Siga-nos nas redes

Economia

Mais de 200 mil pagamentos de 125 euros devolvidos devido ao número de IBAN errado

Publicado

em

Duzentos mil pagamentos referentes ao apoio de 125 euros do Governo foram devolvidos, devido ao número incorreto de IBAN dos contribuintes, disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, à RTP3.

Apesar disto mais de um milhão destes pagamentos foram já efetuados com sucesso, de acordo com Mendonça Mendes que garante que o processo esta a correr dentro da normalidade.

“Aquilo que as pessoas devem fazer é consultar no Portal das Finanças na sua área e atualizar o IBAN, porque no próximo mês voltaremos a fazer a transferência e se o IBAN já estiver atualizado a transferência será efetuada”, aconselhou, durante a mesma entrevista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Regime de IVA de 0% nos alimentos vai durar 6 meses

Publicado

em

Prevê-se que o pacto relativo à taxa zero de IVA, celebrado entre o Governo, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), esteja em vigor durante seis meses, com campanhas comerciais reforçadas e uma nova comissão que garantirá a redução de preços.

“O presente pacto estará em vigor por um período de seis meses a partir da data da sua assinatura e estará sujeito a uma avaliação intercalar após três meses”, lê-se no documento, ao qual a Lusa teve acesso, assinado pelo primeiro-ministro António Costa e pelos representantes da APED e da CAP.

A distribuição compromete-se, no pacto assinado, a reduzir o preço dos 44 alimentos isentos de IVA listados no anexo do documento, não incluindo o corte fiscal na margem comercial, e a reforçar as campanhas comerciais, “por um período mínimo de seis meses”, nos preços de venda isentos de IVA, com vista a promover essas vendas e, assim, “contribuir para a estabilização” dos preços, dentro dos limites legais.

O pacto assinado prevê também a formação de uma Comissão de Monitorização, com vista a “acompanhar a implementação dos compromissos” do acordo, comprometendo as partes a colaborar entre si na partilha de informação.

No anexo do pacto, a lista de produtos com taxa zero de IVA inclui pão, batatas, massa, arroz.

Nos legumes, cebola, tomate, couve-flor, alface, brócolos, cenoura, curgete, alho-francês, abóbora, grelos, couve portuguesa, espinafre e nabo.

Em frutas, prevê-se taxa zero de IVA para maçãs, bananas, laranjas, peras e melões.

As leguminosas incluem feijão vermelho, feijão-frade, grão-de-bico e ervilhas.

Em produtos lácteos, leite de vaca, iogurte, queijo.

Também existe taxa zero de IVA para porco, frango, peru e carne bovina.

No pescado, bacalhau, sardinhas, pescada, cavala, atum em conserva, dourada e carapau.

Também existe taxa zero de IVA para ovos de galinha e, em gorduras e óleos, azeite, óleos vegetais e manteiga.

A alteração da taxa de IVA para estes 44 alimentos, considerados essenciais para uma alimentação saudável pelas famílias, estará ainda sujeita à aprovação do Conselho de Ministros.

A aplicação da taxa de 0% de IVA a este conjunto de produtos e o reforço do apoio à produção terão um custo de cerca de 600 milhões de euros, anunciou o Primeiro-Ministro, António Costa, em Lisboa, na cerimónia de assinatura do pacto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço do leite aumentou 120% em apenas um ano e meio

Publicado

em

O preço do leite tem vindo a aumentar consecutivamente e mais do que duplicou em um ano e meio, sendo Portugal um dos cinco países na UE 27 onde os preços ainda não baixaram.

De acordo com o Jornal de Notícias, as marcas próprias estão agora a ser vendidas a 86 cêntimos e as restantes acima dos 90 cêntimos por litro.

No final do ano passado, houve uma queda de 4% na produção de leite e quase 200 produtores a menos. Este ano, a queda continua e, em fevereiro, houve menos 300 produtores (menos 8%) e menos cinco milhões de litros de leite entregues (menos 2%), em comparação com o mesmo período do ano passado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Conheça a lista de alimentos com 0% de IVA

Publicado

em

De acordo com a informação fornecida, o governo português está em negociações com a distribuição e a produção para a estabilização de preços dos bens alimentares considerados essenciais para a alimentação das famílias. A lista desses bens inclui 46 produtos, entre os quais se encontram diversos tipos de peixe (como a cavala e a faneca), bacalhau, feijão frade, grão de bico, carne de peru e de vaca, ovos de galinha, peras e tangerinas, bem como óleos vegetais e margarinas, divulgou o DN.

Essa medida pode tem como objetivo garantir o acesso a alimentos básicos a preços razoáveis, especialmente em tempos de crise econômica, garantindo assim a segurança alimentar da população. É importante ressaltar que a estabilização de preços pode ajudar a proteger os produtores locais, mas também pode envolver desafios para a indústria alimentar e de distribuição, que precisam ser gerenciados cuidadosamente para evitar impactos negativos nos consumidores.

LISTA:

  • Peixes (cavala, faneca, bacalhau, salmão e pescada)
  • Feijão frade
  • Grão de bico
  • Vários legumes (brócolos e curgetes)
  • Carne de peru
  • Carne de vaca
  • Carne de porco
  • Ovos de galinhas
  • Fruta (inclui maçã, banana, laranja, pera e tangerina)
  • Óleos vegetais
  • Azeite
  • Margarinas
  • Batata
  • Massa
  • Arroz
  • Cenouras
  • Cebolas
  • Tomate
  • Leite de vaca
  • Frango
  • Pão
  • Iogurte
  • Queijo
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 6 minutos

Gasolina aumenta 3 cêntimos a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis mais usados vão seguir tendências diferentes a partir de segunda-feira, com o aumento de 3 cêntimos...

Famalicãohá 17 minutos

Partido Socialista de Famalicão celebra 50 anos e 25 de abril com evento em Ribeirão

O lema para celebrar os 50 anos do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão é “Só é derrotado aquele...

Famalicãohá 24 minutos

Famalicão: Susana Pereira de Riba de Ave distinguida pela Agência Nacional Erasmus+

A famalicense Susana Pereira, ex-presidente da Junta de Freguesia de Riba de Ave, foi distinguida pela “Agência Nacional Erasmus+ Educação...

Desportohá 38 minutos

GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário

O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento...

Mundohá 58 minutos

Morreu atropelado cantor da dupla Zé Henrique & Matheus

O cantor Matheus, da dupla com Zé Henrique, faleceu na madrugada desta quarta-feira. O cantor sertanejo regressava do Rio de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Sexta e sábado de chuva dão lugar a domingo de sol com aumento das temperaturas

O concelho de Famalicão terá um fim de semana dividido entre a a chuva e o sol, de acordo com...

Desportohá 14 horas

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das...

Regiãohá 16 horas

Mulher atingida por queda de árvore na Trofa fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira, na Trofa depois de ter sido atingida pela queda de uma...

Famalicãohá 16 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca...

Arquivo

Mais Vistos