Siga-nos nas redes

País

INEM admite dificuldades na contratação de operacionais

Publicado

em

O presidente do INEM admitiu esta terça-feira dificuldades para contratar operacionais, devido à exigência das funções e a questões de carreira, considerando que esses constrangimentos podem ser minimizados com a integração do instituto no Serviço Nacional de Saúde.
Perante os deputados da comissão de Saúde, onde foi ouvido na sequência de um requerimento apresentado pela bancada parlamentar do Chega, Luis Meira reconheceu a “grande dificuldade que existe neste momento para contratação de operacionais”, mas salientou que essa situação não é exclusiva do INEM.

“Os senhores deputados terão até mais capacidade para intervir do que propriamente o conselho diretivo do instituto, relativamente a algumas matérias que têm a ver com a melhoria das carreiras”, adiantou o responsável do instituto que assegura a emergência médica pré-hospitalar em Portugal continental.
Segundo Luís Meira, o INEM tem feito um “esforço grande” para recrutar mais recursos humanos, mas apontou o exemplo das 178 vagas abertas recentemente e que não foram preenchidas na totalidade.
Luis Meira anunciou ainda que está em fase final um novo concurso para o recrutamento de 125 técnicos, que deverão ser contratados no início de 2023 “se tudo correr como é expectável”, manifestando-se esperançado que a totalidade desses lugares possa agora ser ocupada.

Luís Meira anunciou ainda que está em fase final um novo concurso para o recrutamento de 125 técnicos, que deverão ser contratados no início de 2023 “se tudo correr como é expectável”, manifestando-se esperançado que a totalidade desses lugares possa agora ser ocupada.

O presidente do INEM salientou ainda a “janela de oportunidade” que constitui a inclusão do INEM no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, admitindo que essa integração deverá obrigar à revisão da lei orgânica.

“Provavelmente isso irá forçar a necessidade da revisão da lei orgânica do instituto, o que é uma das maiores janelas de oportunidade para algumas dessas questões que são estruturantes para o instituto poderem ser resolvidas”, afirmou.

Nesta audição sobre “as falhas na prestação de socorro por parte do INEM”, Luis Meira salientou também a lógica de funcionamento assente numa “grande flexibilidade”, para que, em momentos de pico de procura, seja alargado o raio de acionamento de meios “para garantir que não há ocorrências sem resposta”.

O responsável do INEM reconheceu, porém, que em algumas situações verificaram-se “tempos para socorro mais elevados do que o instituto quer”, mas considerou que, na globalidade, a resposta do INEM está dentro dos indicadores previstos nesta matéria.

“De forma consistente, de janeiro a agosto, o INEM acionou os meios com menos de uma hora de atraso em 99% das situações”, adiantou o presidente do instituto, que convidou os deputados a visitar um dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes para perceberem a “dificuldade que é gerir situações com informação que é muito difícil de recolher”.

No início da audição, o deputado do Chega, Pedro Frazão, considerou que “existem falhas no socorro em Portugal”, apontando os exemplos de casos recentemente noticiados em Lisboa e no Algarve.

O parlamentar adiantou ainda que o partido teve acesso a “informações gravíssimas” da inoperacionalidade de ambulâncias em vários pontos do país, acusando o INEM de ainda “mascarar” os tempos de reposta, uma acusação que foi refutada por Luís Meira.

“O INEM está a utilizar os tempos desde que a ambulância é mobilizada até que chegue ao local e não o tempo em que pessoa que precisa de socorro aciona a chamada”, referiu Pedro Frazão, para quem “é inacreditável” que Luís Meira se mantenha em funções, “com tantos escândalos nestes últimos meses” na área do socorro pré-hospitalar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Mundial 2022: Portugal vence Suíça por 6-1 e está nos quartos de final da competição

Publicado

em

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de 2022, ao golear a Suíça por 6-1, com ‘hat-trick’ de Gonçalo Ramos, no último jogo dos ‘oitavos’, em Lusail.

O avançado do Benfica, aos 17, 51 e 67 minutos, Pepe, aos 33, Raphaël Guerreiro, aos 55, e Rafael Leão, aos 90+2, marcaram os golos da formação das ‘quinas’, enquanto Manuel Akanji apontou o tento dos helvéticos, aos 58.

Nos quartos de final, num jogo marcado para sábado, pelas 15:00 (em Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha, Portugal vai defrontar Marrocos, que hoje eliminou a Espanha, no desempate por penáltis (3-0, após 0-0 nos 120 minutos).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Agricultura vai continuar com dificuldades mesmo que a inflação pare

Publicado

em

“Mesmo que a inflação pare”, o preço dos produtos agrícolas aumentará “durante algum tempo”, adverte o líder da PAC, que antecipa o encerramento de mais explorações agrícolas em 2023 devido aos custos de electricidade.

Eduardo Oliveira e Sousa adverte que os preços ao consumidor dos produtos agrícolas continuarão a subir “durante algum tempo, mesmo que a inflação pare”, e apenas um “milagre” veria o seu regresso aos valores de um ano atrás. “É natural que continuem a subir durante algum tempo para amortizar a diferença de velocidade entre o aumento do custo de produção e o valor de venda desse mesmo produto”, diz o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (PAC).

Numa entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena1, o porta-voz afirma que muitas explorações ligadas à pecuária já fecharam e que “outro tipo de falência, associada à conta de electricidade” está a chegar, quando fazem as contas no final do ano.

Acrescentou que, apesar da chuva que caiu nas últimas semanas, no sul do território a situação de escassez está longe de ser superada, e o líder da PAC critica o Ministro da Agricultura pelo facto de, ao contrário dos espanhóis, os agricultores portugueses ainda não terem recebido “um euro” de apoio relacionado com a seca. Ele assinala a falta de “capacidade política e técnica” de Maria do Céu Antunes para resolver este problema – e igualmente de capacidade técnica quando se trata de gerir o Plano Estratégico para a Política Comum (PEPAC).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

IKEA aumenta salário de entrada para os 1.000 euros em Portugal

Publicado

em

A Ikea Portugal aumentará o salário mínimo inicial para todos os empregados, na secção de retalho, de 750 euros para 1.000 euros brutos mensais (14.000 euros anuais).

Segundo a ECO, esta actualização salarial, que se aplica agora a todos os empregados a tempo inteiro do Grupo Ingka – que detém a marca – e entra em vigor em Janeiro de 2023, é superior ao Salário Mínimo Nacional (SMN), que deverá aumentar dos atuais 705 euros para os 760 euros em Janeiro de 2023.

“Trabalhamos diariamente para ter uma oferta completa e relevante de compensação e benefícios, dos quais o salário faz parte. Nos últimos anos, temos feito um esforço constante para aumentar os rendimentos e apoiar os empregados, e este é mais um exemplo disso e mais um passo para garantir o bem-estar dos nossos 2.800 empregados de retalho e a estabilidade dos seus rendimentos”, diz Cláudio Valente, gestor de pessoas & cultura da Ikea Portugal.

O novo salário base é adicionado ao subsídio alimentar, que também foi recentemente actualizado para seis euros, seguro de saúde, ajuda parental, e pagamento de bónus – sempre que os objectivos empresariais são alcançados.

A decisão de melhorar as condições de trabalho na empresa foi motivada pelo aumento do custo de vida, bem como pelo contexto cada vez mais competitivo para o talento no sector retalhista. O retalhista acelerou assim o investimento previsto na actualização salarial, em 5,9 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Venda de carros de alta gama em Portugal duplicou em 2022 para algumas marcas

Publicado

em

De acordo com os últimos dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, para Novembro, marcas como Bentley, Ferrari, Lamborghini e Maserati, alcançaram vendas maiores do que em 2021. No caso da Bentley, por exemplo, até Novembro, foram registados 58 automóveis, contra 25 no mesmo período de 2021.

Em relação à Ferrari, o número de carros registados é de 26, contra 23 em 2021. Lamborghini vendeu mais um (14) do que em 2021 e Maserati está a ter um ano fantástico com 75 automóveis vendidos, contra 21 vendidos em Novembro de 2021.

Segundo a ACAP, um total de 166.935 veículos novos foram postos em circulação até Novembro, o que representou um aumento de 1,8 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Médicos portugueses ganham menos do que há 10 anos atrás revela estudo da OCDE

Publicado

em

Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) em colaboração com a Comissão Europeia mostra que os médicos em Portugal estão a ganhar menos do que há 10 anos atrás, dados que parecem justificar a falta de médicos que afeta o país e as suas unidades se saúde, de Norte a Sul.

Os números apresentados explicam que as tabelas salariais dos médicos de clínica geral e especialistas “foram reduzidas em termos reais entre 2010 e 2020”.

O relatório sublinha que “na maioria dos países europeus, a remuneração dos médicos aumentou em termos reais (ajustada à inflação) desde 2010, mas a taxas diferentes entre países e diferenciadas entre especialistas e não-especialistas”.

“Os aumentos para especialistas e médicos de clínica geral têm sido particularmente fortes na Hungria. O governo húngaro aumentou substancialmente a remuneração dos especialistas e dos médicos de clínica geral durante a última década para reduzir a emigração e a escassez de médicos”.

O relatório continuou a comparar as políticas de despesas com a saúde, e discutir quanto dos orçamentos dos serviços de saúde foi gasto em “prevenção”. Mas a mensagem geral de que os médicos portugueses estão sobrecarregados e mal pagos não podia ser mais clara – e segue-se a um fim-de-semana em que o líder do PSD, Luís Montenegro, tem mantido o seu árduo calendário de viagens pelo país com a mensagem de que o governo socialista está a conduzir o país cada vez mais para o empobrecimento, numa altura em que “nunca houve tanto” em termos de fundos europeus para o desenvolvimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Vídeo de carro arrastado pelas cheias a Sul mostra a força da água após chuvas intensas

Publicado

em

Um vídeo verdadeiramente impressionante mostra o estado das cheias a Sul de Portugal, altamente fustigado pelas chuvas fortes dos últimos dias.

Depois de mais de uma centena de ocorrências registadas nas últimas horas, as imagens captadas esta segunda-feira mostram o volume abundante de água concentrado em certas zonas e a força incontrolável das águas que arrastam um carro na sua corrente.

Vídeo: Nelson Dias/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ronaldo assina pelo Al-Nassr da Arábia Saudita

Publicado

em

O capitão da Seleção Nacional irá auferir de 200 milhões de euros por ano, num contrato válido por dois anos e meio, de acordo com a imprensa internacional.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

GNR reforça inspeção ao consumo de álcool dos condutores esta semana

Publicado

em

Entre esta segunda-feira e o próximo domingo (11 de dezembro), a Guarda Nacional Republicana (GNR) realizará uma “operação de inspeção intensiva” dirigida a pessoas que conduzem sob a influência de álcool e drogas.

Numa declaração, a GNR avança que o objectivo da operação “RoadPol – Álcool e Drogas” é “promover um comportamento mais seguro por parte dos condutores e reduzir os acidentes rodoviários graves em todo o território nacional continental”.

Na última operação “RoadPol – Álcool e Drogas”, realizada entre 4 e 10 de Maio, foram inspeccionados 35.249 veículos e 33.310 condutores foram submetidos a testes de álcool e substâncias psicotrópicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Suspeito colide contra 2 carros da PSP após roubo em loja de telemóveis em Gaia

Publicado

em

O suspeito de um assalto a uma loja de telemóveis, em Vila Nova de Gaia, que fugia do local num carro roubado acabou por colidir com quatro veículos, dois deles da PSP local.

Tudo terá acontecido após o suspeito ter sido surpreendido pelas autoridades em flagrante, acabando por se despistar quando fugia destes.

Após o sucedido tentou ainda correr mas acabou detido e o produto do furto recuperado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço dos combustíveis afinal aumentou. Gasóleo sobe 1,8 cêntimos, gasolina mais cara 1,4 cêntimos

Publicado

em

O preço dos combustíveis afinal subiu esta segunda-feira, devido a uma revisão da carga fiscal sobre os combustíveis, que assim anula as descidas do preço já anunciadas.

Assim, os condutores irão encontrar o gasóleo mais caro cerca de 1,8 cêntimos e a gasolina mais cara cerca de 1,4 cêntimos.

Isto acontece depois do Governo ter anunciado uma redução do desconto praticado no ISP.

Este desconto foi reduzido em em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Mundial 2022: Portugal vence Suíça por 6-1 e está nos quartos de final da competição

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de 2022, ao golear a Suíça...

Famalicãohá 9 horas

Desespero nas urgências de Famalicão. Espera já ultrapassa oito horas

O relato chega-nos de vários doentes que estão, esta terça-feira, dia 6 de dezembro, na sala de espera das urgências...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Atropelamento em Bente Cardal

Na tarde desta terça-feira ocorreu um atropelamento em Bente Cardal, junto à Ribapão. Os Bombeiros de Famalicão foram acionados, tendo...

Paíshá 18 horas

Agricultura vai continuar com dificuldades mesmo que a inflação pare

“Mesmo que a inflação pare”, o preço dos produtos agrícolas aumentará “durante algum tempo”, adverte o líder da PAC, que...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Partido Chega promoveu debate sobre situação política no país

No dia 1 de dezembro, a Comissão Política Concelhia do Partido Chega de Famalicão, organizou uma palestra inserida no seu...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chef Álvaro Costa traz doces e outros sabores de Natal à Praça-Mercado

O Chef Álvaro Costa, que ao longo deste ano assumiu a função de Chef residente da cozinha experimental da Praça...

Desportohá 18 horas

Grupo Desportivo de Natação de Famalicão sobe à 1.ª Divisão Nacional

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, fez uma vez mais história nos Campeonatos Nacionais de Clubes, este fim de...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados da Divisão de Honra da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a décima-primeira jornada da Divisão de Honra da...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados do Distrital da 1ª Divisão

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a nona jornada do Distrital da primeira divisão...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados da 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a 13ª jornada do Pró Nacional da AF...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES