Economia
Cabaz de alimentos essenciais mais barato 78 cêntimos embora com atum, alface e queijo em “subida”

De acordo com cálculos da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), o preço do cabaz de produtos alimentares essenciais, abrangidos pela isenção do IVA baixou, 78 cêntimos na última semana, totalizando agora os 127,76 euros.
A Deco analisou 41 dos 46 alimentos presentes nesta conjunto, que incluem peru, frango, cavala, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, leite, queijo e manteiga, alimentos considerados básicos e que, desde 18 de abril, estão isentos de IVA, na sequência do acordo tripartido entre o Governo, a distribuição e a produção.
Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
Em 28 de junho, este cabaz de IVA zero custava 128,54 euros. Uma semana depois, esta quarta-feira, custava 127,76 euros. Registando-se de uma redução de apenas 78 cêntimos, ou 0,62%. Foi a quarta semana consecutiva de alívio no preço desta cesta, depois de, na semana de 7 de junho, ter subido quase um euro.
Na semana passada, o bife de atum em óleo vegetal foi o produto que mais subiu de preço, registando um aumento de 12% (mais 16 cêntimos) em comparação com a semana anterior. Seguem-se a alface (+10%), o queijo curado fatiado embalado (+7%), as maçãs gala (+6%), as laranjas e a couve-flor (ambas +3%), o bife de peru e o lombo de porco desossado (ambos +2%) e o brócolos e as costeletas de porco (ambos +1%).

-
Bragahá 1 semana
Câmara Municipal de Braga investe 400 mil euros na programação de Natal deste ano
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: ECOS Culturais do Louro celebram 10 anos de atividade esta terça-feira
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Bom tempo vai manter-se até à próxima quarta-feira
-
Desportohá 6 dias
Maior parte dos portugueses consegue poupar menos de 10% do seu salário