País
Aumento do custo de vida faz aumentar pedidos de ajuda de famílias à DECO

O aumento do custo de vida é agora o principal motivo dos pedidos de ajuda de famílias carenciadas à associação de defesa dos consumidores Deco, em vez da quebra de rendimentos, informou esta qunta-feira a associação.
“Não notamos aumento no número de queixas, são quase 20 mil tal como no ano passado. Mas notamos diferença nos motivos dos pedidos de ajuda”, explicou a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da Deco, Natália Nunes.
A diminuição de rendimentos, nomeadamente motivada pela perda de negócio devido à covid-19, deixou de ser o principal motivo dos pedidos de ajuda das famílias.
Este ano, o aumento do custo de vida, em reflexo de subidas nos preços do supermercado e da conta de eletricidade ou do gás, tem sido o principal motivo de pedidos de ajuda e de informação à associação.
Muitos destes pedidos de ajuda são de famílias que ainda não estão em situação de não conseguir pagar as contas, mas que anteveem que essa possibilidade esteja para chegar.
A quem pede ajuda, devido ao aumento do custo de vida, a Deco recomenda olhar para as despesas a ver se há forma de reduzir gastos e verificar se há margem de negociação com o banco quanto às condições de créditos contratados.
“Notamos que há cada vez mais famílias com rendimentos mais baixos”, afirmou Natália Nunes, explicando que a inflação já tem impacto nos orçamentos das famílias, nomeadamente das que têm taxas de esforço elevadas ou rendimentos muito reduzidos.
Em todo o ano de 2021, a associação recebeu 30 mil pedidos de famílias sobreendividadas, quando em 2020 tinha recebido 30.100 pedidos e 29.154 em 2019.

País
Gasóleo aumenta 2,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina sobe 2 cêntimos

As previsões desta sexta-feira apontam para uma subida do preço dos combustíveis mais utilizados, apontando para aumentos superiores a 2 cêntimos, em ambos os casos.
Assim, os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento, esta segunda-feira, vão encontrar o gasóleo mais caro cerca de 2,5 cêntimos, enquanto que a gasolina deverá registar uma subida de 2 cêntimos.
Antes que se verifiquem qualquer uma destas previsões, o preço do litro de gasóleo custa, em Portugal, cerca de 1,458 euros, enquanto que o litro de gasolina está fixado em cerca de 1,681 euros.
País
Mais de dois terços dos portugueses descontente com o combate à corrupção

Mais de dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção feita ao nível da União Europeia (UE), em linha com as opiniões dos cidadãos dos outros 26 Estados-membros, foi hoje anunciado.
De acordo com um Eurobarómetro do Parlamento Europeu (PE) apresentado hoje de manhã, a menos de um ano das próximas eleições europeias, 67% dos portugueses inquiridos estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção e apenas 29% estão satisfeitos.
A percentagem de cidadãos descontentes com a luta contra a corrupção em Portugal é superior à média dos 27, com 60% insatisfeitos. Em oposição, 35% consideram que a UE está a fazer o suficiente para contrariar o flagelo da corrupção.
Um total de 26.376 cidadãos de todos os Estados-membros da União Europeia participaram neste Eurobarómetro, entre 02 e 26 de março deste ano.
Desta fatia, 1.002 portugueses responderam, presencialmente e por videoconferência, às mesmas questões que os concidadãos europeus, entre 04 e 21 de março.
País
Faleceu Laura Rodrigues Dady ex-cantora das Delirium

A cantora Laura Rodrigues, ex-integrante da ‘girls band’ Delirium, que teve o seu sucesso nos anos 90, faleceu, esta terça-feira, foi revelado, nas ree sociais por Telmo Miranda, ex-integrante do grupo Sétimo Céu, que partilhou vivências com a cantora.
“A Dady. Participou e fez parte da girl band Delírium, no final dos anos 90, assim como eu na boy band Sétimo Céu. E tive a oportunidade de me cruzar várias vezes com ela, quer em programas de televisão, quer em estrada, durante as digressões de qualquer uma das bandas. Vivemos algumas noites juntos no social e só posso lamentar esta perda”, escreveu Telmo Miranda.
A ex-colega de banda, Mónica Sofia, também recordou a contora, numa sentida publicação, em que recorda o seu trajeto na vida e música,e o talento que sempre teve.
“Dady… A vida nem sempre foi perfeita! Tu sempre tiveste tantos talentos mas os caminhos foram duros e tortos, incompatíveis com tamanha qualidade.
Via-te como uma Whitney Houston, tinhas pose de diva e uma voz que permitia cantar qualquer coisa que desejasses, desde o mais rock ao mais lírico. Fazias da voz o que querias e podias ter encantado o mundo, se to permitissem!
De feitio eras teimosa e de ideias fixas…. Fixas demais!
Não falávamos há muito tempo… espero que tenhas partido em paz e com o teu coração no sítio certo. Que brilhes muito aí neste universo tão grande quanto o teu talento”, escreveu Mónica Sofia.
-
Paíshá 1 semana
Número de portugueses a emigrar para a Islândia voltou a atingir novo ‘pico’ em 2022
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicense acusado de agredir os pais por causa de dinheiro para droga absolvido pelo tribunal
-
Famalicãohá 1 semana
Escuteiros de Cabeçudos realizam Arraial do Dia da Criança este sábado com diversões para os mais novos
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Igreja Matriz recebe Procissão Arciprestal do Corpo de Deus esta quinta-feira