Siga-nos nas redes

País

Covid 19. Nova redução nos internados, 1.223 novos casos e 10 mortes em 24 horas.

Publicado

em

Com nova redução nos internamentos, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1.223 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e dez mortes.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão internadas 552 pessoas, menos 17 face a sexta-feira. Nas unidades de cuidados intensivos estão 121, mais três.

A maior parte dos novos casos (476) registou-se na região de Lisboa, seguindo-se o Norte com 397 novas infeções. Depois surge a zona Centro (162), o Algarve (123) e o Alentejo (28).

Os novos casos de infeção registam-se em maior número nos jovens entre os 20 e os 29 anos. Seguem-se os 30-39.

As mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (6), na região Norte (2) e na região Centro (2).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp volta a aumentar a 01 fevereiro

Publicado

em

Por

O serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp vão voltar a aumentar a partir do dia 01 de fevereiro, apenas um mês depois da empresa ter atualizado as suas tarifas, resultando numa subida de 9,8% nas horas de vazio e de 7,5% nas horas fora de vazio.

De acordo com o jornal ECO, este novo aumento irá resultar num acréscimo de 5,6% nas horas de vazio e 4,5% fora de vazio.

“Conforme anunciado no final de novembro, a Galp atualizou a partir de 1 de janeiro de 2022 os preços finais de eletricidade, sendo que o novo preço reflete o aumento do custo de aquisição de energia, bem como a previsão de redução das tarifas de acesso às redes, anunciada pela ERSE para 2022. Os novos preços do tarifário Galp Electric resultam desse aumento de janeiro e de um posterior acerto, em fevereiro, resultante do fim de um apoio financeiro relacionado com a isenção de parte da tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME)”, pode ler-se na resposta da empresa à mesma fonte.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Pai e filho gravemente feridos após serem abalroados por camião no IP3

Publicado

em

Por

Duas pessoas, pai e filho, ficaram gravemente feridas depois de terem sido abalroadas, na tarde desta segunda-feira, no IP3, em Penacova.

De acordo com o Notícias de Coimbra, pai e filho encontravam-se parados na berma da estrada quando o condutor do camião, encadeado pelo sol, colidiu com o BMW onde se encontravam os dois, acabando os dois veículos a uma distância considerável da via onde teve lugar o acidente.

Os dois feridos foram transportados parta o Hospital de Coimbra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Mais 44 mortos e 32.758 novos infetados nas últimas 24 horas

Publicado

em

Por

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 32.758 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido pela Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Homem de 72 anos morre despiste contra poste elétrico em Bragança

Publicado

em

Por

Um homem de 72 anos morreu esta segunda-feira no despiste do veículo que conduzida, na zona de Vila Flor, distrito de Bragança, e no qual ficou também ferida a esposa, segundo os bombeiros locais.

O adjunto do comando dos voluntários de Vila Flor, Davide Pinhel, explicou que a carrinha em que seguia o casal se despistou e foi embater num poste da luz, uma estrutura em cimento.

Os bombeiros tiveram de desencarcerar o condutor e tentaram manobras de reanimação, mas o óbito foi verificado no local pelo médico do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

A mulher foi considerada “ferido ligeiro” e transportada para o hospital de Mirandela, de acordo com a fonte.

O acidente ocorreu na zona de Candoso e prestaram socorro um total de 17 elementos e cinco viaturas, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O helicóptero do INEM também foi acionado para o acidente, mas não chegou a fazer transporte de vítimas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Portugal ultrapassa “nível crítico” de gravidade da pandemia

Publicado

em

Por

Portugal ultrapassou o nível crítico no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos, o que indica que a resposta de saúde a pessoas com outras doenças começa a ficar comprometida.

Segundo esta avaliação de risco, no domingo o país estava nos 102.14 pontos, acima dos 100 pontos definidos como o nível crítico neste indicador composto por cinco parâmetros:  novos casos, óbitos, internados em enfermaria e cuidados intensivos, índice de transmissibilidade (Rt) e incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2

Quando esta avaliação ultrapassa os 100 pontos, o “Serviço Nacional de Saúde tem de alocar mais recursos e começa a ter de passar os doentes que não têm covid-19 para segundo plano. Há muitos tratamentos que começam a ser adiados”, adiantou hoje à Lusa o matemático Henrique Oliveira, um dos responsáveis pela elaboração deste indicador da pandemia.

“O ideal era termos tido uma taxa de contágio que mantivesse a resposta dos serviços de saúde sem hipotecar os cuidados das outras doenças, o que está a começar a não acontecer. O indicador está a oscilar à volta dos 100”, avançou o especialista em sistemas dinâmicos.

Segundo disse, o aumento “muito grande dos internamentos” no domingo, dia em que se registou mais 192 pessoas internadas em enfermaria, para um total de 2.219, “torna-se muito evidente no indicador”.

Henrique Oliveira prevê que Portugal atinja o pico da atual vaga pandémica no período entre o início de fevereiro e o dia 12 do mesmo mês.

Esta é a segunda vez em que Portugal ultrapassa o nível crítico nesta avaliação desde o início da pandemia, com a primeira a verificar-se entre o final de outubro de 2020 e fevereiro de 2021, quando se registou a maior pressão sobre os serviços de saúde.

Nesta altura, o número de doentes internados nos hospitais portugueses atingiu um máximo de 6.869, com mais de 900 pessoas em unidades de cuidados intensivos, registando-se ainda mais de 300 mortes em dois dias (28 e 31 de janeiro), números muito superiores aos atuais.

O indicador desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico e Ordem dos Médicos continua a ter em conta a atividade da pandemia a partir da incidência e da transmissibilidade (Rt), mas engloba também a gravidade da doença, determinada em função da letalidade e dos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.

De acordo com os autores, no cálculo da incidência e da transmissibilidade do vírus, passa a ser utilizado o número de novas infeções a sete dias, e não a 14, e um Rt diário.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Morreu menino de 5 anos ferido em acidente em Palmela

Publicado

em

Por

Morreu, este domingo, um dos três irmãos feridos numa colisão rodoviária, no último sábado, em Palmela, avança o JN

Gabriel, de apenas cinco anos, estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, desde então e acabou por não restir aos ferimentos graves que tinha sofrido.

Os dois outros feridos, também graves, são duas meninas de 3 e 9 anos, estando uma delas também internada Hospital de Santa Maria, em risco de vida.

Foto: CM

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Liga Portugal doa 2 toneladas de alimentos por cada golo marcado na Taça da Liga

Publicado

em

Por

Cada golo marcado durante a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, que arranca na terça-feira, vai resultar em duas toneladas de alimentos para a Rede de Emergência Alimentar, anunciou hoje a organização da prova.

A iniciativa é da patrocinadora oficial da competição (Allianz) e da Fundação do Futebol – Liga Portugal, com cada golo a equivaler as duas toneladas de comida, não sendo contabilizado, para este efeito, o desempate por grandes penalidades.

“Após a final, com as contas encerradas, os golos serão transformados em toneladas de alimentos, canalizados para o Banco Alimentar Leiria/Fátima, que dá apoio a aproximadamente cinco dezenas de instituições locais, pessoas e famílias carenciadas”, lê-se num comunicado da Liga.

Na terça-feira, o Benfica defronta o Boavista, e na quarta-feira, será a vez do Sporting, detentor do título, medir forças com o Santa Clara.

A final está agendada para sábado no Estádio Municipal de Leiria, que será o palco de três jogos da prova.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

DGS volta atrás: Caixões de infetados com covid-19 devem ficar fechados nos funerais

Publicado

em

Por

Os caixões das pessoas que morreram enquanto infetadas pela covid-19 deverão manter-se fechados nos seus funerais, de acordo com uma atualização das regras sanitárias da Direção-Geral de Saúde.

Até agora era permitida a a visualização do corpo, desde que rápida e pelo menos a um metro de distância e era permitido o reconhecimento visual do corpo por um familiar próximo.

A mesma nota indica ainda que as sepulturas em jazigo devem ser evitadas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Jogo entre o Ermesinde e S. Pedro da Cova acaba com agressões e invasão de campo

Publicado

em

Por

Mais um jogo de futebol regional terminou da pior forma, com insultos e agressões.

Desta vez terá sido numa partida entre o Ermesinde, que jogava em casa e o São Pedro da Cova, que contava parao campeonato da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.

Depois de uma troca de provocações entre ambos os lados, a confusão instalou-se logo após o apito final, quando um adepto invadiu o campo e acabou detido.

A PSP foi obrigada a intervir para acabar com tal cenário.

O jogo foi ganho pelo São Pedro da Cova por 3-1.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Autogendamento da vacina já disponível para maiores de 30 anos

Publicado

em

Por

O autoagendamento da toma da dose de reforço da vacina contra a covid-19 está disponível, desde hoje, para pessoas com 30 ou mais anos no portal das marcações `online´ da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O autoagendamento para a dose de reforço estava disponível para maiores de 40 anos desde a última segunda-feira, tendo baixado na quinta-feira para as pessoas que têm 35 ou mais anos, e hoje para os 30 e mais anos.

O portal do autoagendamento permite também marcações de pessoas com 60 ou mais anos para dose de reforço contra a covid-19 e vacina contra a gripe, assim como para quem tem mais de 18 anos e foi vacinado com a Janssen há pelo menos 90 dias.

Segundo dados de quarta-feira da Direção-Geral da Saúde, mais de quatro milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2 e mais de 8,7 milhões têm a vacinação primária completa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Economiahá 9 horas

Serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp volta a aumentar a 01 fevereiro

O serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp vão voltar a aumentar a partir do dia 01 de fevereiro,...

Paíshá 10 horas

Pai e filho gravemente feridos após serem abalroados por camião no IP3

Duas pessoas, pai e filho, ficaram gravemente feridas depois de terem sido abalroadas, na tarde desta segunda-feira, no IP3, em...

Famalicãohá 11 horas

Costa diz que o gato de Famalicão Zé Albino vai sentir-se menos só porque Rio “vai para casa”

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o gato do presidente do PSD, o Zé Albino, anda visivelmente deprimido, mas...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Habitante da freguesia de Vilarinho oferece fruta a quem mais precisar

Uma habitante da freguesia de Vilarinho das Cambas, em Famalicão, decidiu doar os excedentes da fruta, que colhe no seu...

Bragahá 12 horas

PS acusa escolas de Braga de negarem refeições a crianças por falta de pagamento

O vereador socialista na Câmara de Braga Hugo Pires denunciou esta segunda-feira que há crianças que ficam sem almoçar em...

Bragahá 13 horas

Colisão entre mota de entregas e carro faz um ferido grave em Braga

Uma pessoa ficou gravemente ferida apíos uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros, junto às instalações...

Entretenimentohá 14 horas

“Zé Albino”, o famoso gato de Rui Rio, nasceu em… Famalicão

“O Zé Albino é um gato de origem humilde, nasceu num quintal em Famalicão. Ao fim de cinco semanas, a...

Paíshá 14 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 32.758 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 32.758 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 15 horas

Homem de 72 anos morre despiste contra poste elétrico em Bragança

Um homem de 72 anos morreu esta segunda-feira no despiste do veículo que conduzida, na zona de Vila Flor, distrito...

Paíshá 15 horas

Covid-19: Portugal ultrapassa “nível crítico” de gravidade da pandemia

Portugal ultrapassou o nível crítico no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos,...

Paíshá 15 horas

Morreu menino de 5 anos ferido em acidente em Palmela

Morreu, este domingo, um dos três irmãos feridos numa colisão rodoviária, no último sábado, em Palmela, avança o JN Gabriel,...

Desportohá 16 horas

Liga Portugal doa 2 toneladas de alimentos por cada golo marcado na Taça da Liga

Cada golo marcado durante a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, que arranca na terça-feira, vai resultar em...

Bragahá 17 horas

Carro queimado em Esposende tinha “bilhete” com ameaça. PJ investiga possível crime em série

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado, na madrugada do último domingo, após um incêndio, quando estava estacionado em Esposende, na...

Mundohá 17 horas

O fim da covid-19: OMS admite fim da pandemia com a variante Ómicron

A variante Ómicron levou a pandemia de Covid-19 para uma fase diferente e pode encerrá-la na Europa, disse o diretor...

Paíshá 18 horas

DGS volta atrás: Caixões de infetados com covid-19 devem ficar fechados nos funerais

Os caixões das pessoas que morreram enquanto infetadas pela covid-19 deverão manter-se fechados nos seus funerais, de acordo com uma...

Póvoa de Varzimhá 18 horas

Incêndio na Póvoa de Varzim deixa família desalojada

Um casal e a sua filha ficaram desalojados após um incêndio na habitação que partilhavam, que deflagrou na manhã deste...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Atropelamento na Avenida 9 de Julho faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de um atropelamento, na manhã desta segunda-feira, na na Avenida 9 de Julho, em...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Chegou mais uma semana de sol. Probabilidade de chuva é 0%

O sol continua a dominar as previsões meteorológicas, do concelho de Famalicão, para a semana que agora começa, com os...

Barceloshá 19 horas

Chega e partido MAS envolvem-se em cenas de violência em Barcelos

Elementos do partido Chega e do Movimento Alternativa Socialista envolveram-se em confrontos físicos, este domingo, junto ao Mercado Municipal de...

Desportohá 19 horas

Jogo entre o Ermesinde e S. Pedro da Cova acaba com agressões e invasão de campo

Mais um jogo de futebol regional terminou da pior forma, com insultos e agressões. Desta vez terá sido numa partida...

Arquivo

FAMA NAS REDES