Siga-nos nas redes

País

Época balnear começou esta sexta-feira no Norte com mais praias costeiras mas menos fluviais

Publicado

em

A época balnear abre hoje para a totalidade das 125 praias costeiras do Norte, mais três que em 2021, e parte das 36 fluviais, menos duas que último ano.

Segundo a portaria publicada em 05 de maio em Diário da República (DR), nas praias costeiras do Norte (entre Caminha e Espinho), a época balnear decorre até 11 de setembro.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da sua Famatv, também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Já nas praias fluviais, a época balnear arranca de forma faseada, começando hoje nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Ponte da Barca (distrito de Viana), Braga, Vila Verde e Póvoa de Lanhoso (Braga) e Gondomar (Porto). Sábado é a vez das praias fluviais de Cabeceiras de Basto e Terras de Bouro (Braga) e Vinhais (Bragança) abrirem aos banhistas que, se optarem por Vieira do Minho (Braga) terão de aguardar por dia 15.

A 16 de junho abrem Arouca (Aveiro), Macedo de Cavaleiros (Bragança) e Valpaços (Vila Real), a 17 abre Marco de Canaveses (Porto) e para 01 e 02 e de julho ficam Caminha (Viana do Castelo), Castro Daire (Viseu), Fafe (Porto), Freixo de Espada a Cinta (Bragança), Mirandela (Bragança) e Sabugal (Guarda).

Nos rios, o fim da época balnear varia entre 28 de agosto em Arcos de Valdevez (Viana do Castelo) e 18 de setembro em Arouca (Aveiro) e Gondomar (Porto).

Ao todo, são 22 os municípios do Norte com praias fluviais, sendo que Caminha, com uma fluvial e cinco costeiras, é o único com dupla oferta.

Vila Nova de Gaia, com 24, Póvoa de Varzim (21), Vila do Conde (20) e Matosinhos (18), todos no distrito do Porto, são os concelhos que mais praias costeiras abriram aos veraneantes, enquanto a opção pelos rios encontra maior disponibilidade no Sabugal (5), Mirandela (4) e Braga e Macedo de Cavaleiros, ambas com três.

No ano passado, a época balnear abriu a 12 de junho na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas então pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19.

Questionado em 06 de maio pela Lusa sobre se este ano seriam definidas em decreto-lei regras relativas ao acesso, ocupação e utilização das praias de banhos, tal como sucedeu em 2021 no âmbito da pandemia de covid-19, o Governo respondeu que “as regras que vão vigorar no acesso e permanência nas zonas balneares vão ser idênticas às que se verificam nos outros espaços ao ar livre e que obedecem às determinações atualmente em vigor”.

A orientação 003/2022 da Direção-Geral da Saúde (DGS), na versão de 28 de abril, relembra, sem se referir a situações ou espaços específicos, que a “etiqueta respiratória é uma medida complementar à higienização e desinfeção das mãos e superfícies, bem como ao uso de máscara facial”.

“A etiqueta respiratória constitui uma prática que deve ser adotada permanentemente por qualquer pessoa, devendo ser disponibilizada informação acessível sobre a sua boa prática, nomeadamente através da afixação de cartazes informativos”, lê-se no documento.

Na mesma orientação, a DGS indica que “o distanciamento físico continua a ser recomendado para as pessoas mais vulneráveis”, bem como para “pessoas não vacinadas [contra a covid-19] com o esquema vacinal completo”, por exemplo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Céus nublados e descida da temperaturas previstas para este feriado de 05 de outubro

Este será um feriado com céus nublados, com intervalos de sol e temperaturas ligeiramente mais baixas do que as registadas...

Póvoa de Varzimhá 1 hora

Festas em Honra da “Santinha de Balasar” iniciam-se este domingo

Iniciam-se este domingo as celebrações da Festa em Honra da Beata Alexandrina, na freguesia de Balasar, na Póvoa de Varzim....

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Esposende exige ao Governo que a A28 seja abrangida na redução de 30% nas portagens

O Município de Esposende aprovou, por unanimidade, uma moção em que exige ao Governo a inclusão da Autoestrada 28 (A28)...

Desportohá 3 horas

Famalicão realiza 12.ª Caminhada Concelhia passa por Vale S. Cosme, Sezures, Portela e Telhado este sábado

Aproxima-se a 12.ª edição da Caminhada Concelhia de Famalicão, que se realiza este sábado, às 14h30, e que partirá da...

Famalicãohá 4 horas

Acabar com os telemóveis nas escolas? Mundos de Vida foi pioneira em Famalicão

A discussão à volta do uso ou não dos telemóveis na escola começa a ganhar força e a ser amplamente...

Desportohá 4 horas

Cidade Europeia do Desporto: comissários impressionados com Famalicão

Dentro de 15 a 20 dias Famalicão saberá se será Cidade Europeia do Desporto em 2025. Os comissários da ACES...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão estreia-se nas competições europeias com empate frente ao Midtjylland da Dinamarca

O FC Famalicão empatou por 2-2 com o FC Midtjylland, no jogo que marcou a estreia da equipa famalicense em...

Desportohá 5 horas

Portugal Espanha e Marrocos vão realizar o Campeonato do Mundo de futebol 2030

A FIFA confirmou, em comunicado emitido esta quarta-feira, que Portugal, Espanha e Marrocos irão organizar o Mundial de futebol de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Construção de Ecoparque em Cabeçudos levanta questões da oposição

O processo que envolve a proposta de construção de um ecoparque na freguesia de Cabeçudos dominou a discussão política da...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão vende Midtjylland por 2-0 ao intervalo na sua estreia europeia

O FC Famalicão vence por 2-0 o FC FC Midtjylland, no jogo que marca a estreia da equpa famalicense em...

Arquivo

Mais Vistos