Siga-nos nas redes

País

Marcelo afirma que doença do primeiro-ministro “não é nada de preocupante ou de grave”

Publicado

em

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que o problema de saúde do primeiro-ministro “não é nada de preocupante ou de grave”, mas sublinhou que a presença de António Costa nas cerimónias do 10 de junho seria “uma insensatez”.

Em declarações aos jornalistas, em Braga, Marcelo disse que o médico aconselhou António Costa a “dois a três dias” de repouso, contados a partir de hoje.

“Não é nada de preocupante ou de grave”, garantiu, afirmando pensar que não é covid-19 e que acontece a todos problemas febris ou de indisposição.

Assim, o primeiro-ministro já não receberá hoje o Presidente polaco, ao mesmo tempo que cancelou a sua deslocação a Braga e a Londres para as comemorações do Dia de Portugal.

Marcelo lembrou que o programa das comemorações é “pesado e muito intenso”, pelo que “seria uma insensatez” a participação do primeiro-ministro.

O chefe de Estado disse ainda que soube “indiretamente” da doença do primeiro-ministro, sublinhando que não iria “incomodar” o chefe do Governo nesta situação.

Adiantou que ainda não sabe quem substituirá o primeiro-ministro nas comemorações.

“Se acontecesse a mim, seria um bocado mais complicado”, concluiu.

O primeiro-ministro cancelou por motivos de saúde a sua participação nas comemorações do 10 de Junho em Braga e em Londres, entre sexta-feira e sábado, de acordo com um comunicado do gabinete de António Costa.

“O gabinete do primeiro-ministro informa que o primeiro-ministro não poderá estar presente nas Comemorações Oficiais do 10 de junho por motivos de saúde”, refere o comunicado.

A mesma fonte acrescentou que o problema de saúde de António Costa “não é grave”, mas já esteve na origem da opção tomada pelo primeiro-ministro, na quarta-feira, de cancelar a sua agenda em Santarém.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Idosos com Complemento Solidário têm desconto de 50% nos medicamentos a partir de hoje

Publicado

em

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.

“Com esta alteração, introduzida no âmbito do programa SIMPLEX, os beneficiários deste apoio ficam automaticamente dispensados do pagamento de 50% da parcela não comparticipada no preço dos medicamentos”, refere um comunicado conjunto das áreas governativas da Digitalização e Modernização Administrativa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e da Saúde,

Até agora este desconto era feito através de um pedido de reembolso.

A partir de hoje, os utentes deixam de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde, de requerer os Benefícios Adicionais de Saúde (desconto de 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado), e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI.

A medida entra hoje em vigor em Portugal continental e resulta da aplicação de procedimentos eletrónicos que permitem que todas as pessoas abrangidas tenham acesso imediato e automático ao benefício.

Além do apoio nos medicamentos, cuja atribuição passa a ser automática no ato da compra, os beneficiários do CSI continuam a ter direito ao reembolso das despesas que tenham com a aquisição de óculos e lentes (75% da despesa, até ao limite de 100 euros, de dois em dois anos) e com a aquisição de próteses dentárias removíveis (75% da despesa, até ao limite de 250e e, de três em três anos).

Estes beneficiários podem ainda aceder, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista, entre uma lista de profissionais de saúde oral disponível no centro de saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Governo vai devolver a receita adicional do IVA dos combustíveis com novo desconto

Publicado

em

O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que se traduzirá numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo na gasolina.

“No quadro de evolução dos preços, o Governo determina a devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, tendo por referência os valores anteriores ao conflito na Ucrânia, traduzindo-se numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina”, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

Segundo o executivo, o desconto no ISP “ascende assim a 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e a 16,3 cêntimos por litro na gasolina”, sendo que, “tendo em conta todas as medidas em vigor, a redução de impostos é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasolina mais cara um cêntimo esta segunda-feira

Publicado

em

O preço dos combustíveis volta a alterar-se, esta segunda-feira, com tendências distintas para os dois tipos de combustíveis mais utilizados.

Assim, os condutores que se dirijam, no dia de hoje, aos postos de abastecimento, irão encontrar o preço da gasolina mais caro um cêntimo, enquanto que o preço do gasóleo revela uma descida no mesmo valor.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 segundos

Famalicão: Lameiras recebem palestra “A importância do papel do Cuidador Informal na Demência”

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Associação de Moradores das Lameiras convida toda a...

Famalicãohá 5 minutos

Famalicão: Dois condutores detidos com excesso de álcool este fim de semana

Este fim de semana, dois condutores, com 64 e 46 anos, foram detidos pela PSP, em Famalicão, por condução de...

Desportohá 8 minutos

Famalicão: Afonso Gouveia, Emma Delphi e Marco Ferreira são os grandes vencedores desta época da Liga de Ténis de Famalicão

Depois de terminada a época da Liga de Ténis do Concelho de Famalicão, já foram premiados os atletas que mais...

Desportohá 19 minutos

Famalicão: Riba d’Ave HC conquista 3.º lugar no Torneio Cidade de Valongo

Os atletas do Riba d’Ave HC encerraram, este sábado a pré temporada 2023/2024, com a disputa do 3.º lugar, que...

Famalicãohá 32 minutos

Bombeiros Voluntários Famalicenses em destaque no desafio “Bombeiro d’Areia”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses participaram, este fim de semana, no desafio “1.º Bombeiro D’Areia Portugal”, realizado pelos Bombeiros Voluntários de...

Famalicãohá 45 minutos

PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro

Os dirigentes do núcleo famalicense do Partido Social Democrata elaboraram um comunicado, enviado à redações, considerando a recente visita de...

Desportohá 54 minutos

Famalicão: Equipa do FAC conquista medalhas de ouro e 3.º lugar nas equipas no Torneio UDCAS Kempo em Vila Franca de Xira

Decorreu, este sábado, o Torneio UDCAS Kempo em Vila Franca de Xira, sob a égide da FPL Lohan Tao Kempo....

Paíshá 1 hora

Idosos com Complemento Solidário têm desconto de 50% nos medicamentos a partir de hoje

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos...

Economiahá 1 hora

Governo vai devolver a receita adicional do IVA dos combustíveis com novo desconto

O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP),...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mário Passos assina auto de consignação da construção do campo de jogos na EB 2,3 D. Maria II em Gavião

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, assina, esta segunda-feira, auto de consignação da construção do campo de...

Arquivo

Mais Vistos