País
Ministério Público reconhece que Vale e Azevedo nunca se irá entregar à justiça

Vale e Azevedo tem ainda uma pena de 10 anos para cumprir em Portugal, mas o Ministério Público aceitou que tal “nunca acontecerá”.
Em vez disso “a Justiça portuguesa pediu que Vale e Azevedo fosse declarado contumaz, ou seja, desobediente continuo da justiça”, dizem os relatórios.
Tecnicamente, este termo, significa “desobediente intencional da autoridade”.
Em termos práticos isto significa que, caso regresse a Portugal, seria proibido de obter documentos, celebrar negócios ou potencialmente possuir bens.
De acordo com a SIC, “a decisão não tem grandes consequências imediatas para Vale e Azevedo que vive há muito tempo no Reino Unido, sem que se conheçam bens em Portugal”, admite o canal, acrescentando “o ex-presidente do Benfica não terá quaisquer planos de regressar, uma vez que existe outro mandado de captura ainda ativo que o enviaria para a prisão no momento em que tocasse em território nacional”.
Quanto às dificuldades em tentar levar Vale e Azevedo para casa para enfrentar a justiça, a SIC parece sugerir que estas foram exacerbadas pelo Brexit.
“Após seis anos a tentar prender o antigo Presidente do Benfica, o Ministério Público compreende que é inglório esperar que o Reino Unido o volte a entregar, particularmente após as mudanças jurídicas provocadas pelo Brexit”.
A SIC acrescenta contudo que, “os tribunais portugueses ainda estão a tentar deter Vale e Azevedo para que ele possa ser julgado noutro caso que envolva uma tentativa de defraudar o BCP”.

País
Idosos com Complemento Solidário têm desconto de 50% nos medicamentos a partir de hoje

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.
“Com esta alteração, introduzida no âmbito do programa SIMPLEX, os beneficiários deste apoio ficam automaticamente dispensados do pagamento de 50% da parcela não comparticipada no preço dos medicamentos”, refere um comunicado conjunto das áreas governativas da Digitalização e Modernização Administrativa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e da Saúde,
Até agora este desconto era feito através de um pedido de reembolso.
A partir de hoje, os utentes deixam de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde, de requerer os Benefícios Adicionais de Saúde (desconto de 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado), e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI.
A medida entra hoje em vigor em Portugal continental e resulta da aplicação de procedimentos eletrónicos que permitem que todas as pessoas abrangidas tenham acesso imediato e automático ao benefício.
Além do apoio nos medicamentos, cuja atribuição passa a ser automática no ato da compra, os beneficiários do CSI continuam a ter direito ao reembolso das despesas que tenham com a aquisição de óculos e lentes (75% da despesa, até ao limite de 100 euros, de dois em dois anos) e com a aquisição de próteses dentárias removíveis (75% da despesa, até ao limite de 250e e, de três em três anos).
Estes beneficiários podem ainda aceder, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista, entre uma lista de profissionais de saúde oral disponível no centro de saúde.
Economia
Governo vai devolver a receita adicional do IVA dos combustíveis com novo desconto

O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que se traduzirá numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo na gasolina.
“No quadro de evolução dos preços, o Governo determina a devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, tendo por referência os valores anteriores ao conflito na Ucrânia, traduzindo-se numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina”, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.
Segundo o executivo, o desconto no ISP “ascende assim a 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e a 16,3 cêntimos por litro na gasolina”, sendo que, “tendo em conta todas as medidas em vigor, a redução de impostos é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina”.
Economia
Gasolina mais cara um cêntimo esta segunda-feira

O preço dos combustíveis volta a alterar-se, esta segunda-feira, com tendências distintas para os dois tipos de combustíveis mais utilizados.
Assim, os condutores que se dirijam, no dia de hoje, aos postos de abastecimento, irão encontrar o preço da gasolina mais caro um cêntimo, enquanto que o preço do gasóleo revela uma descida no mesmo valor.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Passeio Convívio de Carreira e Bente adiado devido ao mau tempo
-
Economiahá 7 dias
Governo diz monitorizar preços dos combustíveis e “agir” caso veja necessário
-
Desportohá 6 dias
Famalicense Jorge Paulo Oliveira conquista 2.º lugar no Troféu Bike Challenge Resistências de BTT Terras de Santa Maria
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Aviso Amarelo esta madrugada. Chuva forte entre as 00:00 e as 03:00