Siga-nos nas redes

Economia

Inflação: Pescada fresca aumentou 67% desde 1 de março. Conheça aqui os produtos mais afetados nos supermercados

Publicado

em

A pescada fresca (67%) e os brócolos (47%) viram os maiores aumentos de preços entre 1 de Março e 31 de Agosto, enquanto os curgettes viram a maior queda no custo (-23%).

Entre 1 de Março e 31 de Agosto, o preço do cabaz de produtos alimentares essenciais aumentou mais de 21 euros, o que indica uma análise da organização de defesa do consumidor Deco Proteste. Dos 63 produtos que compõem um cabaz de produtos essenciais, 55 subiram de preço.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O cabaz de produtos essenciais custou 185,17 euros no dia 1 de Março deste ano, tendo aumentado para 206,39 euros no último dia de Agosto – ou seja, os consumidores começaram a pagar mais 21,22 euros pelo mesmo alimento no espaço de seis meses.

De acordo com Deco, os maiores aumentos foram observados na pescada fresca e nos brócolos, cujos preços subiram 67 por cento e 47 por cento, respectivamente. Mas outros alimentos tiveram aumentos de dois dígitos: a couve e o óleo de cozinha subiram 36%, a batata vermelha é 33% mais cara e um frango inteiro é 30% mais caro.

Um bife de peru custa agora mais 25 por cento do que no início de Março, os cereais de mel aumentaram 23 por cento, enquanto as costeletas de porco e os bifes de porco registaram um aumento de preços de, respectivamente, 20 por cento e 18 por cento.

Apenas oito dos 63 produtos que constituem um cabaz essencial mantiveram ou baixaram de preço até 31 de Agosto, foi o caso do sal grosso, cujo preço se manteve estável, bem como dos cereais de fibra.

A curgette é o produto alimentar que teve a maior queda no preço (-23%) no período de seis meses: de 2,21 euros para 1,71 euros por quilograma. Também é de salientar o custo das ervilhas congeladas, que caíram 7%, do iogurte líquido (-2%) e do pão fatiado (-1%).

Citada numa declaração da organização, a porta-voz Ana Guerreiro salientou que “este é um momento de gestão difícil para o orçamento familiar português”, com “um agravamento da situação num futuro próximo”.

O cabaz essencial analisado por Deco compreende 63 alimentos, incluindo mercearia, lacticínios, carne, peixe, fruta, legumes e alimentos congelados. A análise é realizada todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, e o custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados em linha, presentes no simulador da organização.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 minutos

Sem dinheiro APPACDM de Braga fecha portas e arrasta Famalicão.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga está sem dinheiro para pagar os...

Bragahá 34 minutos

Mais uma procissão cancelada na Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

A Procissão do Enterro do Senhor, o último grande cortejo da Semana Santa de Braga, que estava marcada para esta...

Póvoa de Varzimhá 42 minutos

Celebram-se 120 anos do nascimento da “Santinha de Balasar” este sábado

Assinalam-se este sábado, 120 anos sobre o nascimento da Santa Alexandrina Costa, de Balasar, conhecida carinhosamente como “Santinha de Balasar”...

Mundohá 3 horas

Papa foi a cadeia feminina cumprir o rito do lava-pés

As reclusas, muitas delas em lágrimas, subiram a um estrado, tendo o líder da Igreja Católica passado à sua frente...

Paíshá 3 horas

Cabaz de alimentos custa mais 40 euros do que há dois anos e há produtos que subiram até 134%

Este ano a Páscoa dos portugueses estará um pouco mais cara do que no ano passado, mas representará um ‘peso’...

Sociedadehá 3 horas

Há um bolo português entre os 10 melhores do mundo

Portugal volta a estar em destaque na plataforma TasteAtlas. Numa última atualização referente aos melhores bolos de todo o mundo,...

Paíshá 4 horas

Um morto e 79 feridos no primeiro dia da Operação Páscoa da GNR

O acidente que provocou a morte da jovem ocorreu às 21h56, na autoestrada 16, ao quilómetro 1,100 no sentido Cascais-Sintra,...

Barceloshá 4 horas

De 29 de março a 01 de Abril Feira da Isabelinha em Viatodos

Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Viatodos à Feira da Isabelinha. Uma Romaria que arrasta multidões....

Famalicãohá 17 horas

DIRETO | Semana Santa – Recriação da Última Ceia

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Previsões de chuva para esta Sexta-Feira Santa

O concelho de Famalicão espera, nesta Sexta-Feira Santa, mais um dia de chuva, que se deverá manter ao longo de...

Arquivo

Mais Vistos