Siga-nos nas redes

País

Governo quer ver Pré-Escola inserida no ensino obrigatório

Publicado

em

O Governo quer integrar o pré-escolar (dos três aos cinco anos) no ensino obrigatório, uma proposta que consta da versão preliminar da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2023 aprovada pelo executivo que seguiu para consulta pública.

De acordo com o jornal Público, que teve acesso ao documento, o Governo propõe que o ensino passe a ser obrigatório logo a partir dos três anos (e não dos seis como atualmente) numa medida que alarga para 15 os anos de escolaridade obrigatória.

No documento é referido que o que se pretende é “reforçar os apoios à frequência de creches e pré-escolar assegurando às famílias de menores recursos um acesso tendencialmente gratuito, integrando o ensino a partir dos três anos de idade na escolaridade obrigatória no médio prazo”.

Além da escolaridade obrigatória aos três anos, no documento é também proposto o alargamento do acesso ao abono de família, bem como o reforço dos montantes pagos.

Consta igualmente uma proposta de aumento das prestações sociais a agregados com crianças em particular a agregados monoparentais assumindo como prioridade a retirada das crianças da pobreza e a criação de um Sistema de Apoio Social para as Famílias com Crianças

O Governo pretende também que as escolas funcionem como “pilar de excelência de sinalização das situações de carência”.

A estratégia prevê o aumento da rede de psicólogos escolares, tida como essencial para “a deteção precoce de problemas psicológicos em meio escolar”, e a criação de mecanismos de acesso gratuito para crianças inseridas em famílias pobres a cuidados de saúde mental.

A existência de “técnicos de referência” que acompanharão a par e passo as situações de carência das famílias e expandir as equipas comunitárias de psiquiatria da infância e da adolescência nos serviços locais de saúde mental, são outras medidas elencadas no documento.

No campo das prestações sociais, está previsto o aumento da abrangência do Rendimento Social de Inserção (RSI) e no campo da habitação, a estratégia pensada para os próximos nove anos, passa pela existência de crianças no agregado familiar como condição prioritária de acesso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Publicado

em

Foto: INEM/DR

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do acidente resultou ainda num ferido grave, da mesma idade, avançou fonte do Comando Sub-regional do Ave.

O atropelamento ocorreu na variante nascente, no sentido Famalicão-Porto, em Gavião.

Após terem sofrido um despiste, do qual terão saído ilesos, os dois jovens estavam na berma da estrada a aguardar que o veículo fosse rebocado. Acabaram por ser atropelados por um outro automóvel “que se colocou em fuga e que ainda estará em fuga”, disse a mesma fonte.

O ferido grave foi transportado para o hospital de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Publicado

em

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar os seus medicamente, vão, a partir do próximo semestre, poder levantar o receituário numa farmácia.

A medida já foi testada em alguns pontos do país, mas será alargada a todo o país.

O acesso facilitado às terapêuticas abrange doentes oncológicos, pessoas infetadas com VIH, doentes da área da reumatologia e com doenças autoimunes. 

Segundo avança o Jornal de Notícias, as mudanças vão ocorrer no segundo semestre do ano. Do lado das farmácias, haverá formação qualificada para os profissionais tendo em conta a evolução nas terapêuticas.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos aplaude a decisão do Governo, que estima possa chegar a 200 mil doentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Santuário de Fátima celebra a descida do Espírito Santo aos Apóstolos este domingo

Publicado

em

O Santuário de Fátima celebra, este domingo, a descida do Espírito Santo aos Apóstolos de Jesus Cristo, a sua Mãe, Maria, e aos demais seguidores.

Sobre esta celebração, José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima, disse, “Domingo contemplaremos o Dom do Espírito Santo, Dom dado à Igreja, Dom dado pessoal e personalizadamente a cada um dos que acreditam em Jesus Cristo”.

Apontando ainda que “é no Espírito que somos, é pelo Espírito que somos. É ele que realiza em nós a Fé, a esperança e a caridade”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 5 horas

Ribeirão FC fez a festa da subida com o empate conquistado frente ao CD da Ponte

O Ribeirão FC ao empatar com CD da Ponte a uma bola sagrou-se campeão do pro nacional da AF de...

Desportohá 12 horas

Primeiro Ministro dá os parabéns ao Famalicão pela conquista da Taça de Portugal

António Costa, o Primeiro Ministro, felicitou o FC Famalicão pela conquista da Taça de Portugal em futebol feminino. Numa mensagem...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Chuva prevista até quinta-feira

As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A semana que hoje começa será marcada, em...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Está tudo a postos para a procissão em Honra do Divino Espirito Santo na Lagoa

Termina este domingo a Festa em Honra do Divino Espírito Santo, na freguesia de Lagoa, em Famalicão e os andores...

Desportohá 13 horas

“Isto é Famalicão”. A festa das meninas do FC Famalicão no Jamor

A Taça de Portugal em futebol feminino veio para Famalicão. A formação famalicense conquistou este sábado a primeira Taça de...

Desportohá 16 horas

Ribeirão FC pode sagrar-se hoje campeão do Pro-Nacional e subir aos Nacionais

O Ribeirão FC está a um passo de se sagrar campeão do Campeonato Pro-Nacional da AF Braga, e subir ao...

Bragahá 16 horas

José Malhoa, Quatro e Meia, Plutónio e mais animam o São João de Braga

O “mestre do cavaquinho” Júlio Pereira, os Quatro e Meia e o rapper Plutónio são alguns dos nomes da edição...

Mundohá 16 horas

Papa Francisco cancela agenda após ficar doente

O Papa Francisco ausentou-se de reuniões, esta sexta-feira, devido a uma febre, após um dia particularmente agitado, afirmou o Vaticano....

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Rusga de Joane apresenta hoje novo trabalho discográfico

Assinalando o Dia Nacional do Folclore Português, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane irá apresentar ao vivo o novo trabalho discográfico, intitulado “Donde Vens Maria?”. Neste duplo...

Famalicãohá 17 horas

Diogo Barros reeleito Porta-Voz da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão

A Humanamente, movimento promotor da Marcha do Orgulho famalicense, indicou Diogo Barros para a Porta-Voz da Comissão Organizadora da Marcha...

Arquivo

Mais Vistos