Siga-nos nas redes

País

Serviço Nacional de Saúde tem 90% das camas ocupadas

Publicado

em

A Sociedade de Medicina Interna advertiu hoje que o Serviço Nacional de Saúde não tem folga para uma pandemia da dimensão da atual, defendendo que o Estado deve recorrer aos privados para evitar mais atrasos nos doentes não-covid-19.

“Não se consegue fazer cirurgia programada, fazer exames de rastreio, todas as situações desse género e, ao mesmo tempo, ter camas suficientes para tratar os doentes covid e não covid”, afirmou em entrevista à agência Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), João Araújo Correia.

O médico internista adiantou que existe “um défice enorme de camas”, exemplificando: “se na altura de uma gripe normal, os serviços de medicina invadem os serviços de cirurgia e têm cerca de 30% de camas a mais, imagine-se numa pandemia”.

Agora, sustentou, “com uma taxa de ocupação das camas de cerca de 90% no global, não há folga que permita acomodar uma pandemia desta dimensão”.

Para João Araújo Correia, a “pandemia deve ser uma obrigação e uma necessidade” de se tratar no Serviço Nacional de Saúde, mas “claramente não tem espaço para tudo”.

“É evidente que não podemos deixar de fazer a via verde AVC, as trombectomias, o trauma, a cirurgia de urgência. É evidente que isso não pode fechar nos grandes hospitais”, mas, acrescentou: “não podemos ter camas para colonoscopias ou para fazer exames ou para fazer cirurgias programadas que se devem fazer no seu tempo certo, porque às vezes até podem comprometer as situações. Mas isso pode fazer-se no setor privado”.

No seu entender, “os doentes covid graves ou moderadamente graves têm que ser tratados nos hospitais do SNS”, mas lembrou que até antes da pandemia houve uma redução contínua de camas. O país tem metade das camas existentes por 100 mil habitantes na Alemanha, por exemplo, e “bastante menos do que a média da Europa”.

Portanto, tem de se assumir que não há camas suficientes para todos, reiterou, defendendo ser urgente recorrer ao setor privado para que “não haja mais atrasos nos doentes não-covid”.

O especialista sugeriu que equipas médicas dos hospitais públicos que perderem as suas camas para “o esforço covid” e que ficaram como menos trabalho poderiam ir operar ao privado e haver “uma espécie de aluguer do espaço”.

“Isso é que me parece que seria inovador, e seria realmente imaginativo e uma verdadeira cooperação entre os dois setores, porque eu acho que realmente é preciso chegar à conclusão de que todas as camas são precisas do setor público e do setor privado”, defendeu.

“Vamos libertar as camas dos hospitais [do SNS] para que realmente a gente possa tratar o melhor possível de uma pandemia avassaladora que todos ansiamos que chegue o pico, mas não sabemos quando é que o pico chega e quando é que realmente a curva começa a achatar”, apelou.

Para o especialista, a comunicação tem de ser verdadeira: “as pessoas têm de entender que, de facto, nós não temos capacidade para tudo, não porque tenhamos um Sistema Nacional de Saúde fraco, pelo contrário, temos um Sistema Nacional de saúde fortíssimo, muito melhor que a maior parte dos países (…) mas não temos folga”, lamentou.

António Araújo Correia disse ainda que “a pandemia também levantou claramente a noção de que os privados em grande parte são edifícios”, às vezes com muitas camas, mas que não têm pessoal próprio, nomeadamente médicos e enfermeiros.

“O pessoal é o mesmo, médicos e enfermeiros que pululam e que saltitam entre o privado e o público e isto dá-se muito conta nas pandemias e não devia ser assim”, lamentou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.694 em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Preço do gasóleo desce 8 cêntimos e gasolina mais barata 6 cêntimos já esta segunda-feira

Publicado

em

Fontes ligadas ao setor dos combustíveis estão a prever uma redução acentuada no preço dos combustíveis mais usados, depois de a gasolina e gasóleo terem regressado a cotações semelhantes às mantidas antes do início da guerra na Ucrânia.

Assim, os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento esta segunda-feira, irão encontrar o litro de gasóleo cerca de 8 cêntimos mais barato, enquanto que o preço por litro de gasolina 95 estará com menos 6 cêntimos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mesmo à chuva milhares veneraram Imaculada Conceição em Fátima (FOTOS)

Publicado

em

Milhares de pessoas participaram na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, apesar da chuva copiosa que se abateu por diversas vezes na Cova da Iria, com grupos de Itália, Irlanda, Espanha, Reino Unido e Portugal.

Nas redes sociais, Papa Francisco assinalou a data com uma mensagem dirigida aos fieis:

“A Virgem Maria é o ‘caminho’ que o próprio Deus preparou para vir ao mundo. #RezemosJuntos confiando à sua intercessão a expectativa de salvação e de paz de todos os homens e mulheres do nosso tempo.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Imagens impressionantes: PSP resgata casal de idosos e homem em cadeira de rodas das cheias

Publicado

em

Uma imagem captada, esta quinta-feira, durante as cheias que afetam a zona de Algés, mostra a impressionante determinação das forças de segurança na proteção da população.

Neste caso, podemos ver um elemento da PSP com água pela cintura que tentam resgatar os habitantes do interior de uma residência.

De acordo com o Comando Metropolitano desta força foram resgatados um casal de idosos e um homem em cadeira de rodas, bem como um canídeo, que se encontravam retidos numa residência, devido à subida dos níveis da água.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Detidos 3 suspeitos de comprar combustíveis em Espanha para vender em Portugal

Publicado

em

Três suspeitos de envolvimento num esquema evasão fiscal na revenda de combustíveis foram esta quinta-feira detidos em Portugal, durante buscas efetuadas pela Autoridade Tributária no quadro de uma investigação da Procuradoria Europeia, anunciou a instituição.

Em comunicado, a Procuradoria Europeia (EPPO, na sigla em inglês) explica que “em causa está um alegado esquema de fraude ao IVA no âmbito de combustíveis que eram adquiridos a Espanha e colocados à venda em Portugal, através de uma cadeia de revendedores, resultando num prejuízo patrimonial avaliado em 26 milhões de euros”.

De acordo com a investigação, o esquema também teria permitido aos suspeitos a revenda a preços mais baixos, criando uma concorrência desleal no mercado.

Apontando que a Autoridade Tributária efetuou esta quinta-feira buscas em cumprimento de 21 mandatos judiciais nas cidades de Aveiro, Grande Porto e Grande Lisboa, numa ação designada “Operação Gasosa”, a Procuradoria aponta que “um total de 15 empresas e cinco indivíduos são suspeitos de envolvimento”, tendo sido detidos três suspeitos para apresentação ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) para aplicação das respetivas medidas de coação.

Os três suspeitos são acusados dos crimes de fraude fiscal, associação criminosa e branqueamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Professores da D. Sancho I protestam em frente à escola

Publicado

em

“Estamos a fazer greve, mas não ficamos em casa”, é o lema dos professores da Escola D. Sancho I, que esta sexta-feira aderiram à greve convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), que contesta as propostas de alteração aos concursos e exige respostas a problemas antigos da classe docente.

Em Famalicão, os professores da Escola D. Sancho I, no centro da cidade, estão a manifestar-se esta manhã. “Pelos alunos”, “por um ensino de qualidade”, “em defesa da escola pública” são algumas das frases que se podem ler nos protestos dos professores da D. Sancho de Famalicão.

O S.T.O.P, que afirma que esta greve é “forma de luta inédita”, convocou a paralisação na sequência de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, onde milhares de professores apoiaram a realização deste protesto por tempo indeterminado. Os outros sindicatos de professores não aderiram à greve, mas convocaram uma manifestação para março de 2023, para além de vigílias um pouco por todo o país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

“Um grupo demasiado unido para ser quebrado por forças externas”, a reação de Cristiano Ronaldo

Publicado

em

Cristiano Ronaldo reagiu, esta quinta-feira, através da sua página do instagram, às críticas e suposições das quais tem sido alvo nos últimos dias.

No post feito pelo jogador pode ler-se o seguinte: “Um grupo demasiado unido para ser quebrado por forças externas. Uma nação demasiado corajosa para se deixar atemorizar perante qualquer adversário. Uma equipa no verdadeiro sentido da palavra, que vai lutar pelo sonho até ao fim! Acreditem connosco! Força, Portugal!”

Para além da publicação feita por Ronaldo, também a Federação Portuguesa de Futebol reagiu, através de comunicado, às notícias que davam conta que o jogador português tinha ameaçado abandonar a seleção, negando qualquer tipo de ameaça por parte de Ronaldo nesse sentido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Lisboa: Carlos Moedas faz balanço das inundações às 10 horas

Publicado

em

As inundações no distrito de Lisboa já provocaram a morte de uma mulher, lamentada por Marcelo Rebelo de Sousa, em visita a Alcântara. O Presidente da República destacou a necessidade de serem realizadas “obras estruturais” para o escoamento de águas.

Também presente em Alcântara, o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, salientou que foi aprovada esta quarta-feira em Assembleia Municipal de Lisboa a “obra dos túneis de drenagem”, que, segundo o autarca, estará pronta em 2025. Carlos Moedas vai fazer um balanço das inundações esta quinta-feira, às 10 horas.

Foto: ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Burla em nome da EDP ameaça clientes com corte da eletricidade em troco de 150 euros

Publicado

em

Está a ser levada a cabo uma burla em nome da EDP, através de mensagens SMS, na qual os criminosos tentam alarmar a população com um falso alerta da suspensão do fornecimento de eletricidade devido a um montante de euros em falta.

Para que este falso corte da energia seja revertido, os criminosos por trás deste esquema pedem o pagamento de 147,90 euros, fornecendo a respetiva entidade e referência para que os possíveis burlados possam enviar o dinheiro.

Tal como reportou um dos receptores da mensagem em causa à Fama TV, este já nem é cliente da EDP, algo que indicou de imediato uma possível fraude.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027

Publicado

em

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi hoje anunciado, numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Évora foi escolhida de um lote de quatro finalistas, do qual também faziam parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada. O anúncio foi feito pela presidente do júri internacional, Beatriz Garcia.

Évora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus, como foi revelado em outubro pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Homem de 22 anos detido na Maia por alegadamente ter abusado de jovem de 16 anos inconsciente após beber álcool

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na Maia, um homem de 22 anos por, alegadamente, ter abusado sexualmente de uma jovem de 16 anos quando esta estava inconsciente, após os dois terem consumido álcool, anunciou esta quarta-feira esta força policial.

O presumível abuso sexual terá ocorrido no passado mês de novembro, referiu a PJ, em comunicado.

“A vítima, uma jovem de 16 anos, terá consumido bebidas alcoólicas juntamente com o arguido, seu vizinho, vindo a perder consciência e acabando por ser abusada sexualmente por este”, adiantou.

O detido, suspeito do crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, tem antecedentes criminais por crimes violentos contra a propriedade e tráfico de droga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 minutos

Famalicão: professores da D. Sancho I dispostos a fazer greve por tempo indeterminado

Um grande número de professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I aderiu esta sexta-feira á greve convocada pelo Sindicato de...

Famalicãohá 35 minutos

Famalicão: Crianças da EB de Castelões visitaram Mário Passos para pedir requalificação da sua escola

Os alunos do 4.º ano da EB de Castelões visitaram a Câmara Municipal deVila Nova de Famalicão, esta segunda-feira, e...

Paíshá 1 hora

Preço do gasóleo desce 8 cêntimos e gasolina mais barata 6 cêntimos já esta segunda-feira

Fontes ligadas ao setor dos combustíveis estão a prever uma redução acentuada no preço dos combustíveis mais usados, depois de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Já pode visitar a Cabana Solidária do Pai Natal este domingo

Abre as suas portas este domingo a Cabana Solidária do Pai Natal, em Famalicão, que visa recolher bens alimentares e...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Cônsul da Ucrânia agradece com emoção a oferta dos dois geradores pela Mundos de Vida

A Cônsul da Ucrânia visitou esta sexta-feira, por volta das 9 da manhã o Colégio Mundos de Vida, em Famalicão,...

Paíshá 2 horas

Mesmo à chuva milhares veneraram Imaculada Conceição em Fátima (FOTOS)

Milhares de pessoas participaram na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, apesar da chuva copiosa que se abateu por diversas...

Paíshá 2 horas

Imagens impressionantes: PSP resgata casal de idosos e homem em cadeira de rodas das cheias

Uma imagem captada, esta quinta-feira, durante as cheias que afetam a zona de Algés, mostra a impressionante determinação das forças...

Paíshá 2 horas

Detidos 3 suspeitos de comprar combustíveis em Espanha para vender em Portugal

Três suspeitos de envolvimento num esquema evasão fiscal na revenda de combustíveis foram esta quinta-feira detidos em Portugal, durante buscas...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo até às 15:00: Chuva forte, rajadas e vento e trovoada são esperados

Famalicão volta a estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido à previsão de precipitação,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Professores da D. Sancho I protestam em frente à escola

“Estamos a fazer greve, mas não ficamos em casa”, é o lema dos professores da Escola D. Sancho I, que...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES