Siga-nos nas redes

Desporto

Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

Publicado

em

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.

A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.

Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta na presente Taça do Mundo, depos da conquistada no sabado na prova de K1 1.000, numa competição em que Portugal conta ainda com uma medala de bronze, conquistada por Teresa Portela na Final A dos K1 500 metros, igualmente no sábado.

Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

FC Famalicão e Trofense passam a integrar a direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Publicado

em

Famalicão, Portimonense, Trofense, Estrela da Amadora e Farense integram a direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a época 2022/23, que ficou definida após a eleição que decorreu hoje, anunciou o organismo, em comunicado.

Além do presidente da LPFP, Pedro Proença, e do representante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mantêm-se na direção as sociedades desportivas de FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães.

A estes três clubes, juntam-se Famalicão e Portimonense, cujas sociedades foram “cooptadas enquanto representantes do principal escalão do futebol profissional”, no caso a I Liga.

Em representação dos emblemas da II Liga foram eleitos Trofense, Estrela da Amadora e Farense.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Conceição e Darwin foram o melhor treinador e jogador da I Liga em 2022

Publicado

em

Sérgio Conceição, campeão pelo FC Porto, e Darwin Núñez, que jogou no Benfica, foram hoje eleitos melhor treinador e futebolista da edição 2021/22 da I Liga, na cerimónia do sorteio das competições profissionais de 2022/23, no Porto.

O técnico, de 47 anos, bateu Ricardo Soares (Gil Vicente) e Rúben Amorim (Sporting) na votação efetuada pelos seus homólogos e ‘capitães’ dos 18 clubes primodivisionários, ao passo que o avançado internacional uruguaio, de 23 anos, que já estava englobado na equipa do ano, suplantou Ricardo Horta (Sporting de Braga) e Vítor Ferreira (FC Porto).

Sérgio Conceição recebeu o prémio ‘Vítor Oliveira’ pela terceira ocasião, após 2017/18 e 2019/20, épocas em que também conduziu os ‘dragões’ à conquista do título nacional, sucedendo a Rúben Amorim, vencedor do mesmo galardão em 2020/21 pelos ‘leões’.

“Estou cá para receber o prémio, mas podiam estar 60 pessoas que trabalham no [centro de estágios do] Olival diariamente e que permitiram conquistar este título tão saboroso e apetecível. Se foi o campeonato que deu mais prazer? Ganhar dá-me sempre prazer e todos os títulos são diferentes. O primeiro foi muito importante por tudo aquilo que o FC Porto vivia naquele momento, não só a nível desportivo, mas também pelas dificuldades financeiras, que continua a ter”, expressou o técnico, numa reação à distinção recebida.

Além da vitória em pleno Estádio da Luz ante o Benfica (1-0), à 33.ª e penúltima ronda, com um golo do defesa nigeriano Zaidu, aos 90+4 minutos, que ‘selou’ o 30.º título dos ‘dragões’, Sérgio Conceição lembrou a reviravolta na casa do Estoril Praia (3-2), à 17.ª.

“Conheço a forma determinada e ambiciosa como os meus jogadores trabalham e esse jogo foi a confirmação disso, mas também percebi que iríamos ter muitos desafios pela frente. Tínhamos o mercado de janeiro a aproximar e não nos podemos esquecer que saíram três jogadores importantíssimos, que foram só os últimos melhores jogadores da nossa Liga, como [Jesús] Corona, Sérgio Oliveira e Luis Díaz. [O título] É um trabalho principalmente dos jogadores e das pessoas que trabalham com esta equipa técnica, composta por gente muito competente e que dá diariamente o seu melhor”, adicionou.

Já Darwin Núñez, recentemente transferido para os ingleses do Liverpool, foi o melhor marcador da I Liga em 2021/22, com 26 golos, tendo recebido uma inédita distinção de melhor jogador, um ano depois do compatriota Sebastián Coates, ‘capitão’ do Sporting.

“Estou muito feliz por ter sido considerado o melhor jogador da I Liga, na qual estive bastante bem e aprendi muitas coisas. É uma competição muito boa para os jogadores jovens continuarem a aprender e a somar experiência, tal como aconteceu comigo, tendo em vista o ‘salto’ para um [clube] grande da Europa. Muito obrigado a todos”, comentou.

Conquistada por Pedro Gonçalves nas últimas duas temporadas ao serviço de Famalicão e Sporting, a distinção de melhor jogador jovem foi atribuída ao médio internacional luso Vítor Ferreira, que recentemente se transferiu para o Paris Saint-Germain.

“Queria agradecer aos ‘capitães’ e treinadores que votaram. É um orgulho receber este prémio, que irá ficar para o resto da minha vida. Resta-me também agradecer a todos os meus colegas e equipa técnica, que tirou o melhor de mim. Nada disto aconteceria sem o sucesso coletivo que tivemos. Estou feliz, muito realizado e agradeço o prémio”, referiu.

Na II Liga, Filipe Martins (Casa Pia) e Henrique Araújo (Benfica B) ganharam os prémios de treinador e jogador jovem do ano, respetivamente, com Guga (Rio Ave) a bater João Teixeira (Desportivo de Chaves) e Saviour Godwin (Casa Pia) enquanto melhor jogador.

Benfica e Trofense, em termos coletivos, bem como o guarda-redes internacional grego Odysseas Vlachodimos (Benfica) e Mika (Académica), no capítulo individual, impuseram-se nos prémios de ‘fair play’, que prestam homenagem ao falecido ex-‘guardião’ Neno.

Em matéria de golos, sobressaíram um ‘chapéu’ ainda antes da linha de meio-campo do avançado brasileiro André Silva, no triunfo do Arouca sobre o Gil Vicente (2-1), da 28.ª ronda da I Liga, e um remate de ‘bicicleta’ do dianteiro luso-cabo-verdiano Fábio Fortes, perto do fim da derrota da Académica ante o Nacional (1-2), na 10.ª jornada da II Liga.

Entre outros reconhecimentos, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deu o prémio Prestígio a Tiago Craveiro, que passou a administrador da UEFA, após 10 anos como diretor-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), destinando o galardão Mérito Fundação à Fundação Benfica, responsável pela iniciativa “Juntos pela Ucrânia”.

Os prémios individuais relativos à última edição da I e II Ligas foram entregues durante a cerimónia ‘Kick-Off 2022/23’, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, marcada igualmente pelo sorteio do calendário dos dois campeonatos profissionais para 2022/23.

Na próxima época vai iniciar o ‘Talent Legends’, diversificado programa de eventos que visará reconhecer jogadores e treinadores com impacto nas duas principais provas sob alçada da LPFP, em simultâneo com a primeira edição do circuito nacional de ‘Legends’.

Lista de premiados:

– Melhor futebolista da I Liga: Darwin Núñez (Benfica).

– Melhor futebolista da II Liga: Guga (Rio Ave).

– Melhor treinador da I Liga: Sérgio Conceição (FC Porto).

– Melhor treinador da II Liga: Filipe Martins (Casa Pia).

– Melhor jogador jovem da I Liga: Vítor Ferreira (FC Porto).

– Melhor jogador jovem da II Liga: Henrique Araújo (Benfica B).

– Jogador mais disciplinado da I Liga: Odysseas Vlachodimos (Benfica).

– Jogador mais disciplinado da II Liga: Mika (Académica).

– Equipa mais disciplinada da I Liga: Benfica.

– Equipa mais disciplinada da II Liga: Trofense.

– Golo do ano da I Liga: André Silva (Arouca).

– Golo do ano da II Liga: Fábio Fortes (Académica).

– Prestígio: Tiago Craveiro.

– Mérito Fundação Liga Portugal e Santa Casa Misericórdia de Lisboa: Fundação Benfica.

– Parceiro Oficial: Bwin.

– Media Partner: SIC.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Owen Beck do Liverpool deverá vir para o Famalicão apesar do interesse de franceses e italianos

Publicado

em

O promissor lateral esquerdo do Liverpool Owen Beck estará prestes a ser emprestado ao Famalicão, por uma época, diz a imprensa internacional, apesar do interesse de outros clubes, ingleses, franceses e italianos.

Os “Reds” consideram a oportunidade de Owen jogar no estrangeiro como positiva.

Vários clubes da Liga Inglesa estão interessados, mas acredita-se que o Famalicão seja o destino do jovem.

Beck jogou duas vezes na primeira equipa de Jürgen Klopp na Taça Carabao, na época passada.

Ele foi um substituto tardio nas vitórias contra o Preston e Leicester.

Em 20 jogos da Premier League 2 durante a época 2021-22, Beck contribuiu com um golo e três assistências.

Foi também um jogador chave na corrida do Liverpool para os quartos-de-final da UEFA Youth League, onde participou em seis jogos.

Beck já revelou como pretende imitar Andy Robertson, que descreveu como o melhor lateral esquerdo do futebol mundial.

No website do Liverpool, Owen disse que: “Estou a observá-lo e a tentar escolher partes do seu jogo que eu possa tentar acrescentar ao meu jogo.

“Na minha opinião, ele é, neste momento, o melhor lateral esquerdo do mundo”.

“Por isso é óptimo tê-lo à minha frente e ter a oportunidade de treinar com ele”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão já conhece a data para os jogos na I Liga para a época 2022/2023

Publicado

em

Ficou conhecido, esta terça-feira, o sorteio dos jogos para a I Liga de futebol português, a disputar na época de 2022/2023.

O FC Famalicão inicia o seu percurso já no próximo dia 07 de agosto, num domingo, numa deslocação ao estádio do Estoril Praia.

Seguem-se dois grandes duelos minhotos, primeiro com o Braga e depois em casa do Gil Vicente.

Em setembro recebe o Benfica e passado um mês recebe o Sporting.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão renova com Samuel Lobato até 2026

Publicado

em

A SAD do Futebol Clube de Famalicão informa ter chegado a acordo para a
renovação de contrato com Samuel Lobato. O médio estendeu a ligação ao
nosso clube por mais quatro temporadas, ou seja, até ao final da época
2025/2026.
Samuel Lobato, de 20 anos, assinou pelo Futebol Clube de Famalicão na
temporada transata, durante a qual integrou o plantel da equipa principal e
disputou a Liga Revelação pela equipa sub-23.

“Esta renovação é uma prova da confiança que o clube tem em mim. Compete-
me agora provar em campo os motivos para esta renovação”, referiu o médio,

que manifestou estar “com enorme vontade de mostrar o que valho e ajudar o
clube”.
Descrevendo-se como “um jogador que pensa sempre no coletivo”, Samuel
Lobato deseja “realizar o máximo de jogos possível” e mostra-se satisfeito por
representar um “clube com adeptos incansáveis e que proporcionam uma
atmosfera muito boa”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão garante primeiros lugares na VII Meeting Internacional Senhora da Agonia

Publicado

em

No passado sábado, 2 de julho, decorreu a sétima edição da Meeting Internacional Sra. da Agonia, organizada pela Associação de Natação do Minho, e que contou com a participação de 180 nadadores, em representação de 38 clubes.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: PatinAve arrecada 14 medalhas no Torneio de Verão do Minho

Publicado

em

A Academia de Patinagem do Ave (PatinAve) participou no Torneio de Verão da Associação de Patinagem do Minho. O torneio dividiu-se em duas partes – o fim de semana de 25 e 26 de junho, em Fão, e o fim de semana de 2 e 3 de julho, em Arcos de Baúlhe, num total de 44 provas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

A palavra “Famalicão” foi uma das mais mencionadas no Twitter este domingo

Publicado

em

Os rumores da contratação de Owen Beck, defesa esquerdo do Liverpool, assim como de Guga, avançado do FC Porto (já confirmado) e da oficialização da jogadora Daniela Silva pelo SLB, colocaram a palavra “Famalicão” como um dos termos mais mencionados e pesquisados no Twitter, este fim de semana.

Antes dos rumores que indicavam que estaria perto a oficialização de Guga e a confirmação de Daniela Silva o nome da cidade cimentou-se como um dos termos mais procurados devido à possibilidade da transferência do jovem futebolista Owen Beck, muito comentada também por utilizadores do Reino Unido que especulam sobre as vantagens e desvantagens do possível contrato.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Inês e Tânia do Liberdade FC medalhadas no campeonato distrital absoluto

Publicado

em

Disputou-se nos dias 1 e 2 de julho, na Pista do Estádio 1º de Maio, em Braga, os Campeonatos Absolutos do Norte, e em simultâneo, o Campeonato Regional Absoluto da Associação de Atletismo de Braga.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

Publicado

em

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”, apesar da derrota na final do Europeu.

“Mereciam [a taça], conquistaram a nossa admiração”, reagiu Ana Catarina Mendes, através da conta oficial do Ministério na rede social Twitter.

Na mesma nota, acompanhada de uma fotografia das jogadoras portuguesas de futsal, as mesmas são identificadas como heroínas, “mulheres de grande coragem, de sentimentos ou virtudes excecionais” e “mulheres que provocam admiração”.

A seleção feminina portuguesa de futsal perdeu hoje em Gondomar a final do Europeu de futsal diante da Espanha, por 4-1 no desempate por grandes penalidades, depois de igualdades a 2-2 no tempo regulamentar e a 3-3 no prolongamento.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, comentou o desfecho da final, dizendo que o mesmo em nada altera “a crença no trabalho e consistente” da seleção.

“[O vice-título] não deixa de ser um novo momento de afirmação do desporto feminino numa sociedade em que a igualdade ainda tem caminho por fazer e para o qual a federação continuará a contribuir da forma mais ativa possível”, assinalou ainda Fernando Gomes, que endereçou igualmente os parabéns à Espanha.

Espanha revalidou hoje o título de campeão europeu de futsal feminino, ao vencer Portugal, mantendo o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 15 minutos

300 cavalos garranos vão ajudar a prevenir incêndios na Serra da Cabreira

Perto de 300 cavalos garranos vão ajudar a prevenir incêndios na serra da Cabreira, concelho de Vieira do Minho, distrito...

Famalicãohá 49 minutos

Famalicão: PAN questiona Câmara Municipal sobre centrais fotovoltaicas no concelho

A Comissão Política da Concelhia do Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal de Famalicão no...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Casa e aqueduto em Castelões classificados como monumentos de interesse público

 A Casa da Quinta de Santiago e o respetivo aqueduto, na freguesia de Castelões, concelho de Vila Nova de Famalicão,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão sob “Aviso Amarelo” devido ao calor esta quinta-feira. São esperados 35.º graus

Famalicão está, esta quinta-feira, sob Aviso Amarelo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o...

Famalicãohá 2 horas

Brisa compra Centro de Inspeções de Famalicão por preço não divulgado

A empresa de inspeção técnica de automóveis Controlauto, do grupo Brisa, anunciou hoje ter chegado a acordo para a aquisição...

Famalicãohá 4 horas

Roteiro Associativo.

Esta semana em destaque, a Marcha da Lagoa. Vencedora das Marchas Antoninas 2022.

Bragahá 16 horas

Homem encontrado morto no Rio Cávado entre Braga e Vila Verde

Um homem foi hoje encontrado morto no rio Cávado, numa zona entre Braga e Vila Verde, desconhecendo-se ainda as circunstâncias...

Bragahá 17 horas

Imobiliária investe 25 milhões em fábrica de casas sustentáveis em Esposende e cria 50 postos de trabalho

O promotor imobiliário Vanguard Properties investiu 25 milhões de euros numa fábrica de casas sustentáveis em Esposende, que vai criar,...

Paíshá 19 horas

Verão: Portugal sob temperaturas máximas elevadas nos próximos dias

Todos os distritos de Portugal continental, exceto Faro, vão estar quinta e sexta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente,...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Veículo incendeia-se junto às portagens, na freguesia de Cruz

Um veículo ligeiro incendiou-se, na tarde desta quarta-feira, nas imediações das portagens na freguesia de Cruz, no sentido Braga-Famalicão. Deste...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES