País
Médicos e farmacêuticos manifestam-se contra confinamento em carta aberta

Médicos e farmacêuticos manifestaram-se numa carta aberta, hoje divulgada, contra a tomada de “medidas extraordinárias de confinamento” para combater a pandemia, alertando que produzem efeitos “mais gravosos” para a sociedade do que a covid-19.
Na carta, divulgada por alguns órgãos de comunicação, os 20 signatários fazem um retrato da atual situação no país afirmando que nos últimos 14 dias (até 08 de julho), a taxa de mortalidade da covid-19 foi de 0,03 por 100 mil habitantes, contra uma taxa de mortalidade por outras doenças e causas de morte de 2,7 por 100.000.
Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
“A média de doentes internados por covid-19 foi de 528,7, num total de cerca 21 mil camas do SNS, em que 17.700 foram dedicadas à covid-19”, sublinham os signatários, entre os quais estão a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, o patologista Germano de Sousa, o médico de saúde pública Jorge Torgal.
Observam ainda que a incidência de testes positivos foi de 254,8/100.000, “mas a verdadeira incidência da covid-19 é desconhecida”, e que a “incidência” de infeção entre os que completaram o plano de vacinação é de 0,01%.
Perante este quadro, os subscritores afirmam que “não é razoável que se combata a atual situação – já não pandémica, mas endémica — recorrendo a medidas ‘sanitárias’, cuja eficácia tem sido colocada em causa por vários investigadores de grande prestígio”.
Consideram ainda que estas medidas produzem “efeitos mais gravosos para a sociedade e o bem comum do que a própria doença” e que algumas delas “podem ter contribuído para o incremento da circulação do vírus”.
“O risco de morrer por uma doença que não a covid-19 está, esse sim, a aumentar em Portugal”, dizem.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Partido Socialista realiza Jantar de Natal a 08 de dezembro em Outiz
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: GD Fradelos venceu ADJ Mouquim por 4-0
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Festival de cinema Ymotion estreia-se a 29 de novembro com a presença da ‘darling’ de Hollywood Daniela Melchior
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Grutaca apresenta peça “O Lobisomem” de Camilo Castelo Branco em Pedome a 02 de dezembro