Siga-nos nas redes

País

Governo anuncia nova série de Certificados de Aforro.

Publicado

em

O Ministério das Finanças anunciou, esta sexta-feira, que aprovou a “criação da ‘Série F’ de Certificados de Aforro”, que irá substituir a ‘Série E’. O anúncio surge após ter sido revelado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) que “a subscrição de Certificados de Aforro (CA) da série E foi suspensa”.

Segundo o ministério tutelado por Fernando Medina, a subscrição para a nova série estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 5 de junho.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da sua Famatv, também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“A nova Série permitirá a aplicação da poupança por um prazo mais longo, 15 anos, e prevê uma remuneração crescente ao longo do tempo, através de um prémio de permanência”, acrescentou o Ministério das Finanças, num comunicado enviado às redações.

A tutela acrescenta ainda que, “nos termos da portaria a publicar em Diário da República, a taxa base aplicável à ‘Série F’ é determinada mensalmente, no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte”.

A taxa base corresponde “à média dos valores da Euribor a três meses observados nos 10 dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal”, mas “não poderá ser superior a 2,50% nem inferior a 0%”.

No seu lançamento, a taxa base da nova série F será de 2,5% e a “estrutura de prémios de permanência crescentes começa em 0,25% entre o 2.º e o 5.º anos”, permitindo “atingir 1,75% adicionais à taxa base nos últimos 2 anos do prazo máximo de subscrição”.

Em relação à Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) da nova série, “considerando os prémios de permanência, é muito semelhante à rentabilidade obtida atualmente com Obrigações do Tesouro para o mesmo prazo de 15 anos.”

O ministério assegura ainda que a “criação da nova série F realinha a remuneração dos certificados de aforro com a remuneração das restantes fontes de financiamento da República Portuguesa” e “além de promover a coerência da remuneração entre os vários instrumentos de financiamento,” permitirá ainda “distribuir de forma mais equilibrada as amortizações de dívida por diferentes anos, assim contribuindo para a gestão prudente da dívida pública”.

“A portaria estabelece ainda que o mínimo de certificados por conta de aforro é de 100 unidades e o máximo será de 50.000 unidades. Adicionalmente, a portaria define um máximo de certificados da ‘série F’ acumulado com certificados da ‘série E’ por conta aforro – 250.000 unidades”, anunciou o Governo.

Na mesma nota, o Ministério das Finanças explicou também que “os limites de subscrição da nova Série têm por fim contribuir para a eficiência e sustentabilidade da dívida pública portuguesa, podendo ser ajustados, caso tal venha a revelar-se compatível com o objetivo de gestão prudente da dívida pública”.

Em janeiro, o valor aplicado em Certificados de Aforro atingiu o máximo desde 1998, ascendendo a 22.534 milhões de euros, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

A série E tem tido muita procura, segundo os dados, com um juro calculado com base numa fórmula que não pode resultar numa taxa base superior a 3,5%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Conheça a “nova” Biblioteca Municipal que reabre esta quinta-feira

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco reabre as portas esta quinta-feira (28 de setembro de 2023), dia em que Famalicão...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Conheça aqui o cartaz de atividades para a Feira Grande de S. Miguel

A Feira Grande de S. Miguel, instituída em 1205 por decreto do rei D. Sancho I quando concedeu o Foral...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Casa das Artes apresenta filme-concerto nos 25 anos do Cineclube de Joane

O Cineclube de Joane celebra o 25º aniversário e vai comemorar com cinema, música, champanhe e bolo, no pequeno auditório...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Vimaranenses “Theo” trazem rock alternativo à Casa do Artista Amador este sábado

A noite deste sábado será dedicada ao rock alternativo, na Casa do Artista Amador, na freguesia do Louro, em Famalicão,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão espera quinta-feira de sol com céus parcialmente nublados

Esta será uma quinta-feira de sol, embora com céus ligeiramente nublados, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: CITEVE apresenta DIGI4FASHION: Polo de Inovação Digital da Moda a 03 de outubro

O CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, localizado em Famalicão, realiza, no dia 03 de outubro (terça-feira) a apresentação...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Alunos dos cursos profissionais da D. Sancho I realizam estágio em Ibiza

Seis jovens recém-graduados dos cursos profissionais do Agrupamento de escolas D. Sancho I estão a participar num estágio de três...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Alunos do 1.º ciclo de Mogege recebem vale de 15 euros para comprar material escolar

Os alunos do 1.º ciclo da Escola Boca do Monte, na freguesia de Mogege, do concelho de Famalicão, receberam, da...

Famalicãohá 7 horas

FC Famalicão disputa 3.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Camacha

Já ficaram conhecidos, na tarde desta quarta-feira, os jogos referentes à terceira eliminatória da Taça de Portugal, onde está incluído...

Desportohá 7 horas

Prova Famalicão-Joane vai condicionar trânsito em diversas vias este domingo

Estarão condicionadas ao trânsito, este domingo, diversas vias da freguesia de Vermoim, devido à realização do evento desportivo Famalicão-Joane. A...

Arquivo

Mais Vistos