País
Campanha “Viajar sem Pressa” arranca esta terça-feira

Esta terça-feira arranca a campanha “Viajar Sem Pressa” que vai ser desenvolvida até ao dia 23 de agosto.
Iniciativa tem como objetivo reduzir uma das principais causas de acidentes na estrada.
A campanha conjunta da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) tem como objetivo “tentar combater o excesso de velocidade, numa altura em que a sinistralidade rodoviária tende a aumentar”.
A campanha insere-se no Plano Nacional de Fiscalização de 2022 e, dizem as autoridades, tem como objetivo “alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas”.
Estas ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização em várias localidades, nomeadamente em Lisboa, portagens de Coina, Torres Novas, Castelo Branco, Góis, Leiria e Área de Serviço da Trofa.

Famalicão
Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do acidente resultou ainda num ferido grave, da mesma idade, avançou fonte do Comando Sub-regional do Ave.
O atropelamento ocorreu na variante nascente, no sentido Famalicão-Porto, em Gavião.
Após terem sofrido um despiste, do qual terão saído ilesos, os dois jovens estavam na berma da estrada a aguardar que o veículo fosse rebocado. Acabaram por ser atropelados por um outro automóvel “que se colocou em fuga e que ainda estará em fuga”, disse a mesma fonte.
O ferido grave foi transportado para o hospital de Braga.
País
Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar os seus medicamente, vão, a partir do próximo semestre, poder levantar o receituário numa farmácia.
A medida já foi testada em alguns pontos do país, mas será alargada a todo o país.
O acesso facilitado às terapêuticas abrange doentes oncológicos, pessoas infetadas com VIH, doentes da área da reumatologia e com doenças autoimunes.
Segundo avança o Jornal de Notícias, as mudanças vão ocorrer no segundo semestre do ano. Do lado das farmácias, haverá formação qualificada para os profissionais tendo em conta a evolução nas terapêuticas.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos aplaude a decisão do Governo, que estima possa chegar a 200 mil doentes.
País
Santuário de Fátima celebra a descida do Espírito Santo aos Apóstolos este domingo

O Santuário de Fátima celebra, este domingo, a descida do Espírito Santo aos Apóstolos de Jesus Cristo, a sua Mãe, Maria, e aos demais seguidores.
Sobre esta celebração, José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima, disse, “Domingo contemplaremos o Dom do Espírito Santo, Dom dado à Igreja, Dom dado pessoal e personalizadamente a cada um dos que acreditam em Jesus Cristo”.
Apontando ainda que “é no Espírito que somos, é pelo Espírito que somos. É ele que realiza em nós a Fé, a esperança e a caridade”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Suspeito de 20 anos detido com haxixe
-
Desportohá 6 dias
Famalicão: Patrício Castro do AC Vale S. Martinho conquista 3.º Lugar em Lutosa
-
Famalicãohá 5 dias
Associação Empresarial do Minho pede construção de residências para trabalhadores da região
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: Associação Desportiva de Carreira promove 4.º Trail Santa Luzia a 09 de julho