País
Ribeira do Porto considerada um “tesouro da cultura cinematográfica europeia”

A Ribeira do Porto foi escolhida como um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, que reconhece que esta zona histórica do Porto tem um valor histórico “que deve ser mantido e protegido”.
A criação da lista dos “Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia” é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema com o objectivo de enumerar lugares e espaços simbólicos para o cinema europeu, “lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora mas também para as gerações futuras”, lê o comunicado de imprensa.
A Ribeira do Porto é um dos 22 tesouros cinematográficos da Europa, tendo a Academia Europeia de Cinema recordado que este espaço histórico já foi cenário de três filmes do realizador português Manoel de Oliveira, nomeadamente “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Aniki Bobó” (1942) e “O Porto da Minha Infância” (2001).
A Ribeira do Porto é o único lugar português na lista lançada pela Academia Europeia de Cinema, juntando-se a locações em França, Polónia, Espanha, Reino Unido e Letónia.
O objectivo da academia é acrescentar anualmente novos locais a esta lista de “tesouros cinematográficos” e introduzir este património a novos públicos.

País
Aplicavam botox sem licença em Braga. Considerados “perigo iminente para a saúde” dos clientes

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decretou a suspensão imediata da atividade de um estabelecimento em Braga por prática de cuidados de saúde na área da estética por profissional não habilitado, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a ERS acrescenta que a situação configurava um “perigo iminente para a saúde e segurança dos utentes”.
A ERS explica que no referido estabelecimento eram realizados procedimentos que requeriam o uso de medicamentos e/ou dispositivos médicos de uso exclusivo por médico.
Em causa, concretamente, procedimentos invasivos de injeção/inserção de produtos na pele, designadamente, aplicação de fios tensores, escleroterapia, botox, ácido hialurónico, multivitamínicos e outras soluções.
Outro procedimento é a remoção de nevos/sinais por cauterização com jato de plasma.
“Perante os factos apurados e o perigo iminente para a saúde e segurança dos utentes, a ERS decretou uma medida cautelar de suspensão imediata da atividade prosseguida num dos estabelecimentos fiscalizados, com fundamento no exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da estética”, refere o comunicado.
A medida cautelar será declarada extinta “quando for comprovada a eliminação do perigo para a saúde e segurança dos utentes”.
Caso contrário, a medida poderá passar pela cessação definitiva da atividade de prestação de cuidados na área da saúde.
Os factos apurados foram, ainda, comunicados ao Ministério Público, à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e à Administração Central do Sistema de Saúde.
Famalicão
Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do acidente resultou ainda num ferido grave, da mesma idade, avançou fonte do Comando Sub-regional do Ave.
O atropelamento ocorreu na variante nascente, no sentido Famalicão-Porto, em Gavião.
Após terem sofrido um despiste, do qual terão saído ilesos, os dois jovens estavam na berma da estrada a aguardar que o veículo fosse rebocado. Acabaram por ser atropelados por um outro automóvel “que se colocou em fuga e que ainda estará em fuga”, disse a mesma fonte.
O ferido grave foi transportado para o hospital de Braga.
País
Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar os seus medicamente, vão, a partir do próximo semestre, poder levantar o receituário numa farmácia.
A medida já foi testada em alguns pontos do país, mas será alargada a todo o país.
O acesso facilitado às terapêuticas abrange doentes oncológicos, pessoas infetadas com VIH, doentes da área da reumatologia e com doenças autoimunes.
Segundo avança o Jornal de Notícias, as mudanças vão ocorrer no segundo semestre do ano. Do lado das farmácias, haverá formação qualificada para os profissionais tendo em conta a evolução nas terapêuticas.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos aplaude a decisão do Governo, que estima possa chegar a 200 mil doentes.
-
Paíshá 1 semana
Jovem cai de um quarto andar e é amparado por alguns estendais.
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão disputa último desafio desta época esta sexta-feira em Vila do Conde
-
Desportohá 5 dias
Famalicão: Polidesportivo de Requião recebe Torneio da Amizade a 03 e 17 de junho
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: HumanitAVE promove sessões de yoga no Parque da Devesa a partir deste sábado