Siga-nos nas redes

Economia

Combustíveis: Devolução através do IVAucher é um “presente envenenado”

Publicado

em

A decisão do Governo, que consiste na devolução através do IVAucher, de uma parte do valor gasto em combustível, é um “presente envenenado” de acordo com a opinião do presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa.

Em entrevista à TSF, o presidente do ACP afirma que a medida não faz sentido, explicando que “no IVAucher estão apenas cerca de um milhão de portugueses registados, como isto é uma maneira de controlar os contribuintes, porque eles podiam perfeitamente fazer o desconto dos mesmos dez cêntimos pura e simplesmente no ISP. A partir daí, não precisavam de fazer mais nada pelo IVAucher”, sublinhou, antes de apontar que esta medida “é um presente envenenado, porque as pessoas vão atrás para receberem cinco euros por mês, até ao máximo de 50 litros. É um paliativo para inglês ver, é um paliativo para dizer que o Governo fez alguma coisa, mas, no fundo, o Governo não fez absolutamente nada”.

Para Carlos Barbosa a solução passaria pela fixação do preço dos combustíveis, e sublinha que Portugal devia ter “um preço de combustível decente. Começo a pensar se não valia a pena tornar a fixar os preços dos combustíveis e não liberalizar os preços”, conclui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Gasolina volta a subir 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo sobe 1 cêntimo

Publicado

em

Por

A gasolina simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, já na próxima segunda-feira, enquanto que o gasóleo deverá registar uma aumento de 1 cêntimo, segundo as previsões da AWAY.

Assim, vamos encontrar o preço médio do gasóleo simples a 1,601 euros por litro e a gasolina simples 95 a 1,744 euros por litro

Antes de qualquer uma destas alterações Portugal tem a 8.ª gasolina mais cara entre os 27 países da União Europeia, 8 cêntimos acima da média europeia e 21 cêntimos mais cara do que em Espanha.

O preço gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Combustíveis vão voltar a aumentar depois de nova subida no preço do petróleo. Barril já ultrapassa os 90 dólares

Publicado

em

Por

Uma recente subida no preço do barril de Brent (petróleo) faz prever mais aumentos no preço dos combustíveis, que continuam em “escalada” à várias semanas consecutivas, avança o jornal AWAY.

Pela primeira vez desde 2014 o preço do barril de Brent ultrapassa os 90 dólares, influenciado pela forte tensão criada na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia e no Médio Oriente.

A mesma fonte sublinha ainda que o aumento do preço do barril de Brent, usado como referência para as cotações do petróleo, irá influenciar o preço dos combustíveis, cenário agravado ainda pelo final esperado dos apoios do governo neste sentido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp volta a aumentar a 01 fevereiro

Publicado

em

Por

O serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp vão voltar a aumentar a partir do dia 01 de fevereiro, apenas um mês depois da empresa ter atualizado as suas tarifas, resultando numa subida de 9,8% nas horas de vazio e de 7,5% nas horas fora de vazio.

De acordo com o jornal ECO, este novo aumento irá resultar num acréscimo de 5,6% nas horas de vazio e 4,5% fora de vazio.

“Conforme anunciado no final de novembro, a Galp atualizou a partir de 1 de janeiro de 2022 os preços finais de eletricidade, sendo que o novo preço reflete o aumento do custo de aquisição de energia, bem como a previsão de redução das tarifas de acesso às redes, anunciada pela ERSE para 2022. Os novos preços do tarifário Galp Electric resultam desse aumento de janeiro e de um posterior acerto, em fevereiro, resultante do fim de um apoio financeiro relacionado com a isenção de parte da tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME)”, pode ler-se na resposta da empresa à mesma fonte.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço do pão sobe em 2022 para refletir subida dos custos de produção

Publicado

em

Por

O preço do pão deverá subir este ano, refletindo a subida nos valores dos fatores de produção, adiantou a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP), ressalvando que a decisão depende de cada empresa.

“Cabe a cada empresa tomar a decisão de subir, baixar ou manter o preço do seu pão, uma vez que o preço e o peso do pão é calculado em função do custo da sua produção e esse custo tem vindo a aumentar. Assim e, apesar de não se poder estabelecer uma percentagem para o acerto do pão, a variação nos preços da farinha, energia e mão-de-obra deverão ser um bom indicador da mesma”, apontou, em resposta à Lusa, o presidente da direção da ACIP, Luís Gonçalves.

Segundo este responsável, o aumento nos fatores de produção está a colocar “pressão no preço final” dos produtos, com muitas empresas da panificação e pastelaria a verem as suas margens de lucro “esmagadas numa luta pelo equilíbrio entre a satisfação do cliente e a viabilidade do negócio”.

No entanto, a ACIP notou que, apesar de preocupados, os empresários estão a “trabalhar ativamente na criação de soluções”.

Já no que se refere ao consumo, Luís Gonçalves notou que em 2021 foi “equivalente a anos anteriores”, o que se pode justificar pelo facto de o pão ser um bem “de primeira necessidade” e por fazer parte da dieta dos portugueses, que procuram produtos tradicionais, inovadores ou para dietas específicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Eleições: Cada minuto de publicidade eleitoral na televisão custa 2.465 euros ao Estado

Publicado

em

Por

O Estado vai pagar 2.465 euros por cada minuto de tempo de antena transmitido nas televisões (RTP, SIC e TVI), num total de 2,3 milhões de euros que serão gastos nesta publicidade eleitoral, que envolve também as rádios.

No âmbito da campanha para a eleição da Assembleia da República do próximo dia 30 de janeiro, foram admitidas 23 candidaturas com direito de antena, segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

As candidaturas aceites foram a Aliança, Alternativa Democrática Nacional (ADN), Bloco de Esquerda (BE), CDS-PP, Chega, Ergue-te, Iniciativa Liberal (IL), Juntos Pelo Povo (JPP), Livre, Movimento Alternativa Socialista (MAS), Partido da Terra (MPT), Nós, Cidadãos!, Pessoas – Animais – Natureza (PAN), CDU (PCP/PEV), PCTP/MRPP, Partido Social Democrata (PPD/PSD), Madeira Primeiro (PPD/PSD.CDS-PP), AD/Aliança Democrática (PPD/PSD.CDS-PP.PPM), Partido Popular Monárquico (PPM), Partido Socialista (PS), Partido Trabalhista Português (PTP), Reagir Incluir Reciclar (RIR) e Volt Portugal.

A compensação atribuída às estações de televisão e rádios para a campanha totaliza, neste escrutínio, 2.389.600 euros.

Segundo a tabela publicada em Diário da República, a RDP vai receber 64.267,30 euros, a Rádio Comercial 214.318,60 euros e a Rádio Renascença 287.645,40 euros.

Em relação às estações de radiodifusão de âmbito regional, a M80 irá receber 36.602,15 euros, a TSF 36.602,15 euros e o Posto Emissor de Radiodifusão do Funchal 9.419,10 euros.

Os valores aumentam para as estações de televisão públicas e privadas: A RTP recebe 389.611 euros, a SIC 741.570 euros e a TVI 636.565 euros.

Em relação aos tempos de antena televisivos, e de acordo com as grelhas divulgadas pela CNE, são 20 as candidaturas – Aliança, ADN, BE, CDS-PP, Chega, Ergue-te, IL, JPP, Livre, MAS, MPT, Nós, Cidadãos!, PAN, CDU, PCTP/MRPP, PSD, PS, PTP, RIR e Volt Portugal – que, no total, irão usufruir de 706,28 minutos desta publicidade eleitoral nas três televisões.

O tempo de antena que cada candidatura irá usufruir, em spots que, na maioria, duram três minutos, não é igual para todas.

A Aliança vai usufruir de 21,75 minutos nos três canais telvisivos, a ADN de 30,81, o BE de 40,05, o CDS-PP de 38,08, o Chega de 40,05, tal como o Ergue-te e a IL, o JPP de 25,23 minutos, o Livre, o MAS e o MPT de 40,05 minutos cada um, o Nós, Cidadãos! de 24,18, o PAN e a CDU de 40,05 cada, o PCTP/MRPP de 18,57, o PSD de 30,08, o PS de 40,05, o PTP de 31,56, o RIR de 40,05 e o Volt Portugal de 37,47 minutos.

Tendo em conta que as compensações às televisões totalizam 1.740.746 euros, cada um dos 706 minutos televisivos contemplados nestas grelhas custa 2.465 euros.

Segundo a Lei Eleitoral da Assembleia da República, as estações de rádio e de televisão reservam aos partidos políticos e às coligações tempos de antena durante o período da campanha eleitoral.

O tempo de antena nos canais da RTP e privados decorre nos dias úteis, durante 15 minutos, em horário nobre, entre as 19:00 e as 22:00. Aos sábados e domingos a sua duração é de 30 minutos, entre as 19:00 e as 22:00.

Em relação às rádios, a Radiodifusão Portuguesa (RDP) transmite, através dos emissores regionais e na emissão internacional, 60 diários, dos quais 20 minutos entre as 07:00 e as 12:00, 20 minutos entre as 12:00 e as 19:00 e 20 minutos entre as 19:00 e as 24:00.

As estações nacionais de rádio privadas transmitem 60 minutos diários, dos quais 20 minutos entre as 07:00 e as 12:00 e 40 minutos, entre as 19:00 e as 24:00.

As estações privadas de radiodifusão de âmbito regional transmitem 30 minutos diários.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasolina e gasóleo voltam a subir entre 2 e 3 cêntimos cada um já esta segunda-feira

Publicado

em

Por

O gasóleo e a gasolina deverão aumentar entre dois e três cêntimos por litro, segundo fonte do setor, citada pela Rádio Comercial.

Totalizando a quarta semana consecutiva de janeiro em que se regista a subida de preços. Consequência do aumento do valor da matéria prima nos mercados internacionais. 

O barril de brent, que serve de referência para os preços nacionais, está neste momento a negociar acima dos 86 dólares. 

Antes de qualquer destas alterações, Portugal continua com 8.ºª gasolina mais cara na União Europeia, enquanto que o gasóleo ocupa a 10.ª posição, no mesmo ‘ranking’.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Empresa tecnológica da Maia vai recrutar 200 engenheiros

Publicado

em

Por

A empresa Critical Manufacturing, dedicada à produção de software, com sede na Maia, quer recrutar cerca de 200 engenheiros, segundo o jornal online “Dinheiro Vivo”.

Em declarações àquela publicação, o CEO e confundador da tecnológica (que nasce a partir de antigos funcionários da entretanto encerrada Qimonda), Francisco Almada Lobo, revela que as condições de trabalho são idênticas às outras empresas do género, contando já com 300 colaboradores, 100 dos quais contratados no último ano.

O recrutamento arranca já no próximo mês de fevereiro, dedicado a engenheiros de gestão industrial e desenvolvimento de software, bem como suporte, marketing e comercial.

A empresa, que está a implementar um investimento de dois milhões de euros nas instalações, localizadas na TecMaia, tem uma carteira de .80 clientes e trabalha apenas para o mercado estrangeiro, com destaque para a China, e Estados Unidos”, revela o CEO.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo sobe até 3 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina sobe 2 cêntimos

Publicado

em

Por

Os combustíveis vão voltar a subir esta segunda-feira, com a evolução das cotações a apontar para um acréscimo até 3 cêntimos por litro no gasóleo e 2 cêntimos por litro, na gasolina.

Estas previsões são avançadas pela Multinews, que cita fontes ligadas ao setor.

Antes de qualquer destas alterações, Portugal continua com 8.ºª gasolina mais cara na União Europeia, enquanto que o gasóleo ocupa a 10.ª posição, no mesmo ‘ranking’.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Aumento da garantia dos automóveis usados pode fazer aumentar o preço em 500€

Publicado

em

Por

O aumento do tempo da garantia dos bens móveis para três anos, que já entrou em vigor com o novo ano, poderá traduzir-se num aumento do preço dos carros usados, numa média de 500 euros, disse o diretor-geral do Standvirtual à CM.

De acordo com Nuno Castel-Branco, “o impacto será mais sensível quanto mais antigo for o carro”, sublinhando que “500 euros num automóvel de 20 mil euros não tem o mesmo impacto que num de três ou quatro mil”.

Apontando o exemplo da vizinha Espanha, o diretor-geral do Standvirtual, afirma que Portugal devia também adoptar o sistema de aplicar apenas um ano de garantia para estes veículos, o período mínimo estabelecido pela UE.

Temendo que os consumidores comecem a optar por mercados de venda de carros paralelos, Castel-Branco lamenta que o setor que representa não tenha sido ouvido pelo Governo aquando a tomada desta decisão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Combustíveis: Gasóleo sobe 3 cêntimos e gasolina sobe 1,5 na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

A próxima semana deverá começar com um aumento dos combustíveis, a verificar já no próximo dia 10 de janeiro, com gasolina simples 95 a subir 1,5 cêntimos por litro e o gasóleo simples a subir 3 cêntimos por litro, de acordo com os cálculos efetuados pelo jornal AWAY.

Antes de qualquer destas alterações, lembre-se que, em Portugal, o preço médio do gasóleo é de 1,522 euros por litro, enquanto que o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,705 euros por litro.

Portugal tem a 9.ª gasolina mais cara entre os 27 países da União Europeia, 6,5 cêntimos acima da média europeia e 21 cêntimos mais cara do que em Espanha.

O preço gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Mundohá 6 horas

Europa abandona restrições mesmo com subida de infeções. É o adeus à covid-19

Da reabertura de bares e restaurantes ao abandono dos requisitos legais para máscaras, muitas das maiores economias da Europa agora...

Paíshá 6 horas

Infeções aumentaram 83% nas crianças com menos de 10 anos nos últimos 14 dias

A faixa etária com “incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu ao grupo das crianças com menos de 10...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão implementa “policiamento de proximidade” com agentes em bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresenta oficialmente, esta segunda-feira, o seu novo destacamento, focado no “policiamento de...

Paíshá 7 horas

Covid-19: Só há 2 concelhos (em 308) abaixo do nível máximo de incidência e são ambos nos Açores

O número de concelhos abaixo do nível máximo de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 baixou esta semana de cinco...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Duas pessoas feridas após despiste na A7

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta sexta-feira, após um despiste ao quilómetro 27 da A7, antes da saída para...

Paíshá 8 horas

Auchan apresenta plataforma ‘online’ “Medicamento Certo”

A Aucan apresenta a plataforma “Medicamento Certo”, desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma, esta solução digital...

Paíshá 8 horas

Assaltantes sequestram e agridem vendedor de tabaco em Paços de Ferreira

Um homem de 31 foi sequestrado, esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, por um grupo de assaltantes que o atacavam...

Paíshá 9 horas

Jerónimo diz que Costa e Rio já fizeram um “acordo de cavalheiros” para poderem “governar à vontade”

O secretário-geral do PCP dramatizou hoje o discurso e apontou incoerência ao secretário-geral socialista, António Costa, por dizer que está...

Famalicãohá 10 horas

Famalicenses Irrequietos com Margarida Oliveira

Conheça melhor esta famalicense, que se destaca por oferecer ajuda a quem mais precisa e cuja a paixão pelo mundo...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Taxa de infeções regista subida de quase 3.000

Os dados da Direção-Geral da Saúde referentes à incidência de novos casos da covid-19, das duas últimas semanas, no concelho...

Paíshá 10 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 63.833 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 63.833 os casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Bragahá 11 horas

Sede de Junta de Freguesia de Celeirós assaltada e vandalizada em Braga

A sede da Junta de Freguesia de Celeirós, em Braga, foi assaltada e vandalizada na madrugada de hoje, causando prejuízos...

Regiãohá 12 horas

Suspeito de aliciar e burlar jovens futebolistas detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal

O homem detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal é suspeito de aliciar e burlar jovens promessas do...

Paíshá 13 horas

Bebé de 8 dias morre após atraso nos serviços de emergência médica. Ordem dos Médicos pede investigação

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da...

Economiahá 13 horas

Gasolina volta a subir 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo sobe 1 cêntimo

A gasolina simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, já na próxima segunda-feira, enquanto que o gasóleo deverá registar uma...

Paíshá 14 horas

Despiste provoca a morte de 3 pessoas em madrugada trágica esta sexta-feira

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas após um violento despiste, na madrugada desta sexta-feira, na Avenida das Forças Armadas,...

Bragahá 14 horas

Carro destruído após incêndio em garagem em Braga

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado após um incêndio, na manhã desta sexta-feira, em Fraião, Braga, avança o jornal O...

Guimarãeshá 14 horas

Começa hoje a construção de novo hotel em Guimarães com um investimento de 11 milhões

A construtora Casais lança hoje a primeira pedra do Hotel B&B Guimarães, um projeto com um investimento de cerca de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão de Lés-a-Lés na Freguesia de Landim

Neste Lés-a-Lés está em destaque a freguesia de Landim, a Fama TV foi falar com o presidente da Junta Avelino...

Mundohá 15 horas

Bebé de 6 meses injetada de uma vez com 6 doses da vacina contra a covid-19 em Hospital do Brasil

Uma bebé de 6 meses foi injetada, acidentalmente, com um frasco inteiro da vacina Pfizer contra a covid-19, numa dose...

Arquivo

FAMA NAS REDES