Siga-nos nas redes
Publicidade

Economia

Alteração para consumo de gás do mercado regulado poderá ser feita ‘online’ e sem custos

Publicado

em

Todos os consumidores que queiram passar para o mercado de gás natural regulado, ao invés do mercado liberalizado, poderão efetuar esta alteração ‘online’, sem quaisquer custos adicionais.

Todos os clientes favoráveis a esta mudança poderão celebrar um novo contrato com um comercializador de último recurso (CUR), a partir da data em que seja publicado em Diário da República, não requerendo a espera até 01 de outubro, dia em que as tarifas no mercado liberalizado e regulado são atualizadas.

Desta forma, os comercializadores do mercado liberalizado deverão disponibilizar, no prazo de 45 dias, os meios para esta alteração de contrato.

Ainda sobre esta medida, incluída no pacote de medidas para apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação, estimado em 2.400 milhões de euros, o ministro do Ambiente e da Ação Climática justificou que uma redução do IVA do gás teria um menor impacto para as famílias do que permitir o regresso dos consumidores ao regime de tarifas reguladas.

A posição do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, foi transmitida durante a conferência de imprensa conjunta para detalhar o pacote de medidas para apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação, estimado em 2.400 milhões de euros em termos de impacto na despesa, aprovado esta segunda-feira em Conselho de Ministros, quando questionado sobre o Governo ter avançado com a redução de 13% para 6% do IVA da eletricidade e não do gás.

“Se a nossa opção fosse em vez de permitir o regresso à tarifa regulada deixarmos que os preços aumentassem e reduzíssemos o IVA, facilmente se demonstra que o preço que as famílias pagariam é muito superior ao que vão pagar com a tarifa regulada”, disse o governante.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Nova fase do projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho começa esta segunda-feira

Publicado

em

O projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho arranca esta segunda-feira, com a adesão de 39 empresas e cerca de mil trabalhadores, revelou o Ministério do Trabalho.

As empresas aderentes “estão distribuídas por 10 distritos, com Lisboa, Porto e Braga a serem as principais localizações das empresas”, refere a agência Lusa, citando fonte do ministério.

Entre estas 39 empresas “está um instituto de investigação, uma creche, um centro de dia, um banco de células estaminais que trabalha sete dias, e empresas do setor social, indústria e comércio”, menciona a mesma informação, referenciando que “ao todo, o piloto arranca com cerca de mil colaboradores”.

Deste universo de empresas, há 12 que são associadas do projeto e iniciaram a semana de quatro dias no final de 2022, ou início de 2023, e que “vão usufruir do apoio da equipa de coordenação nas novas formas de gestão e equilíbrio dos tempos de trabalho”.

As principais áreas representadas na segunda fase do projeto são atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com quase 40%, seguindo-se educação e atividades de informação e de comunicação, com cerca de 15%, cada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço dos alimentos essenciais está no valor mais baixo deste ano -DECO

Publicado

em

Segundo a associação de defesa dos direitos dos consumidores DECO, O cabaz dos 63 produtos alimentares essenciais monitorizado custava, no último dia deste mês e maio, 217,60 euros, sendo este o valor mais baixo registado este ano.

“Este valor representa uma diminuição de 2,49 euros (menos 1,13%) em comparação com o preço da semana passada”, afirma a defesa do consumidor.

Comparativamente ao mesmo período do ano passado, o preço do cabaz subiu 11,62 euros (mais 5,64%). Há um ano, comprar exatamente os mesmos bens essenciais custava 205,98 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Novas moedas de 5 euros entraram em circulação esta quinta-feira

Publicado

em

Entrou em circulação, esta quinta-feira, uma nova moeda colecionável, de 5 euros, anunciou o Banco de Portugal.

A moeda será distribuída ao público através de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Serão emitidas 30.000 dessas moedas e elas poderão ser usadas para fazer pagamentos, mas apenas em Portugal.

A moeda chama-se Miragaia longicollum e faz parte da série Dinossauros de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Entretenimentohá 9 horas

Antoninas 2023: emissão especial da Fama Rádio e Televisão no primeiro dia de festa

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Linha do Minho recebe investimento de 15,6 milhões para reforço da segurança ferroviária

A Infraestruturas de Portugal (IP) investiu 15,6 milhões de euros na sinalização eletrónica, sistema de controlo automático de velocidade e...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão com probabilidade de chuva forte, granizo e trovoada para esta quinta-feira

O concelho de Famalicão vai estar, esta quarta-feira, sob Aviso Amarelo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido...

Desportohá 14 horas

Famalicense Tiago Reis confirmado na Taça Europeia de Bajas Cross Country na Grécia

Tiago Reis, acompanhado por Valter Cardoso, está confirmado para competir na Taça Europeia de Bajas Cross Country, evento organizado pela...

Famalicãohá 14 horas

Festas Antoninas de Famalicão são tradição desde o século XVIII. Conheça aqui a história

As Festas Antoninas de Famalicão são uma tradição, que remonta ao século XVIII e são dedicadas a Santo António, o...

Entretenimentohá 15 horas

Cascatas de Santo António: Criatividade e tradição nas Antoninas de Famalicão

A inauguração das Cascatas de Santo António assinalou, esta quarta-feira, o início das Festas Antoninas de Famalicão. Na praça 9...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Cinco detidos em Riba de Ave por tráfico de droga

Quatro homens e uma mulher com idades entre os 29 e 40 anos foram detidos, esta terça-feira, pela GNR, através...

Famalicãohá 16 horas

Batman animou crianças internadas no Hospital de Famalicão com prendas, sorrisos e esperança

As crianças internadas no Hospital de Famalicão receberam, no último dia 01 de Junho, Dia Mundial da Criança, a visita...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Antoninas vão agradar aos habituais e cativar novos fãs garante o presidente Mário Passos

Arrancam hoje, 7 de junho, as Festas Antoninas de Famalicão. Até ao dia 13 a animação na cidade está garantida....

Famalicãohá 17 horas

Antoninas: Marchas preparam a grande noite

Famalicão está em contagem decrescente para a grande desfile das Marchas Antoninas, que enche a cidade de cor, música e...

Arquivo

Mais Vistos