Siga-nos nas redes

País

Grupo “Comunidades Seguras” lança novo grupo para proteção de desastres naturais no Norte do país

Publicado

em

Com o objetivo de manter Portugal seguro e protegido, a Associação Safe Communities Portugal, foi formada há 10 anos para ajudar a cumprir esse objetivo e desde então tem trabalhado em estreita colaboração com o governo na área da proteção civil, tanto na preparação da população em caso de grandes incêndios e tempestades, por exemplo, como em manter as pessoas informadas durante os grandes incidentes.

Parte do trabalho consiste na comunicação através do Facebook, que data de 2009; na realidade, antes da formação da Safe Communities Desde então, desenvolveu-se consideravelmente cobrindo muitos tópicos diferentes de segurança pública e de segurança, incluindo grandes incidentes, tais como: as inundações de Albufeira em 2015, os incêndios de 2017, os incêndios de Monchique 2018, o furacão Leslie em 2018, o furacão Lorenzo em 2019 e, claro, o Covid-19, para citar apenas alguns. Tem um seguimento atual de pouco mais de 55.000 pessoas.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Acompanhamos e analisamos constantemente as várias ameaças que o país enfrenta, procurando as opiniões de vários peritos e uma das ameaças é o impacto das alterações climáticas. Enquanto que isto afeta todo o país, há necessidade de dar particular atenção às áreas do norte continental.

Esta região está a experimentar um clima mais extremo, especialmente nas zonas interiores, com temperaturas superiores a 40.º graus no Verão e abaixo de zero no Inverno. Pode ser quase 100% de humidade relativa um dia, mas abaixo de 10% alguns dias mais tarde. Tempestades de granizo com inundações localizadas estão a tornar-se mais frequentes. Mais de 70% dos incêndios ocorridos em Julho ocorreram nesta região.

Segundo os especialistas, o aquecimento do Atlântico pode dar origem a condições meteorológicas instáveis no Outono, resultando num aumento dos fenómenos meteorológicos extremos (ciclones e mesmo furacões) que se aproximam de nós. O acompanhamento destes em anos anteriores mostrou o impacto principalmente no centro e norte do continente.

Precisamos, portanto, de antecipar, planear com antecedência, estar preparados e tomar iniciativas para ajudar a enfrentar a ameaça. Como resultado, a 6 de Agosto de 2022, a associação lançou um grupo no Facebook: “Alertas sobre a Situação das Comunidades Seguras no Norte de Portugal”.

O grupo abrangerá os Distritos do Porto, Braga, Vila Real, Guarda, Bragança, Aveiro, Viseu e Viana do Castelo, bem como incidentes que se possam desenvolver a sul em Coimbra, Leiria e Castelo Branco. Este grupo será dedicado a assuntos de proteção civil abrangendo: o impacto de condições meteorológicas extremas, incêndios rurais, inundações, ciclones e outros grandes incidentes que afetem a segurança pública. O enfoque é na sensibilização, preparação e ações durante os próprios eventos.

A resposta tem sido encorajadora e nas suas primeiras 24 horas 300 pessoas juntaram-se ao grupo e o número está a aumentar. O feedback tem sido extremamente positivo.

Os membros deste grupo, terão maior acesso a informação relevante e de boas fontes, o que ajudará as pessoas a estarem preparadas e, por conseguinte, ajudará a reduzir o impacto destes grandes incidentes. Quando estes se realizarem, isto proporcionará também um fórum onde as pessoas poderão partilhar e acompanhar os efeitos, o que o ajudará a si e a outros na comunidade também.

O Grupo é administrado por Susan Wright com sede no Porto e David Thomas, mais Fernanda Gonçalves como Moderadora. Pedro Taboada (Ex-Comandante dos Bombeiros no Porto) e outros prestarão apoio técnico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Chuva ao longo do dia e descida das “mínimas” para este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva, cuja previsão se deverá prolongar ao longo de todo o dia...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Colisão em Pousada de Saramagos faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Rio Pele, nas imediações do Lidl em Pousada...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: Gustavo Assunção fala na recente evolução do clube

Com a aproximação de mais um jogo desta reta final de mais uma edição da I Liga, Gustavo Assunção, do...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Homem e mulher detidos com haxixe e liamba

No decurso de um patrulhamento automóvel, no dia 24 de abril, na cidade de Vila Nova de Famalicão, elementos da...

Famalicãohá 14 horas

Alunos de Famalicão brilham no maior evento para jovens bailarinos mundo em Nova Iorque

Lara Vilaça, Duarte Mellot e Dalila Navio, alunos da ARTIS – Academia de Bailado de Vila Nova de Famalicão regressaram...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Vermoim inaugurou mural alusivo ao 25 de Abril para celebrar 50 anos da revolução

A freguesia de Vermoim levou a cabo, neste feriado de 25 de Abril, a inauguração de um mural alusivo à...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: UF de Ruivães e Novais homenageou Combatentes e ex-Presidentes neste 25 de Abril

Esta quinta-feira, dia em se celebraram os 50 anos do 25 de Abril, a União de Freguesias de Ruivães e...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Homem de 28 anos detido por conduzir sem carta

Um homem de 28 anos foi detida pela PSP em Famalicão, no dia 24 de abril, por conduzir sem qualquer...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Duas pessoas detidas por condução com taxas de álcool superiores a 1,6 g/l

Duas pessoas com 31 e 35 anos foram detidas pela PSP, em Famalicão, esta quinta-feira por condução com taxa de...

Arquivo

Mais Vistos