País
Covid 19: Segunda-feira começa a ser administrada terceira dose da vacina aos idosos

Os idosos que tomaram a vacina da gripe há mais de 14 dias vão começar a receber a terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir de segunda-feira, dia 11, disse à Lusa a diretora-geral da Saúde.
“Estamos à espera que haja uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para podermos, se for possível, administrar [o reforço da] vacina contra a covid-19 e a vacina contra a gripe no mesmo dia, em locais do corpo diferentes, mas na mesma sessão vacinal”, disse à Lusa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
A diretora-geral destacou que, enquanto essa recomendação não é conhecida, vai ser dado “início à vacinação, na próxima segunda-feira, vacinando as pessoas que já tiveram a vacina da gripe há 14 dias e que já têm o intervalo para poderem ter o reforço da vacinação contra a covid-19”.
Ressalvando que o processo de vacinação em Portugal foi um “sucesso” – com o país a atingir hoje a meta de 85% da população vacinada – Graça Freitas acentua que este ainda não acabou, sendo necessário continuar a vacinar quem ainda não o fez e também a reforçar a imunidade dos grupos que foram identificados como elegíveis para uma terceira dose ou dose de reforço da vacina, nomeadamente imunodeprimidos e pessoas com mais de 65 anos.
“Temos que reforçar de alguma forma a imunidade daqueles que necessitam de um novo estímulo para ficarem mais protegidos porque a proteção vai diminuindo ao longo do tempo e estamos a fazê-lo em dois grupos”, disse Graça Freitas.

-
Desportohá 1 semana
CDS-PP celebrou 25 de novembro em Famalicão com mais de 400 militantes
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Brufe inaugura Árvore de Natal Comunitária feita em croché com música de Maria Gil
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Novos órgãos da Juventude Socialista tomaram posse este sábado
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Antas