Siga-nos nas redes

País

Sistema Nacional de Saúde para animais: Provedora diz que será possível até ao fim do ano

Publicado

em

A Provedora do Animal, Laurentina Pedroso, acredita que é possível, até ao final do ano, ser implementado um Sistema Nacional de Saúde para animais em risco, recorrendo à rede de faculdades de Medicina Veterinária.

Segundo a provedora, as instituições de ensino de medicina e de enfermagem veterinária “estão apetrechadas com os meios humanos e com equipamentos” para ajudarem a suprir essa necessidade.

Esse Sistema Nacional de Saúde para animais em risco está idealizado para dar resposta a todo o tipo de animais ao cuidado das associações zoófilas, dos centros de recolha, das autarquias e de famílias carenciadas.

“Esta ajuda não é só para cães e gatos, é para os animais, salientou, em declarações à agência Lusa, a provedora, que dá o exemplo de cavalos ou bovinos que precisam ser assistidos.

Laurentina Pedroso vincou não ser um modelo de apoio “para todos”, mas “para animais em risco”, vocacionado para ajuda social e que “um projeto desta envergadura deve ficar sob a alçada do Estado”.

A Provedora do Animal, em funções desde julho de 2021, salientou que “uma rede de faculdades não é assim tão pouco que não cubra a ajuda fundamental”, embora tenha admitido não ser fácil de criar ou seguir as regras, ainda que seja “importantíssimo ser baseada nas faculdades” do ensino público e privado.

Para chegar aos territórios onde esse atendimento não está tão acessível, a solução será fazer “uma integração global com outras entidades”, através da criação do cheque-animal, à semelhança do que acontece com o cheque-dentista.

“A nível das faculdades é muito importante que tudo isso comece a ser feito já” e “de uma forma muito ativa”, defendeu Laurentina Pedroso.

De acordo com a antiga bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, instituição onde em 2014 implementou o cheque-veterinário, o modelo a desenvolver terá “perspetivas diferentes”, será “diferente para melhor” e, dada a sua abrangência, terá de ser “liderado pelo Estado”.

A provedora adiantou estar disponível mais de um milhão de euros para envolver as faculdades no apoio à saúde animal e há verbas alocadas para a totalidade do projeto.

“Este assunto é para estar resolvido, no meu entender, até ao final deste ano”, informou Laurentina Pedroso, também diretora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona.

A responsável por fazer recomendações neste domínio afirmou que “o Estado está a fazer o seu papel de alocar verbas” e é agora necessário “criar uma máquina que saiba utilizar essas verbas”.

“Neste momento o Estado já alocou verbas. Chegam para executar um projeto desta natureza. Já não é uma questão de verbas, é uma questão de avançar. É uma questão de vontade, de saber desenhar este projeto”, sintetizou a provedora.

Laurentina Pedroso adiantou estar a preparar o seu parecer “a indicar como é que as verbas podem ser bem utilizadas a nível das faculdades”.

No cargo há menos de um ano, a responsável disse ter tido como principal preocupação “criar os meios humanos e materiais” para poder trabalhar nos vários projetos em perspetiva.

Num momento em que as famílias têm perdido poder de compra, Laurentina Pedroso receia que a incapacidade económica possa ter impacto no bem-estar dos animais, mas enfatizou que “a maior parte” das pessoas que tem animais domésticos os considera parte da famílias e se organiza a pensar no animal.

A Provedora do Animal, figura sob a tutela do Ministério do Ambiente, alertou, contudo, que “quando as pessoas querem ter um animal de companhia, têm de perceber que ele necessita de cuidados: de alimentação, de cuidados médico-veterinários”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Porto: Condutor em fuga à PSP atropela homem na Avenida da Boavista

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, um condutor entrou em contramão na Avenida da Boavista, o que resultou no atropelamento de um homem de 60 anos, que ficou ferido com gravidade.

O condutor, que não tinha carta de condução, estava em fuga à PSP, após ter desrespeitado uma ordem de paragem na Avenida Dr. Antunes Guimarães, em Aldoar, tendo sido detido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Condução sob efeito de álcool supera valores pré-pandemia

Publicado

em

Nos primeiros seis meses de 2022, registaram-se quase 20 mil infrações rodoviárias. Um número que supera significativamente os valores pré-pandemia.

No leque de crimes rodoviários cometidos, destaca-se a condução sob o efeito de álcool (taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2 g/l) como uma das principais infrações cometida pelos condutores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Época balnear já conta com 17 banhistas afogados

Publicado

em

Desde o início da época balnear até esta quarta-feira já morreram 17 banhistas afogados nas praias portuguesas, um número que ultrapassa o total de óbitos ocorridos em todo o verão no ano passado.

A maioria dos afogamentos ocorreram em zonas sem vigilância. A par da ausência de nadadores salvadores, juntam-se na origem destes números o fim das medidas sanitárias e o aumento de turistas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Publicado

em

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em triplo salto. O atleta protagonizou um salto de 17,50 metros.

Recorde-se que a seleção portuguesa conquistou três medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitão, no scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Portugal tem a maior taxa de excesso de mortalidade da UE

Publicado

em

Em junho de 2022, Portugal voltou a registar o maior excesso de mortalidade na União Europeia (UE), o que já tem vindo a ser uma tendência nos últimos meses.

De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo gabinete oficial de estatísticas da UE, Portugal registou no mês de junho uma taxa de excesso de mortalidade de 23,9%, quase quatro vezes mais alta do que a média comunitária, que é de 6,2%. Em maio, o valor português tinha sido de 19,2%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Patrícia Mamona na final do triplo salto dos Europeus de atletismo

Publicado

em

Patrícia Mamona apurou-se esta quarta-feira para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, logo ao primeiro salto e com a sua melhor marca do ano. Com 14,45 metros, superou em cinco centímetros a marca pedida para qualificação direta para a final.

A final realiza-se na sexta-feira em Munique, às 19h55.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Anunciada terceira vaga de calor a partir de sábado

Publicado

em

O Governo alertou, esta quarta-feira, para o aumento das temperaturas a partir do fim de semana.

A informação foi adiantada após uma reunião entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar. Segundo José Luís Carneiro, a terceira vaga de calor vai chegar a partir do próximo sábado, dia 20 de agosto, e vai prolongar-se pelo mês de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Trotinetes elétricas originam cada vez mais acidentes

Publicado

em

O número de vítimas a chegar aos hospitais de Lisboa e do Porto, na sequência de um acidente com trotinetes elétricas, tem vindo a aumentar, existindo diversos acidentados que não fazem participação, nem possuem seguro.

Entre 2019 e 2021, a GNR e a PSP registaram 507 acidentes, que resultaram em 489 feridos em todo o país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Ministro da Saúde ucraniano agradece a Portugal

Publicado

em

Viktor Liashko, ministro da Saúde da Ucrânia, enviou uma mensagem de vídeo, publicada pelo deputado Ricardo Baptista Leite, com o intuito de agradecer o apoio português ao sistema de saúde ucraniano.

O agradecimento surge no seguimento do deputado do PSD ter estado como voluntário nos hospitais de Lviv, na Ucrânia, durante duas semanas. O ministro ucraniano agradeceu “ao povo de Portugal, país que já se tornou uma segunda pátria para tantos ucranianos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Pilotos, tripulantes e técnicos de manutenção da TAP em “marcha silenciosa”

Publicado

em

Os pilotos, tripulantes e técnicos de manutenção da TAP juntam-se hoje em “marcha silenciosa”, que partiu, às 8h30, do Campo Pequeno e terminará no Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Em comunicado, os três sindicatos do setor da aviação envolvidos garantiram que nenhum passageiro seria prejudicado por este protesto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Economiahá 1 minuto

Na Brasa – Hamburgueria Artesanal

Abriu em Famalicão e espera por si com originais hambúrgueres confecionados na grelha cúmplices dos sabores diferenciados chegados do Brasil....

Desportohá 9 minutos

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de...

Paíshá 2 horas

Porto: Condutor em fuga à PSP atropela homem na Avenida da Boavista

Na manhã desta quinta-feira, um condutor entrou em contramão na Avenida da Boavista, o que resultou no atropelamento de um...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto,...

Paíshá 5 horas

Condução sob efeito de álcool supera valores pré-pandemia

Nos primeiros seis meses de 2022, registaram-se quase 20 mil infrações rodoviárias. Um número que supera significativamente os valores pré-pandemia....

Regiãohá 5 horas

Vila do Conde: Feira de Gastronomia instalada até dia 28

Regressou, esta quinta-feira, a Vila do Conde, a Feira de Gastronomia, que ficará instalada até ao dia 28 de agosto....

Desportohá 7 horas

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa...

Paíshá 7 horas

Época balnear já conta com 17 banhistas afogados

Desde o início da época balnear até esta quarta-feira já morreram 17 banhistas afogados nas praias portuguesas, um número que...

Desportohá 7 horas

Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES