Siga-nos nas redes

País

Campanha informa sobre os diferentes subtipos de cancro da mama

Publicado

em

A Liga Portuguesa contra o Cancro, a Sociedade Portuguesa de Senologia e as associações Careca Power e Evita vão lançar uma campanha que alerta para a existência de diferentes tipos de cancro da mama, com diferentes prognósticos e tratamentos.

Em declarações à agência Lusa, Gabriela Sousa, da Sociedade Portuguesa de Senologia, explica que os diferentes subtipos de cancro da mama são tratados de forma diferente, sublinhando: “É muito importante para os doentes terem informação sobre qual é o seu tipo de tumor, que armas de tratamento temos ao nosso dispor para ao longo do percurso poder ajudar a controlar a doença e também para compreenderem que estes tumores têm prognósticos diferentes”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Dependendo do tipo de tumor, podemos ter recidivas mais precoces ou recidivas podemos estar atentos a sinais e sintomas um bocadinho diferentes de acordo com o tipo de tumor. Cada vez mais, cada tumor é um tumor”, afirmou a especialista.

A campanha, que conta igualmente com as farmacêuticas AstraZeneca e a Daiichi Sankyo como parceiros, informa sobre a existência de quatro subtipos diferentes de cancro da mama.

“É um contributo para a literacia de uma população que se vê confrontada com um conjunto de tomada de decisões relacionadas com tipos de doença diferentes. É muito importante o doente cada vez mais assumir o controlo das sua decisões”, considerou Gabriela Sousa.

A oncologista defende que é importante passar de uma “medicina paternalista” para uma “medicina mais partilhada”, sublinhando que “na oncologia, a comunicação e a partilha de decisões é um aspeto muito importante para a própria evolução da doença”.

“O doente sentir-se como parte do processo acaba por o comprometer com a adesão aos tratamentos”, acrescenta.

Antigamente, adiantou, “os doentes perguntavam mais sobre o grau do seu tumor, hoje já perguntam se o seu tumor é hormonal. Já compreendem efetivamente que há tipos diferentes de tumor”.

A denominação dos quatro subtipos de cancro da mama, explicou, vem da classificação molecular. “Nós não fazemos a classificação molecular em todas as situações, mas temos uma equivalência na classificação histopatológica. Aquilo que o anátomo-patologista nos diz quando faz a biópsia já nos permite caracterizar os tumores em quatro subtipos”.

“Cada doente poderá ter uma doença diferente, porque seguramente ainda nos falta muito conhecimento sobre como esta doença interage com o organismo onde se desenvolve”, frisou Gabriela Sousa.

Além dos quatro subtipos de cancro da mama, há ainda casos relacionados com alterações genéticas, que poderão ser herdadas (alterações germinativas) ou que apenas se manifestam no próprio tumor (alterações somáticas), cuja busca deve ser feita “no caso de cancro da mama avançado (metastizado), dado que o diagnóstico destas alterações poderá ter implicação no tratamento da doença”.

Também está indicado proceder à determinação de alterações germinativas sempre que a probabilidade de haver uma alteração seja superior a 10% e perante algumas situações, como diagnóstico de cancro da mama em idade jovem (antes dos 40 anos), de cancro da mama bilateral, de cancro da mama triplo negativo ou no caso de diagnóstico de cancro da mama no homem.

A campanha conta com duas embaixadoras – a locutora de rádio Joana Cruz e a ‘influenciadora digital’ Sara Rodrigues – e apresenta quatro testemunhos em vídeo de quatro mulheres com um diagnóstico de cancro da mama que é, “ao mesmo tempo, aquilo que as une e as separa”.

Gabriela Sousa explicou ainda que, em termos de sintomas, o facto de ser uma doença diferente não altera substancialmente os sinais a que se deve estar atento: qualquer modificação da mama (incluindo pele e mamilo), deformidades da mama ou nodulações, escorrências do mamilo ou feridas que não cicatrizam.

A especialista sublinha ainda a importância de aderir ao Programa Nacional de Rastreio, já que o cancro da mama “pode ser detetado antes do aparecimento de sintomas, e quanto mais precocemente for, maior a probabilidade de cura”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 12 horas

Dois PSP no hospital após agressões em Barcelos

Dois elementos da PSP de Barcelos receberam assistência hospitalar, esta quarta-feira, na sequência de agressões levadas a cabo por um...

Desportohá 13 horas

Famalicense Jorge Malheiro conquista 3.º lugar geral e medalha de ouro no Duatlo de Famalicão

O atleta famalicense Jorge Malheiro, da organização Amigos do Pedal de Famalicão fez uma “dobradinha”, nesta 13.ª edição do Duatlo...

Famalicãohá 15 horas

Antoninas: Tony Carreira, Wet Bed Gang e Buba Espinho nas festas mais caras de sempre em Famalicão

Tony Carreira, Wet Bed Gang, Sons do Minho e Buba Espinho são os principais nomes do cartaz das Festas Antoninas...

Bragahá 15 horas

Morte de 3 jovens da Universidade do Minho julgada 10 anos depois

O julgamento da ação cível relativa à morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Autarcas locais e gerações jovens discutem “valores de Abril”

As convicções que levaram ao desencadear da revolução do 25 de Abril estiveram em discussão, esta quarta-feira, na Casa da...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Exposição sobre violência na Universidade Lusíada

Foi inaugurada esta quinta-feira na universidade Lusíada de Famalicão, uma exposição de cartazes sobre a Violência. Uma exposição realizada pelos...

Desportohá 16 horas

Nova edição do Rali de Portugal na estrada entre 09 e 12 de maio com o maior número de sempre de inscritos

O Rali de Portugal é a prova do Campeonato do Mundo (WRC) que conta até ao momento com o maior...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Veículo da Proteção civil fica tombado na Estrada Nacional em Landim após despiste

Um veículo da Proteção Civil ficou tombado, ao início da tarde desta quinta-feira, na Estrada Nacional, na freguesia de Landim....

Barceloshá 18 horas

D. José Cordeiro: “A morte da pequena Gabriela é a mais cruel de todas as provações”

Na sequência do trágico falecimento de Gabriela Moreira de 8 anos, no último domingo, em Barcelos, D. José Cordeiro divulgou...

Paíshá 18 horas

Famalicense Jorge Paulo Oliveira defende criação de comissão para fiscalização do uso de fundos comunitários

O PSD acusou hoje os governos socialistas de terem feito uma execução “medíocre” dos fundos europeus, mas o PS negou...

Arquivo

Mais Vistos