros Roda do Rei, tinha cerca de 60 anos, e era habitual ser ele a transportar os habitantes daquela freguesia durante os passeios anuais a Fátima.

Outra das vítimas é Emília Castro. Terá morrido por se encontrar na frente do autocarro a rezar o terço. Catequista e elemento do grupo coral, deixa duas filhas já adultas e um rapaz, ainda menor, avança “O Minho”. Trabalhava na empresa têxtil Somelos, em Guimarães.

A terceira vítima mortal, um homem, com cerca de 70 anos, também residia em Figueiredo, e acabou por morrer por estar no banco da frente, uma vez que enjoava nas viagens.

A circulação na A1 foi restabelecida depois de ter estado interdita ao longo de várias horas por causa do acidente que para além dos 3 mortos, causou ainda 5 feridos graves, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Hospital de Guimarães vai tratar de doentes com cancro em suas casas

Publicado

em

O Hospital de Guimarães lançou hoje o OncoConsigo, um projeto “inovador” que visa a prestação de cuidados a doentes oncológicos no domicílio, promovendo a qualidade de vida do paciente e a “humanização” dos serviços prestados.

“Este projeto pretende levar a atividade que desenvolvemos no hospital de dia de oncologia, em ambulatório, à casa do doente. No fundo é: não vamos aumentar aquilo que já fazemos, mas vamos melhorar o tipo de prestação de cuidados ao doente. Acreditamos que podemos fazê-lo de uma forma mais confortável, na casa do doente, caso esteja interessado e veja isso como benéfico para si e para a sua realidade”, explicou à agência Lusa a diretora do Serviço de Oncologia (SO) do Hospital de Guimarães, Camila Coutinho.

O OncoConsigo consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos, nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, de hormonoterapia e de terapêuticas de suporte.

“Como serviço, temos uma identidade que vamos desenvolvendo em função das necessidades dos doentes e focando nas necessidades dos doentes. Portanto é: vamos ter consigo, vamos mais perto dos doentes, é muito na linha da humanização dos cuidados. E também OncoConsigo porque, profissionais, doentes e cuidadores juntos conseguem ultrapassar os desafios que esta doença oncológica impõe”, sublinha a diretora do SO do Hospital de Guimarães, no distrito de Braga.

A próxima etapa do projeto passa por ir “para o terreno” com o objetivo de se fazer um levantamento e uma avaliação por parte dos profissionais de saúde.

“Estivemos a delinear o projeto. Agora vamos, numa primeira fase, para o terreno e temos uma prova de conceito para avaliarmos de que recursos necessitamos para tratar quantos doentes. Vamos para o terreno em fevereiro, março, até junho. Em junho vamos avaliar os resultados e, aí sim, mais concretamente, vamos ter a noção de: para tratar este volume de doentes, precisamos deste tipo de recursos”, acrescentou a responsável clínica.

A diretora do SO do Hospital de Guimarães diz que “ainda é cedo” para quantificar os doentes que vão conseguir tratar no domicílio, mas espera que o projeto OncoConsigo possa vir a ser replicado noutras unidades de saúde do país.

“Nesta fase, vamos ter duas manhãs e duas tardes da nossa normal atividade, vamos alocar profissionais a este projeto, mas estamos ainda numa fase de avaliar e de criar evidências na nossa população de que conseguimos efetivamente acrescentar valor, para depois implementar no terreno, e até, quem sabe, outras unidades, poderem também implementar este tipo de prestação de cuidados”, frisou Camila Coutinho.

Em comunicado, o Hospital de Guimarães refere que a equipa OncoConsigo é composta por enfermeiros e médicos do Serviço de Oncologia e por farmacêuticos dedicados a esta área, contando também com o apoio de vários profissionais envolvidos no tratamento dos doentes oncológicos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Chamas consomem veículo em Guimarães

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num veículo ligeiro, na Rua da Pisca, na freguesia de Creixomil, em Guimarães.

Para o local foram destacado quatros operacionais e uma viatura dos bombeiros.

O alerta foi registado cerca das 09:30.

Foto: Antônio Gonçalves/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Ponte em Guimarães cortada devido à subida das águas do rio Ave

Publicado

em

A ponte que liga as freguesias de Barco e Santa Eufémia, em Guimarães, está cortada ao trânsito devido à subida do caudal do rio Ave, disse hoje fonte autárquica.

Segundo o presidente da Junta de Barco, Luís Pereira, o corte do trânsito foi efetuado pelas 22:00 de quinta-feira.

“Entretanto, a água subiu ainda mais e neste momento já atinge a altura das grades da ponte”, referiu, à Lusa.

O autarca sublinhou que o corte da ponte causa um “grande impacto” na circulação rodoviária, até porque aquela ponte serve o parque industrial da Gandra, na freguesia de Barco.

Oito distritos do Norte e Centro de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Os avisos por causa da chuva estão ativos até às 09:00 de hoje e, depois, estendem-se à passagem de ano em Braga, Viana do Castelo e Porto (das 18:00 de sábado às 09:00 de domingo), assim como Aveiro (22:00 de sábado às 12:00 de domingo). No primeiro dia do ano (09:00/18:00) está ativo um aviso amarelo em Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra.

O IPMA também colocou sob aviso amarelo, mas por causa do vento, desde o final de dia de hoje e até à manhã de sábado, os distritos do Porto, de Aveiro, de Braga e de Viana do Castelo.

Há ainda avisos amarelos ativos para a entrada do novo ano em Leiria, Viana do Castelo e Porto.

Foto: Ilustratíva/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Agente da PSP agredido com enxada em Guimarães

Publicado

em

Um agente da PSP hospitalizado, este domingo, cerca das 20:00, depois de ter sido agredido com uma enxada, enquanto respondia a um pedido de auxílio para entrega de medicamentos, em Guimarães.

A vítima recebeu tratamento hospitalar e ficou impedida de trabalhar.

O suspeito foi detido pelas autoridades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Empresa de calçado de Guimarães volta a oferecer um salário extra a todos os colaboradores este Natal

Publicado

em

A empresa de Guimarães AMF Shoes dedicada ao calçado volta a oferecer, em 2022, um salário extra aos seus colaboradores, que totalizam mais de uma centena.

Esta é a forma encontrada pelo fundador Albano Miguel Fernandes para agradecer o empenho demonstrado durante os restantes dias do ano e dividir os lucros desse esforço.

Em declarações ao jornal O Minho, Orlando Andrade, diretor de marketing da empresa, garantiu que este é um hábito a manter, até porque este 15.º salário já se encontra estabelecido no sistema de pagamento da empresa dedicada ao calçado profissional.

Considerando os seus colaboradores “elementos fundamentais” para o sucesso desta estrutura, a empresa equaciona ainda “a possibilidade de oferecer um vale aos filhos dos trabalhadores, que será sempre um pequeno extra para ajudar no Natal, a ver se conseguimos ajudar um pouco nesta tendência de inflação dos preços e aumento do custo de vida”.

Tudo isto para além do jantar anual do coletivo, pago pela empresa, assim como a roupa e brindes oferecidos aos colaboradores e às suas famílias neste dia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Camião de lenha tomba na EN206 em Ronfe após despiste

Publicado

em

Um veículo pesado que carregava lenha ficou tombado, na tarde desta quarta-feira, na Estrada Nacional 206, em Ronfe, que liga Guimarães e Famalicão.

Nenhum ferido foi registado neste acidente.

O trânsito ficou condicionado no local, enquanto a viatura foi removida.

Foto: Luís Silva /DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Enterro do Pinheiro trouxe os tradicionais bombos e foliões à cidade de Guimarães (VÍDEO)

Publicado

em

E foi assim esta terça-feira, 29 de novembro, data em que se assinalou mais uma Noite do Pinheiro, a festa que dá o mote para o início das populares Festas Nicolinas de Guimarães.

Acompanhado pelo som dos bombos tocados pelos participantes e o célebre pinheiro, cortado durante a tarde do mesmo dia” atravessou as ruas da cidade atrelado a um carro de bois tradicional.

Como é habitual, os foliões acompanharam o tronco da árvore até ao local, já preparado, com um furo no solo para a receber.

As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S. Nicolau.

O Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau e assinalam o momento em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas se reúnem para jantar nos restaurantes da cidade.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ciclista fez trajeto entre Braga e Guimarães em menos tempo do que o comboio. Diferença de 1 hora e 3 minutos

Publicado

em

Visando cimentar a proposta da implementação de uma ligação ferroviária direta entre as cidades de Guimarães e Braga, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, o PCP decidiu testar a ligação existente, realizando, em simultâneo, uma viagem de bicicleta, entre as mesmas cidades, de modo a poder comparar as duas experiências.

Na iniciativa participaram, entre outros eleitos e dirigentes do PCP, Bárbara Barros, Vereadora da Câmara de Braga, e Torcato Ribeiro, membro da Assembleia Municipal de Guimarães. O trajecto de bicicleta foi feito por João Oliveira.

A delegação do PCP apanhou o comboio em Braga pelas 11h34m, fazendo transbordo para Guimarães em Lousado. A chegada a Guimarães foi às 13h52. A viagem demorou 2h18 minutos.

O “ciclista” partiu também da Estação Ferroviária de Braga às 11h34, fez o percurso pela estrada nacional , tendo chegado à Estação de Guimarães às 12h49. A viagem demorou 1h15 minutos, menos 1h03minutos.

Para o PCP, “a falta de ligação direta entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte, na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com o tempo gasto pelo itinerário atual. Este facto constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário na região de Braga. Note-se que aquando da modernização recente nas duas linhas que servem Braga e Guimarães, nem tampouco se acautelou a localização das duas estações de modo a facilitar um futuro fecho da malha”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Guimarães: Jovens detidos pela PSP com com haxixe e 25 mil euros, após soferem acidente

Publicado

em

Três jovens foram detidos por tráfico de droga, após terem sofrido um acidente rodoviário, na noite de segunda-feira, em Guimarães, informou hoje a PSP, em comunicado.

Os detidos, com idades entre os 23 e 28 anos, foram apanhados com vários fardos de haxixe, num total de sete quilos, o que daria, segundo a PSP, para 14.824 doses. Tinham ainda 25 mil euros em numerário.

No decorrer da operação, os agentes da PSP apreenderam ainda 189 doses de cocaína, 12,4 gramas de anfetaminas, 39,70 gramas de liamba, 0,70 gramas de um produto suspeito de ser “blum”, uma balança de precisão, vários recortes e plástico utilizados normalmente para acondicionar/dosear estupefacientes, cinco telemóveis e duas viaturas.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Famalicão para aplicação das medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

PJ deteve quatro membros de família suspeitos de tentar matar vizinho em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro membros de uma família suspeitos de agressões, com arma branca, a um vizinho num bairro em Guimarães, no distrito de Braga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que os suspeitos são três homens, de 16, 21 e 42 anos, e uma mulher, de 39.

Os factos ocorreram em Guimarães e tiveram dois “episódios”, o primeiro dos quais no final da tarde de 13 de setembro.

“Após um desentendimento entre o grupo em que se integravam os agora detidos e um residente no mesmo bairro, na entrada para o bloco onde este último reside, existiu confronto físico entre os diferentes indivíduos, do qual resultaram ferimentos graves, produzidos por arma branca, na vítima, que foi hospitalizada em estado considerado grave”, refere.

Acrescenta que alguns dos agressores também recorreram ao hospital, igualmente com ferimentos por arma branca, avaliados como de menor gravidade.

No segundo episódio, registado em 05 de outubro, no mesmo local, a vítima foi emboscada pelos suspeitos e novamente agredida, várias vezes, com arma branca, sendo hospitalizada em estado grave.

Indiciados por homicídio qualificado, na forma tentada, os detidos vão ser presentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Secretário de Estado do Planeamento discute Plano de Recuperação e Resiliência do concelho em Esmeriz

O partido Socialista realiza-se no dia 18 de fevereiro um colóquio para discussão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Despiste de ligeiro faz um ferido em Novais

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, após o despiste de um veículo ligeiro na Rua das...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Arnoso Santa Eulália

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta segunda-feira, na cozinha de uma habitação na rua da Igreja, na freguesia...

Famalicãohá 14 horas

Transdev diz que greve teve adesão abaixo dos 10%. Sindicato aponta para 95% em Guimarães

O grupo de transportes Transdev diz que a greve de hoje “teve uma adesão de 9,61%”, enquanto o sindicato indicou...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão iniciou hoje a a recuperação da Bacia Hidrográfica do Ave

No final deste ano, os famalicenses vão poder desfrutar de mais 20 quilómetros de zonas ribeirinhas totalmente recuperadas. A Câmara...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Um ferido grave após colisão entre mota e veículo ligeiro em Avidos

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Galheiros são tradição ancestral e voltam a arder em Fradelos

A Queima do Galheiro, na freguesia de Fradelos, volta ser realizada na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão quer devolver o rio Pelhe à comunidade

Arrancaram esta segunda-feira, em Famalicão, as obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave.  Este projeto resulta de...

Famalicãohá 16 horas

Leonel Rocha apresenta recandidatura à Junta de Freguesia de Ribeirão este sábado

Leonel Rocha, da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, que recentemente se demitiu da presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Sortudo ganha 77.777 euros com raspadinha de 5 em Cabeçudos

Um sortudo ganhou,«, 77,777 euros numa raspadinha na freguesia de Cabeçudos, em Famalicão, com uma aposta de apenas 5 euros....

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES