País
Mulher que não era vista há mais de 15 dias encontrada morta morta em Caminha

Uma mulher de 69 anos que não era vista há mais de 15 dias em Azevedo, Caminha, foi esta sexta-feira encontrada morta no anexo onde vivia, após o alerta dado às autoridades pelos serviços municipais, disse o presidente da câmara.
Miguel Alves explicou que uma funcionária da autarquia que reside na aldeia de Azevedo informou esta sexta-feira os serviços de ação social da autarquia dos esforços que tinha desenvolvido para encontrar a mulher, mas sem sucesso.
A funcionária municipal “também questionou outras pessoas da freguesia para saber do paradeiro da mulher, tema que já era motivo de conversa na aldeia”.
“Após o alerta da colega, a técnica de ação social da câmara tentou contactar a senhora, ligou ao centro de saúde e à União de Freguesias de Venade e Azevedo, mas não conseguiu informações. Foi acionada a GNR, que acabou por encontrar a idosa, sem vida, no interior do anexo onde vivia”, explicou o autarca socialista.
Miguel Alves adiantou que “a mulher, solteira, não era acompanhada pelos serviços de ação social da câmara por recusar apoio”.
“No passado chegou a ter apoio do Estado, através do Rendimento Social de Inserção, e da Câmara Municipal, que garantia alimentação e habitação. Ultimamente, não havia nenhum processo aberto para acompanhamento porque a senhora vivia num anexo e recusava o apoio que a câmara poderia dar em diversos níveis, nomeadamente, habitacional”, frisou.
“Só hoje, através dos contactos efetuados pelos serviços de ação social, é que se ficou a saber que, na aldeia, as pessoas já não viam a senhora, umas há mais de 15 dias, outras há mais de um mês”.
Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo revelou que o pedido de abertura de porta foi feito cerca das 10h20, para o Lugar da Igreja, na freguesia de Azevedo, sendo que o corpo “não apresentava sinais de crime”.

País
Porto: Condutor em fuga à PSP atropela homem na Avenida da Boavista

Na manhã desta quinta-feira, um condutor entrou em contramão na Avenida da Boavista, o que resultou no atropelamento de um homem de 60 anos, que ficou ferido com gravidade.
O condutor, que não tinha carta de condução, estava em fuga à PSP, após ter desrespeitado uma ordem de paragem na Avenida Dr. Antunes Guimarães, em Aldoar, tendo sido detido.
País
Condução sob efeito de álcool supera valores pré-pandemia

Nos primeiros seis meses de 2022, registaram-se quase 20 mil infrações rodoviárias. Um número que supera significativamente os valores pré-pandemia.
No leque de crimes rodoviários cometidos, destaca-se a condução sob o efeito de álcool (taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2 g/l) como uma das principais infrações cometida pelos condutores.
País
Época balnear já conta com 17 banhistas afogados

Desde o início da época balnear até esta quarta-feira já morreram 17 banhistas afogados nas praias portuguesas, um número que ultrapassa o total de óbitos ocorridos em todo o verão no ano passado.
A maioria dos afogamentos ocorreram em zonas sem vigilância. A par da ausência de nadadores salvadores, juntam-se na origem destes números o fim das medidas sanitárias e o aumento de turistas.
Desporto
Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em triplo salto. O atleta protagonizou um salto de 17,50 metros.
Recorde-se que a seleção portuguesa conquistou três medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitão, no scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.
País
Portugal tem a maior taxa de excesso de mortalidade da UE

Em junho de 2022, Portugal voltou a registar o maior excesso de mortalidade na União Europeia (UE), o que já tem vindo a ser uma tendência nos últimos meses.
De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo gabinete oficial de estatísticas da UE, Portugal registou no mês de junho uma taxa de excesso de mortalidade de 23,9%, quase quatro vezes mais alta do que a média comunitária, que é de 6,2%. Em maio, o valor português tinha sido de 19,2%.
Desporto
Patrícia Mamona na final do triplo salto dos Europeus de atletismo

Patrícia Mamona apurou-se esta quarta-feira para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, logo ao primeiro salto e com a sua melhor marca do ano. Com 14,45 metros, superou em cinco centímetros a marca pedida para qualificação direta para a final.
A final realiza-se na sexta-feira em Munique, às 19h55.
País
Anunciada terceira vaga de calor a partir de sábado

O Governo alertou, esta quarta-feira, para o aumento das temperaturas a partir do fim de semana.
A informação foi adiantada após uma reunião entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar. Segundo José Luís Carneiro, a terceira vaga de calor vai chegar a partir do próximo sábado, dia 20 de agosto, e vai prolongar-se pelo mês de setembro.
País
Trotinetes elétricas originam cada vez mais acidentes

O número de vítimas a chegar aos hospitais de Lisboa e do Porto, na sequência de um acidente com trotinetes elétricas, tem vindo a aumentar, existindo diversos acidentados que não fazem participação, nem possuem seguro.
Entre 2019 e 2021, a GNR e a PSP registaram 507 acidentes, que resultaram em 489 feridos em todo o país.
País
Ministro da Saúde ucraniano agradece a Portugal

Viktor Liashko, ministro da Saúde da Ucrânia, enviou uma mensagem de vídeo, publicada pelo deputado Ricardo Baptista Leite, com o intuito de agradecer o apoio português ao sistema de saúde ucraniano.
O agradecimento surge no seguimento do deputado do PSD ter estado como voluntário nos hospitais de Lviv, na Ucrânia, durante duas semanas. O ministro ucraniano agradeceu “ao povo de Portugal, país que já se tornou uma segunda pátria para tantos ucranianos”.
País
Pilotos, tripulantes e técnicos de manutenção da TAP em “marcha silenciosa”

Os pilotos, tripulantes e técnicos de manutenção da TAP juntam-se hoje em “marcha silenciosa”, que partiu, às 8h30, do Campo Pequeno e terminará no Ministério das Infraestruturas e Habitação.
Em comunicado, os três sindicatos do setor da aviação envolvidos garantiram que nenhum passageiro seria prejudicado por este protesto.