País
Emitido mandado de detenção para Vale e Azevedo

Tribunal de Lisboa afirma que o ex-presidente do Benfica recusa-se deliberadamente a comparecer perante o juiz. Está em causa um processo em que Vale e Azevedo é acusado de prestar garantias falsas de três milhões de euros em processos judiciais e de tentar burlar o BCP.
Esta sexta-feira, foi emitido um mandado de detenção para o antigo presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, avança a CNN Portugal.
Em causa está um processo em que Vale e Azevedo é acusado de prestar garantias falsas de cerca de três milhões de euros em processos judiciais e de também tentar burlar o BCP para obter um crédito de 25 milhões de euros.
De acordo com o canal de notícias, o Tribunal de Lisboa considerou o ex-presidente do clube da Luz contumaz, que deliberadamente se recusa a comparecer perante o juiz que o citou. Desde março de 2019 que o tribunal tenta, sem sucesso, notificar João Vale e Azevedo para ser julgado neste processo. O ex-presidente do Benfica vive e trabalha em Londres.
Há cerca de três meses, a 30 de junho, o tribunal decretou um prazo de 30 dias para que Vale e Azevedo se apresentasse à justiça, mas “até ao momento, e decorrido tal prazo, não se apresentou”, de acordo com a declaração dos juízes a que a CNN Portugal teve acesso.
Vale e Azevedo é declarado fugido à justiça e poderá ser julgado à revelia, sem ser necessária a sua presença em tribunal. Foi então emitido um mandado de detenção, que pelo facto do arguido viver em Londres, será acompanhado por um mandado internacional.

Mundo
Depois do internamento, Papa preside a Missa do Domingo de Ramos

Após ter tido alta hospitalar, confirmou-se. O Papa Francisco presidiu este domingo, às cerimónias do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, que marcam o início da Semana Santa.

“Peçamos hoje esta graça: saber amar Jesus abandonado e saber amar Jesus em cada abandonado, em cada abandonada. Peçamos a graça de saber ver e reconhecer o Senhor que continua a clamar, neles. Não permitamos que a sua voz se perca no silêncio ensurdecedor da indiferença”, disse Francisco, na homilia da Missa do Domingo de Ramos, citado pela agência Ecclesia.
“Para nós, discípulos do Abandonado, ninguém pode ser marginalizado, ninguém pode ser deixado por sua conta”, acrescentou.

“Há povos inteiros explorados e deixados à própria sorte; há pobres que vivem nas encruzilhadas das nossas estradas e cujo olhar não temos a coragem de fixar; migrantes, que já não são rostos, mas números; reclusos rejeitados, pessoas catalogadas como problemas”, elencou o Papa Francisco.
A celebração, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro, começou com a bênção dos ramos.

Devido aos problemas que o afetam no joelho, há vários meses, o Papa não acompanhou a procissão de entrada, com cerca de 400 participantes.
Francisco presidiu à celebração que marca o início da Semana Santa, após ter recebido alta, este sábado, do Hospital Gemelli, onde esteve internado desde quarta-feira devido a uma infeção respiratória.


País
Portugueses têm o 9.º salário mínimo mais alto da Europa

De acordo com um estudo da HelloSafe Portugal, Portugal possui o nono salário mínimo nacional (SMN) mais alto da Europa e as despesas mensais no país correspondem a 67% do SMN.
Segundo uma declaração divulgada pelo Notícias ao Minuto, “Embora não esteja entre os piores, Portugal tem o nono maior salário mínimo da Europa, mas fica atrás de todos os grandes países, como França e Espanha”.
Luxemburgo, Alemanha e Bélgica têm os salários mínimos mais altos da Europa, de acordo com a mesma análise.
O estudo também revela que as despesas mensais em Portugal correspondem a 67% do salário mínimo, sendo as despesas relacionadas com habitação destacadas: “Atualmente, a maior despesa é com habitação, que consome cerca de 30,6% do salário português”.
“Seguida pelas compras em supermercados, com 26,8%, seguida pelo transporte, com 14,5%”.
A análise revela que, em geral, “já é difícil viver com apenas um salário mínimo”, mas em algumas cidades do país a situação é ainda pior. “Lisboa, Cascais, Porto e Leiria têm despesas mensais acima da média nacional, que é de 591,10 euros. Lembre-se de que as despesas mensais não incluem o aluguel e as despesas de acomodação”.
País
Se tem carro a gasóleo aguarde por amanhã para abastecer. Se é a gasolina abasteça hoje

Os preços dos combustíveis deverão voltar a registar comportamentos distintos no início desta semana, com o o gasóleo a ficar mais barato e a gasolina a encarecer já esta segunda-feira.
Fonte do setor adiantou que as previsões apontam para uma descida de dois cêntimos no caso do gasóleo simples e para um acréscimo de 2,5 cêntimos no caso da gasolina simples 95.
Estas estimativas acontecem numa altura em que o gasóleo simples está a custar, em média, 1,506 €/litro, enquanto o preço da gasolina simples 95 está nos 1,669 €/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Estes preços médios, refira-se, “são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa de Camilo recebeu evento de abertura do Encontro Internacional de Animação Sociocultural ANIMA 2023
-
Bragahá 1 semana
UMinho recebe V Jornadas da Ciência
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: CIOR reforça ligação entre alunos e empresas
-
Paíshá 5 dias
Venda de carros novos com motor de combustão proibida a partir de 2035