Siga-nos nas redes

País

Percurso pedestre entre o Norte e Centro atravessa 4 montanhas e 6 rios em 280 km. Inaugurado esta sexta-feira

Publicado

em

Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra inauguram, a 01 de Julho, um percurso pedestre que atravessa quatro montanhas e seis rios.

Envolvendo o território das regiões Norte e Centro do país, a nova Grande Rota da Serra Mágica, que abrange 280km, foi concebida pela ADRIMAG – Associação para o Desenvolvimento Regional Integrado do Montemuro, Arada e Gralheira, após pesquisas que envolveram também a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, o Turismo do Porto e do Norte e o Turismo do Centro.

O presidente da ADRIMAG, João Carlos Pinto, afirma que esta rota circular foi “concebida para os amantes do turismo de natureza e aventura”, e acredita que, devido à qualidade da paisagem, à diversidade do património coberto e à estruturação do percurso, o novo produto turístico tornar-se-á rapidamente “uma referência nacional e internacional” entre os entusiastas do ciclismo de montanha e das caminhadas.

A Grande Rota da Serra Mágica atravessa as Serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, bem como os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira, numa extensão que atravessa as Rotas da Água e da Pedra e ainda quatro zonas classificadas como Rede Natura 2000.

Estas quatro últimas zonas, sujeitas a proteção especial por serem habitats de espécies selvagens ameaçadas, representam, juntamente com o Geoparque Arouca, classificado pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade, “mais de 50% da área total da Grande Rota”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Rancho de Gondifelos realiza hoje Desfolhada Tradicional

Publicado

em

O Rancho Folclórico de Gondifelos realiza, este sábado a sua Desfolhada Tradicional, um evento que celebra a chegada do outono, com os seus costumes locais.

A festa terá início às 19h00, com a atuação do grupo “Amigos do Minho”.

A desfolhada realiza-se a partir das 21h00.

O encontro tem lugar marcado no Parque de Lazer de Gondifelos, onde haverá diversos petiscos, como as tradicionais bifanas, vinho novo e caldo verde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Já conhece a chave do Euromilhões que vale 29 milhões?

Publicado

em

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta sexta-feira, é composta pelos números 3 – 23 – 24 – 34 – 35 e pelas estrelas 5 e 8.

Nota: esta informação não dispensa a consulta das listas oficiais de resultados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Foi encontrada com vida mulher de 68 anos desaparecida Há 2 dias em Monção

Publicado

em

A mulher de 68 anos dada como desaparecida, em Monção, na quarta-feira foi encontrada hoje pelas 09:54, “com sinais de alguma hipotermia, mas estável”, disse o comandante dos bombeiros.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Monção, no distrito de Viana do Castelo, José Passos adiantou que a mulher, que sofre de Alzheimer, foi encontrada “num pinhal a cerca de dois quilómetros do local onde desapareceu, no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo”.

“Está na ambulância a ser estabilizada e a ser avaliada. Deverá ser encaminhada para o hospital para ser reavaliada”, adiantou.

Na quarta-feira, José Passos, referiu que a mulher desapareceu cerca das 14:00, quando se encontrava junto de familiares no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo.

“A senhora estava junto de familiares que se encontravam a trabalhar numa obra de construção. Desapareceu sem que se tivessem apercebido. Iniciaram as buscas e, às 16:40, alertaram a proteção civil”, especificou José Passos.

As operações de busca foram suspensas na quinta-feira às 20:35 e retomadas hoje às 08:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Entretenimentohá 4 horas

Famalicão: Vale S. Cosme mostra força associativa na Mostra Comunitária

A freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, é palco, este fim de semana, da Mostra Comunitária. Um evento que...

Desportohá 5 horas

BTT: Luís Pereira e Raquel Cunha vencem no Concelhio de Resistência BTT de Vale de S. Cosme

Os betetistas Luís Pereira e Raquel Cunha venceram a prova de BTT concelhio de Vale de S. Cosme. S. Cosme...

Desportohá 10 horas

Geórgia trava página histórica de Portugal no rugby

A seleção nacional de rugby esteve perto de alcançar uma inédita vitória num Mundial, este sábado, mas acabou por empatar...

Famalicãohá 11 horas

Teatro: “Mulheres de Shakespeare” na Casa das Artes de Famalicão

A Casa das Artes de Famalicão apresenta esta noite a peça Mulheres de Shakespeare, que será mais tarde apresentada também...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão pedala para sensibilizar para a preservação do ambiente

A Câmara Municipal de Famalicão, em cooperação com os núcleos locais do Lions Club e Rotary Club, realiza, este sábado,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Mouquim cumpre tradição e realiza Desfolhada este sábado

A Junta de Freguesia de Mouquim, realiza, este sábado, a sua Desfolhada, um evento que celebra a chegada do outono...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Bairro realiza Mostra Comunitária este sábado

A freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, realiza, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado a mostrar...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Rancho de Gondifelos realiza hoje Desfolhada Tradicional

O Rancho Folclórico de Gondifelos realiza, este sábado a sua Desfolhada Tradicional, um evento que celebra a chegada do outono,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Riba de Ave acolhe Mostra Comunitária este fim de semana

A freguesia de Riba de Ave, em Famalicão, realiza, este sábado e domingo, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Oliveira S. Mateus é palco de Mostra Comunitária

Na freguesia de Oliveira S. Mateus, Famalicão, continua, no Parque do Quinteiro, a Mostra Comunitária. O dia de hoje é...

Arquivo

Mais Vistos