Siga-nos nas redes

País

Ministra da Saúde afirma que “vacinas contra a gripe não são para todos os portugueses”

Publicado

em

A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou hoje que Portugal dispõe de vacinas suficientes para a vacinação contra a gripe sazonal, lembrando que, ao contrário da covid-19, esta vacina não está prevista para a generalidade da população.

“É muito importante que se perceba que a vacinação contra a gripe sazonal tem um público-alvo específico. Não são todas as pessoas que precisam de tomar a vacina contra a gripe sazonal e, portanto, considerando que estamos a falar de uma quantidade de doses adquiridas pelo país que rondará os 2,5 milhões de doses — independentemente das vacinas que são compradas pelas farmácias comunitárias -, percebemos que temos de fazer com que sejam as pessoas com esses critérios de saúde que sejam aquelas que tomam a vacina”, referiu.

“As vacinas contra a gripe sazonal não são para todos os portugueses. E isso é muito importante que se perceba desde o início; são para as pessoas mais vulneráveis em termos da idade e em termos da sua condição, como, por exemplo, grávidas”, acrescentou a governante, sem deixar de frisar que esta campanha de vacinação foi reforçada numa primeira fase em 140 mil doses e, depois, em mais 300 mil doses num “processo de aquisição em curso”.

Marta Temido notou que a campanha de vacinação da gripe arrancou na segunda-feira, focada nas estruturas residenciais para idosos e em grávidas, além de ter lembrado que no anterior plano de vacinação da gripe “houve vacinas que não chegaram a ser administradas” e que este ano deve estar tudo terminado até 15 de dezembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Menina morre em acidente no Entroncamento

Publicado

em

Por

ARQUIVO

Uma menina de quatro anos morreu ontem na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada da Barroca, no Entroncamento, tendo provocado ainda dois feridos graves, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Santarém da PSP.

De acordo com a mesma fonte, a menina, que ficou em estado “muito grave”, “acabou por morrer no hospital de Torres Novas”.

O Comando Distrital de Santarém da PSP disse ainda que os outros dois feridos são a mãe, de 47 anos, e o irmão, de 13 anos, da vítima mortal, que foram encaminhados para o hospital de Abrantes.

“No outro veículo iam duas pessoas, mas não sofreram qualquer ferimento, não foi preciso tratamento”, observou.

Segundo a PSP, o acidente violento aconteceu cerca das 17h15.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Desigualdade. Metade da riqueza em Portugal pertence apenas a 5% da população

Publicado

em

Por

Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população.

A diferença social entre ricos e pobres acompanha, igualmente, um ritmo de crescimento: 10% dos mais ricos acumulam 25% do rendimento do país.

Portugal destaca-se como o quinto país mais desigual da União Europeia e também o quinto mais desigual da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Infeções aumentaram 83% nas crianças com menos de 10 anos nos últimos 14 dias

Publicado

em

Por

A faixa etária com “incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu ao grupo das crianças com menos de 10 anos (12.428 casos por 100 mil habitantes), que foi também o grupo com maior aumento da incidência, em relação à semana anterior (+83%)”, adianta a análise de risco semanal das autoridades de saúde.

Segundo o documento do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS), regista-se em Portugal uma tendência crescente da incidência cumulativa nos grupos etários abaixo dos 20 anos, assim como nas pessoas entre os 30 e os 49 anos e acima dos 70 anos.

Os jovens entre os 10 e os 19 anos apresentam a segunda incidência mais elevada de novas infeções, que aumentou 49% no espaço de uma semana, para 10.066 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

“Apesar de a incidência cumulativa a 14 dias no grupo etário dos indivíduos com 80 ou mais anos ter apresentado uma tendência crescente, o valor de 1.811 casos por 100 mil habitantes reflete um risco de infeção mais de três vezes inferior ao apresentado pela população em geral”, referem as “linhas vermelhas”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Só há 2 concelhos (em 308) abaixo do nível máximo de incidência e são ambos nos Açores

Publicado

em

Por

O número de concelhos abaixo do nível máximo de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 baixou esta semana de cinco para dois, ambos na região Autónoma dos Açores.

Corvo, com uma incidência cumulativa a 14 dias de 426 casos por 100 mil habitantes e Calheta, com uma incidência de 855, são as únicas autarquias abaixo de 960 casos ou mais que se aplica atualmente a 306 dos 308 concelhos de Portugal.

É esse o patamar mais alto dos sete definidos pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças para este indicador.

Os concelhos com incidência mais alta são Cabeceira de Basto (11.213), Câmara de Lobos (10.960), São João da Madeira (10.222) e Vizela (10.030).

A covid-19 provocou mais de 5,63 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.788 pessoas e foram contabilizados 2.507.357 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Auchan apresenta plataforma ‘online’ “Medicamento Certo”

Publicado

em

Por

A Aucan apresenta a plataforma “Medicamento Certo”, desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma, esta solução digital inovadora disponibiliza, de forma cómoda e intuitiva, informação sobre problemas de saúde de menor gravidade e medicamentos não sujeitos a receita médica, que apoia os consumidores a fazerem escolhas para uma automedicação responsável e em segurança.

Para obter respostas às suas dúvidas, o consumidor deve definir no interface inicial se procura esclarecimentos sobre sintomas ou medicamentos. A partir daí, é guiado através de um conjunto de passos, que contemplam a introdução de informações adicionais sobre alergias, condições de saúde prévias e toma de medicamentos, entre outras, até obter como resultado informação adaptada à sua situação.

Na seção Sintomas, a Medicamento Certo faculta informação sobre sintomas relacionados com problemas de saúde de menor gravidade. No resultado final, o consumidor vai encontrar sugestões de cuidados não farmacológicos que ajudam a aliviar o referido sintoma e a indicação do(s) medicamento(s) adequados para a situação em causa. De ressalvar que, caso sejam introduzidos sintomas graves ou identificados sinais de alerta, a irá alertar o consumidor para que consulte um profissional de saúde ou contacte a linha SNS 24.

Já na seção Medicamentos, o consumidor encontrará informação sobre a composição e indicação terapêutica do fármaco, advertências e precauções, bem como a forma de o tomar, as doses indicadas e o tempo de tratamento adequado.

De sublinhar que, quando realizadas de forma responsável, a autogestão da saúde e a automedicação permitem melhorar a saúde do doente e também otimizar os sistemas de saúde ao reduzir o número de consultas médicas e urgências não justificadas.

“Com a ‘Medicamento Certo’ pretendemos reforçar o contributo da Auchan para a promoção do uso racional do medicamento e oferecer ao cliente a possibilidade de comprar medicamentos não sujeitos a receita médica em auchan.pt com toda a comodidade e conveniência, apoiado em informação rigorosa e credível, que lhe permita efetuar uma automedicação responsável e consciente”, sublinha Inês Matos, Diretora de Nutrição, Saúde e Bem-Estar e responsável pelo projeto, na Auchan Retail Portugal.

A ‘Medicamento Certo’ está disponível aqui e é para uso exclusivo de maiores de 18 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Assaltantes sequestram e agridem vendedor de tabaco em Paços de Ferreira

Publicado

em

Por

Um homem de 31 foi sequestrado, esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, por um grupo de assaltantes que o atacavam enquanto este trabalhava na distribuição de tabaco pelos estabelecimentos.

De acordo com a CM, este trabalhador estava a sair de um café quando foi surpreendido pelos ladrões que o fecharam na mala da viatura e assim conduziram cerca de 1 quilómetro.

Durante este percurso o homem foi agredido para entregar a chave do seu cofre mas não cedeu às ordens dos assaltantes que acabaram por libertá-lo.

Este grupo conseguiu ainda roubar algum tabaco e colocou-se em fuga.

A PJ do Porto investiga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Jerónimo diz que Costa e Rio já fizeram um “acordo de cavalheiros” para poderem “governar à vontade”

Publicado

em

Por

O secretário-geral do PCP dramatizou hoje o discurso e apontou incoerência ao secretário-geral socialista, António Costa, por dizer que está disponível para dialogar com todos quando há uma “decisão já tomada” de um acordo com o PSD.

“Dizer que se vai falar com todos é esconder uma decisão já tomada. Quem quer uma política de esquerda não a pode negociar com todos e muito menos com a direita ou a extrema-direita”, sustentou Jerónimo de Sousa, durante uma sessão pública, na Maia, distrito do Porto, no âmbito das eleições legislativas.

Na última semana António Costa deixou cair o discurso da maioria absoluta e disse estar disponível para voltar a conversar com a maioria das forças políticas, excluindo liminarmente o Chega.

O secretário-geral comunista acrescentou que “é inquestionável” a vontade de o PS querer procurar entendimentos com o PSD e exemplificou esta afirmação com as palavras do dirigente socialista Augusto Santos Silva.

Em entrevista à CNN Portugal, na quarta-feira à noite, o ‘número três’ do Governo de António Costa disse que admitiu um “acordo de cavalheiros” entre socialistas e sociais-democratas.

Hoje, Jerónimo de Sousa argumentou que esse “acordo de cavalheiros” tinha apenas como propósito “poderem governar à vontade”.

“Acordo de cavalheiros… Vejam lá onde é que isto vai”, completou.

O membro da Comissão Política do Comité Central do PCP acrescentou que até o “patrão dos patrões”, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, pediu um acordo escrito entre os dois partidos: “Todos a pressionarem no mesmo sentido”.

Por isso, “a única opção segura” para “rechaçar a direita” é na CDU, concluiu o secretário-geral do PCP, que, mesmo assim, não deixou de fora do discurso a “convergência” a que a CDU tem apelado para depois das eleições.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Mais 44 mortos e 63.833 novos infetados nas últimas 24 horas

Publicado

em

Por

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 63.833 os casos de infeção, segundo o relatório diário emitido pela Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Bebé de 8 dias morre após atraso nos serviços de emergência médica. Ordem dos Médicos pede investigação

Publicado

em

Por

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da morte no hospital de Portalegre de um bebé de oito dias, por alegada falta de socorro médico.

O porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso, disse que a administração daquela unidade hospitalar vai avançar com o inquérito e tomar uma posição sobre este caso “mais tarde”.

A administração da ULSNA está reunida esta manhã, com caráter de urgência, para analisar esta situação.

A revista Sábado noticiou a morte de um bebé de oito dias, na quinta-feira, no hospital de Portalegre, “por falta de socorro médico”.

Segundo a notícia da revista, “o socorro foi pedido pelo pai da criança e os bombeiros foram acionados às 09:33”, depois de o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ter dito que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) “do hospital de Portalegre não estava operacional”.

A publicação apurou ainda, junto de fontes do CODU, que a VMER “a viatura médica de emergência não estava disponível às 20:00 desta quinta-feira por falta de médico para a tripular”.

A informação foi “confirmada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Portalegre”, Pedro Bezerra, que afirmou que, num caso como este, “é evidente que o apoio médico teria decidido a situação”.

“Os meus homens fizeram manobras de reanimação cardiorrespiratória no local e até chegar ao hospital, mas não foram suficientes”, acrescentou o comandante.

A revista sublinhou ainda que as circunstâncias da morte “ainda são desconhecidas” e que, no pedido de socorro, os bombeiros “foram apenas informados” de que o bebé “estava mal”.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que aciona a VMER, está a apurar o sucedido, avançou também a Sábado.

A Lusa contactou hoje o INEM, mas está a aguardar ainda esclarecimentos sobre esta situação.

 A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que esta situação deve ser “rapidamente investigada e esclarecida”, por configurar “uma situação muito grave”.

“A morte deste bebé tem de ser investigada até às últimas consequências para que todas as possíveis falhas sejam rapidamente corrigidas e a confiança da população na resposta de emergência seja restabelecida”, disse o bastonário da OM, Miguel Guimarães, em comunicado.

No comunicado, a Ordem dos Médicos aludiu às “informações vindas a público sobre a morte de um recém-nascido que acabou por ser transportado para o hospital de Portalegre pelos bombeiros sem ter sido assistido” pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Esta situação, caso se tenha verificado, configura “uma situação muito grave e que deve ser rapidamente investigada e esclarecida”, pode ler-se no comunicado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasolina volta a subir 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo sobe 1 cêntimo

Publicado

em

Por

A gasolina simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, já na próxima segunda-feira, enquanto que o gasóleo deverá registar uma aumento de 1 cêntimo, segundo as previsões da AWAY.

Assim, vamos encontrar o preço médio do gasóleo simples a 1,601 euros por litro e a gasolina simples 95 a 1,744 euros por litro

Antes de qualquer uma destas alterações Portugal tem a 8.ª gasolina mais cara entre os 27 países da União Europeia, 8 cêntimos acima da média europeia e 21 cêntimos mais cara do que em Espanha.

O preço gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Paíshá 13 minutos

Menina morre em acidente no Entroncamento

Uma menina de quatro anos morreu ontem na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada da Barroca,...

Famalicãohá 24 minutos

Sem-abrigo em Famalicão: da realidade dura da rua ao amparo de um teto

Não se sabe ao certo quantos existem no concelho, até porque o número vai variando, mas, neste momento, estão sinalizados...

Paíshá 35 minutos

Desigualdade. Metade da riqueza em Portugal pertence apenas a 5% da população

Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população. A diferença...

Mundohá 14 horas

Europa abandona restrições mesmo com subida de infeções. É o adeus à covid-19

Da reabertura de bares e restaurantes ao abandono dos requisitos legais para máscaras, muitas das maiores economias da Europa agora...

Paíshá 14 horas

Infeções aumentaram 83% nas crianças com menos de 10 anos nos últimos 14 dias

A faixa etária com “incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu ao grupo das crianças com menos de 10...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão implementa “policiamento de proximidade” com agentes em bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresenta oficialmente, esta segunda-feira, o seu novo destacamento, focado no “policiamento de...

Paíshá 15 horas

Covid-19: Só há 2 concelhos (em 308) abaixo do nível máximo de incidência e são ambos nos Açores

O número de concelhos abaixo do nível máximo de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 baixou esta semana de cinco...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Duas pessoas feridas após despiste na A7

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta sexta-feira, após um despiste ao quilómetro 27 da A7, antes da saída para...

Paíshá 16 horas

Auchan apresenta plataforma ‘online’ “Medicamento Certo”

A Aucan apresenta a plataforma “Medicamento Certo”, desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma, esta solução digital...

Paíshá 17 horas

Assaltantes sequestram e agridem vendedor de tabaco em Paços de Ferreira

Um homem de 31 foi sequestrado, esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, por um grupo de assaltantes que o atacavam...

Paíshá 17 horas

Jerónimo diz que Costa e Rio já fizeram um “acordo de cavalheiros” para poderem “governar à vontade”

O secretário-geral do PCP dramatizou hoje o discurso e apontou incoerência ao secretário-geral socialista, António Costa, por dizer que está...

Famalicãohá 18 horas

Famalicenses Irrequietos com Margarida Oliveira

Conheça melhor esta famalicense, que se destaca por oferecer ajuda a quem mais precisa e cuja a paixão pelo mundo...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Taxa de infeções regista subida de quase 3.000

Os dados da Direção-Geral da Saúde referentes à incidência de novos casos da covid-19, das duas últimas semanas, no concelho...

Paíshá 18 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 63.833 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 63.833 os casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Bragahá 20 horas

Sede de Junta de Freguesia de Celeirós assaltada e vandalizada em Braga

A sede da Junta de Freguesia de Celeirós, em Braga, foi assaltada e vandalizada na madrugada de hoje, causando prejuízos...

Regiãohá 20 horas

Suspeito de aliciar e burlar jovens futebolistas detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal

O homem detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal é suspeito de aliciar e burlar jovens promessas do...

Paíshá 21 horas

Bebé de 8 dias morre após atraso nos serviços de emergência médica. Ordem dos Médicos pede investigação

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da...

Economiahá 22 horas

Gasolina volta a subir 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo sobe 1 cêntimo

A gasolina simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, já na próxima segunda-feira, enquanto que o gasóleo deverá registar uma...

Paíshá 22 horas

Despiste provoca a morte de 3 pessoas em madrugada trágica esta sexta-feira

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas após um violento despiste, na madrugada desta sexta-feira, na Avenida das Forças Armadas,...

Bragahá 22 horas

Carro destruído após incêndio em garagem em Braga

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado após um incêndio, na manhã desta sexta-feira, em Fraião, Braga, avança o jornal O...

Arquivo

FAMA NAS REDES