Siga-nos nas redes
Publicidade

Economia

“Situação explosiva”: Aumento das taxas de juro vai levar empresas que pediram crédito à ruína

Publicado

em

A Confederação Portuguesa das micro, pequenas e médias empresas “chamou a atenção do governo” para uma situação potencialmente explosiva.

As empresas que subscreveram linhas de crédito e financiamento durante a pandemia – medidas encorajadas pelo governo como meio de sobrevivência – correm agora o risco de ver os reembolsos dispararem, devido aos aumentos das taxas de juro.

Numa declaração, a confederação sublinha que “não acredita que o governo pretendia levar as empresas nacionais” à sua ruína, pelo que são necessárias “medidas imediatas e vigorosas”.

Há “dezenas de milhares de empresas” a olhar para o que de outra forma seria um desastre financeiro – provocando o despedimento “de muitos trabalhadores, e mesmo o encerramento de empresas”.

Diz a declaração, a maior parte do apoio governamental criado durante a pandemia (em 2020 e 2021), bem como “o que está a acontecer agora face à escalada da inflação” e “em todas as situações de catástrofe natural que ocorreram na última década”, levaram ao aumento do endividamento das empresas nacionais.

No caso do apoio da Covid, o governo exaltou “as vantagens das taxas Euribor negativas e da redução dos spreads.

“Agora, menos de dois anos depois, as empresas enfrentam o aumento abrupto da Euribor para mais de 2,25% por ano, com o BCE (Banco Central Europeu) praticamente a garantir que esta atingirá 4% ou mais nos próximos meses”, diz a declaração.

Há também um problema com o “perdão de parte do capital dos empréstimos turísticos”.

A confederação recorda que nos empréstimos concedidos, por exemplo, pelo Turismo de Portugal “o Governo prometeu perdoar parte (até 20%) desde que não houvesse despedimentos durante os lockdowns”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Nova fase do projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho começa esta segunda-feira

Publicado

em

O projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho arranca esta segunda-feira, com a adesão de 39 empresas e cerca de mil trabalhadores, revelou o Ministério do Trabalho.

As empresas aderentes “estão distribuídas por 10 distritos, com Lisboa, Porto e Braga a serem as principais localizações das empresas”, refere a agência Lusa, citando fonte do ministério.

Entre estas 39 empresas “está um instituto de investigação, uma creche, um centro de dia, um banco de células estaminais que trabalha sete dias, e empresas do setor social, indústria e comércio”, menciona a mesma informação, referenciando que “ao todo, o piloto arranca com cerca de mil colaboradores”.

Deste universo de empresas, há 12 que são associadas do projeto e iniciaram a semana de quatro dias no final de 2022, ou início de 2023, e que “vão usufruir do apoio da equipa de coordenação nas novas formas de gestão e equilíbrio dos tempos de trabalho”.

As principais áreas representadas na segunda fase do projeto são atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com quase 40%, seguindo-se educação e atividades de informação e de comunicação, com cerca de 15%, cada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço dos alimentos essenciais está no valor mais baixo deste ano -DECO

Publicado

em

Segundo a associação de defesa dos direitos dos consumidores DECO, O cabaz dos 63 produtos alimentares essenciais monitorizado custava, no último dia deste mês e maio, 217,60 euros, sendo este o valor mais baixo registado este ano.

“Este valor representa uma diminuição de 2,49 euros (menos 1,13%) em comparação com o preço da semana passada”, afirma a defesa do consumidor.

Comparativamente ao mesmo período do ano passado, o preço do cabaz subiu 11,62 euros (mais 5,64%). Há um ano, comprar exatamente os mesmos bens essenciais custava 205,98 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Novas moedas de 5 euros entraram em circulação esta quinta-feira

Publicado

em

Entrou em circulação, esta quinta-feira, uma nova moeda colecionável, de 5 euros, anunciou o Banco de Portugal.

A moeda será distribuída ao público através de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Serão emitidas 30.000 dessas moedas e elas poderão ser usadas para fazer pagamentos, mas apenas em Portugal.

A moeda chama-se Miragaia longicollum e faz parte da série Dinossauros de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 29 minutos

Jogo de homenagem a Neno ajuda instituição solidária de Famalicão “A Palavra”

No dia 10 de junho, exatamente dois anos após a trágica morte de Neno, antigo guarda-redes internacional português, o Estádio...

Famalicãohá 59 minutos

Famalicão: Encontro de Tocadores de Cavaquinho adiado devido ao mau tempo

Foi adiado, para data e hora incerta, o 4.º Encontro de Tocadores de Cavaquinhos, agendado para a tarde desta quinta-feira,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Junta de Landim alerta para tentativa de rapto de duas crianças na freguesia

A Junta de Freguesia de Landim, informou, esta quinta-feira, ter conhecimento da tentativa de rapto de duas crianças, recentemente, na...

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Colisão entre ambulância e carro faz 3 feridos em Rates (vídeo)

Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre uma ambulância e um carro, na...

Desportohá 2 horas

Famalicenses da Academia Papa Léguas conquistam título coletivo de Campeões Regionais

Os atletas infantis e juvenis da Academia de Atletismo – Papa Léguas de Famalicão participaram nos Campeonatos Regionais de Infantis...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Xutos & Pontapés recebidos por um “mar de gente” na abertura das Festas Antoninas (fotos)

Os lendário Xutos & Pontapés chegaram e encheram o centro da cidade de Famalicão com fãs de todas as idades,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Livro “Os Alves de Requião” apresentado a 17 de junho na igreja paroquial

O adro da Igreja Paroquial da freguesia de Requião, em Famalicão, recebe, no dia 17 de junho, a apresentação do...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Louro recebe desafio “24 Horas de BTT” a 01 e 02 de julho

A freguesia do Louro, em Famalicão, recebe, nos dias 01 e 02 de julho, sábado e domingo, mais uma edição...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: PAN apela à criação de estudo e medidas de sensibilização para a sinistralidade rodoviária local

O núcleo famalicense do PAN apresentou, esta semana, uma recomendação, ao executivo da Câmara Municipal de Famalicão, referente à sinistralidade...

Famalicãohá 5 horas

Antoninas: Marchas preparam a grande noite

Famalicão está em contagem decrescente para a grande desfile das Marchas Antoninas, que enche a cidade de cor, música e...

Arquivo

Mais Vistos