Siga-nos nas redes

Economia

Transportadoras de mercadorias preparam resposta face à subida do preço dos combustíveis

Publicado

em

Os transportadores de mercadorias preparam-se para definir medidas para responder à escalada dos preços dos combustíveis, mostrando-se desagradados com a posição do Governo.

“[…] Em resposta aos apelos das empresas associadas da ANTRAM [Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias] foi decidido alterar o tema do congresso anual – que se realizará nos próximos dias 29 e 30 de outubro – de forma a que o mesmo seja centrado na análise e discussão do aumento dos custos com os combustíveis, e, desta forma, dar voz ao universo associativo e, em conjunto, definir as medidas necessárias para responder a esta crise”, apontou, em comunicado.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A associação esteve reunida esta quarta-feira, de emergência, para debater a escalada do preço dos combustíveis, num encontro onde ficou claro o “profundo desagrado” do setor para com o Governo.

Constituída em 1975, a ANTRAM representa cerca de duas mil empresas nacionais e está presente em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Faro.

A OPEP, que mantém limitado o seu fornecimento de petróleo no meio do aumento dos preços da energia, reviu esta quarta-feira ligeiramente em alta a procura mundial de petróleo em 2021 e 2022.

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) atualizou a estimativa da procura para 27,8 e 28,8 milhões de barris por dia em 2021 e 2022 respetivamente, mais 100 mil do que o calculado em setembro.

Na segunda-feira, o ministro da Economia, Siza Vieira, rejeitou a possibilidade de baixar impostos nos combustíveis fósseis, para atenuar a subida de preços, argumentando que a estabilidade fiscal dá previsibilidade aos agentes económicos para a inevitável transição para energias mais sustentáveis.

“Por muito que nos custe, os combustíveis fósseis vão aumentar o preço nos próximos anos”, afirmou o governante, num encontro no âmbito do ciclo de conferências Retomar Portugal, da TSF e do JN, dedicado ao tema das exportações, que contou com representantes da indústria, banca e empresas.

Siza Vieira insistiu que não deve ser alterada a estabilidade fiscal, que disse não ter alterações desde 2016, nem evitada a subida de preços, mas que “o esforço” do país deve ser o de reduzir a dependência energética do exterior, evitando a compra de combustíveis fósseis e o endividamento perante o exterior, e o de “aumentar e tornar mais competitivos, comparativamente, os custos das energias renováveis e da endogenização” da fatura energética nacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 9 horas

Dois PSP no hospital após agressões em Barcelos

Dois elementos da PSP de Barcelos receberam assistência hospitalar, esta quarta-feira, na sequência de agressões levadas a cabo por um...

Desportohá 11 horas

Famalicense Jorge Malheiro conquista 3.º lugar geral e medalha de ouro no Duatlo de Famalicão

O atleta famalicense Jorge Malheiro, da organização Amigos do Pedal de Famalicão fez uma “dobradinha”, nesta 13.ª edição do Duatlo...

Famalicãohá 12 horas

Antoninas: Tony Carreira, Wet Bed Gang e Buba Espinho nas festas mais caras de sempre em Famalicão

Tony Carreira, Wet Bed Gang, Sons do Minho e Buba Espinho são os principais nomes do cartaz das Festas Antoninas...

Bragahá 12 horas

Morte de 3 jovens da Universidade do Minho julgada 10 anos depois

O julgamento da ação cível relativa à morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Autarcas locais e gerações jovens discutem “valores de Abril”

As convicções que levaram ao desencadear da revolução do 25 de Abril estiveram em discussão, esta quarta-feira, na Casa da...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Exposição sobre violência na Universidade Lusíada

Foi inaugurada esta quinta-feira na universidade Lusíada de Famalicão, uma exposição de cartazes sobre a Violência. Uma exposição realizada pelos...

Desportohá 13 horas

Nova edição do Rali de Portugal na estrada entre 09 e 12 de maio com o maior número de sempre de inscritos

O Rali de Portugal é a prova do Campeonato do Mundo (WRC) que conta até ao momento com o maior...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Veículo da Proteção civil fica tombado na Estrada Nacional em Landim após despiste

Um veículo da Proteção Civil ficou tombado, ao início da tarde desta quinta-feira, na Estrada Nacional, na freguesia de Landim....

Barceloshá 15 horas

D. José Cordeiro: “A morte da pequena Gabriela é a mais cruel de todas as provações”

Na sequência do trágico falecimento de Gabriela Moreira de 8 anos, no último domingo, em Barcelos, D. José Cordeiro divulgou...

Paíshá 16 horas

Famalicense Jorge Paulo Oliveira defende criação de comissão para fiscalização do uso de fundos comunitários

O PSD acusou hoje os governos socialistas de terem feito uma execução “medíocre” dos fundos europeus, mas o PS negou...

Arquivo

Mais Vistos