Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Maiores de 65 anos serão vacinados com a terceira dose a partir de 11 de outubro

Publicado

em

Os portugueses com mais de 65 anos vão começar a ser vacinados com a terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir de 11 de outubro, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

António Lacerda Sales avançou que a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai emitir nas próximas horas uma norma com “o suporte técnico para essa terceira dose” contra a covid-19 ou dose de reforço, ressalvando que a vacina vai começar por ser administrada a pessoas residentes em lares de idosos e com mais de 80 anos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Iniciaremos pelas faixas mais vulneráveis, nomeadamente pelas estruturas residenciais para idosos, pela faixa acima dos 80 anos e depois iremos de uma forma decrescente até à faixa igual ou superior aos 65 anos, como foi feito quando foi a primeira fase de vacinação covid”, disse aos jornalistas o secretário de Estado à margem da assinatura do acordo de cooperação entre o INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Lisboa.

O governante sublinhou também que esta dose de reforço deverá ser administrada a partir de 11 de outubro.

O secretário de Estado afirmou que se estava à espera da decisão da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que hoje foi conhecida, para que “a DGS pudesse também tomar a sua decisão técnica” e para que Portugal pudesse avançar com essa dose de reforço ou terceira dose.

A EMA indicou hoje que doses de reforço da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer “podem ser consideradas” para pessoas com mais de 18 anos, após seis meses da segunda dose, para aumentar os anticorpos.

A EMA decidiu também hoje que uma terceira dose da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer e da Moderna só deverá ser administrada na União Europeia (UE) a pessoas com “sistemas imunitários gravemente enfraquecidos”, após 28 dias.

Questionado sobre se a terceira dose da vacina contra a covid-19 pode ser administrada em simultâneos com a da gripe, António Lacerda Sales disse que se aguarda por uma decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que “muito em breve” deve pronunciar-se sobre a questão da coadministração.

“Neste momento não há essa indicação técnica, estamos a vacinar com uma diferença de 14 dias. Iniciámos a vacinação da gripe no dia 27 de setembro. A iniciar a vacinação da terceira dose, como todos esperamos, será a partir do 11 de outubro, quando se perfaz os 14 dias”, disse.

O secretário de Estado lembrou ainda que esta dose de reforço terá de ser administrada seis meses após a segunda dose.

“São estes os planos e é com este planeamento que estamos a trabalhar para podermos no dia 11 de outubro começar a vacinar com a dose de reforço ou terceira dose”, sustentou, sublinhando que Portugal já está a administrar a doentes imunossuprimidos uma dose adicional.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou, também no início de setembro, as normas para admitir uma terceira dose adicional da vacina a imunodeprimidos com mais de 16 anos, como transplantados, seropositivos e doentes oncológicos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 31 minutos

Famalicão: Futebol Clube de Landim celebra 81 anos com Complexo Desportivo renovado

O Futebol Clube de Landim celebra 81 anos no dia 28 de abril, momento escolhido para a apresentação das obras...

Famalicãohá 57 minutos

Famalicão: Casa das Artes apresenta peça “A Tragédia de Aristides Inhassoro” nos 50 anos do 25 de abril

A Casa das Artes de Famalicão apresenta, entre 25 e 27 de abril o espetáculo de teatro “A Tragédia de...

Famalicãohá 2 horas

Cantora famalicense Patrícia Costa colabora com os Gaiteiros de Bravães para criar música de homenagem aos 50 anos do 25 de abril (vídeo)

A coletivo dos Gaiteiros de Bravães convidou a cantora famalicense Patrícia Costa, as Cantadeiras de Bravães e o projeto PHOLE...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Ruivães celebra procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima a 01 de maio

Ruivães celebra, no dia 01 de maio, a Procissão em Honra a Nossa Senhora de Fátima, um evento promovido pelo...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Alunos da Banda de Arnoso participam em espetáculo com mais de 300 músicos na Casa da Música no Porto

Os alunos de saxofone da Banda de Arnoso e a professora Inês Gonçalves participam, esta quarta-feira, no espetáculo “Venham +...

Paíshá 4 horas

Diretor-executivo do SNS e equipa apresentam demissão

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde anunciou hoje que vai apresentar a demissão, em conjunto com a sua equipa,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão prepara sessão solene para assinalar os 50 anos do 25 de abril

A Câmara Municipal de Famalicão leva a cabo, esta quinta-feira às 10:30, uma sessão solene comemorativa dos 50 anos do...

Desportohá 5 horas

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos aceleram no Rally Terras D’Aboboreira

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva estarão em mais uma competição, entre esta...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Comunidade de Ribeirão unida em torneio para ajudar menina com problemas de saúde

Realiza-se na em Ribeirão, no dia 30 de maio, o “Torneio de Padel Solidário pela Soraia”, uma menina que sofre...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Dois detidos por excesso de álcool e falta de carta de condução -PSP

Esta terça-feira a PSP de Famalicão levou a cabo duas duas detenções por crimes rodoviários. Estas incluíram um cidadão com...

Arquivo

Mais Vistos