Siga-nos nas redes

País

Vacinação para pessoas a partir dos 50 anos começa em breve -DGS

Publicado

em

As pessoas a partir dos 50 anos vão poder vacinar-se contra a covid-19 em breve, anunciou a secretária de Estado da Promoção da Saúde, que apela aos mais velhos que não deixem de se vacinar.

Numa entrevista ao jornal Público, Margarida Tavares explica que a estratégia da Direção-Geral da Saúde (DGS) “foi mais cautelosa” – o plano era o de vacinar apenas as pessoas a partir dos 60 anos até dezembro – porque as autoridades queriam concentrar-se nas classes etárias de maior risco, mas que, em breve, a idade para a vacinação vai baixar para os 50 anos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Essa medida vai ser anunciada pela Direção-Geral da Saúde em breve”, revela.

Margarida Tavares reconhece que a taxa de vacinação nas pessoas acima dos 80 anos – que está abaixo dos 70% – é inferior ao que o Governo gostaria e apela à vacinação dos mais velhos: “Gostaríamos que fosse mais e faço aqui um apelo a todas as pessoas mais velhas: não deixem de se vacinar”.

Sobre o inverno, reconhece que “não vai ser fácil”, com a circulação, em simultâneo, do vírus que provoca a covid-19, do da gripe e do vírus sincicial respiratório.

“Como infecciologista, sabia que, volvido algum tempo, estaríamos a assistir a uma dinâmica dos vírus respiratórios que foi totalmente alterada e não me surpreende nada que o vírus sincicial respiratório se tenha antecipado e que os casos de gripe sejam mais precoces”, afirma.

A secretária de Estado fala ainda do plano de contingência para o inverno que o Governo está a preparar e, quanto à reunião de peritos agendada para sexta-feira no Infarmed, diz que “vai ser apenas um momento de reflexão e transparência”, não devendo ser tomadas novas medidas de contenção.

Contudo, alerta que as máscaras “não desapareceram” e que são “altamente recomendadas para as pessoas que têm sintomas respiratórios, quando estão próximas de outras pessoas”.

“Vamos recomendá-las vivamente nos espaços fechados. Eventualmente, vamos fazer recomendações mais apertadas para os transportes públicos, por exemplo”, revela.

Depois de o ministro Manuel Pizarro ter esta semana admitido criar Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo C temporárias para responder à falta de médicos de família, uma possibilidade que o Bloco de Esquerda considerou ser a “privatização” dos cuidados primários de saúde, Margarida Tavares admite que a “constituição de cooperativas de médicos poderá ser uma resposta” para algumas regiões.

“Em algumas regiões do país, até por períodos limitados de tempo, a constituição de cooperativas de médicos poderá ser uma resposta, por exemplo, com médicos reformados”, afirma.

Contudo, a governante diz que “será uma possibilidade remota, localizada no tempo e no espaço e ponderada caso a caso”, insistindo: “Não nos passa pela cabeça privatizar os cuidados de saúde primários”.

Sobre os programas prioritários da DGS, refere que “precisam de ser reforçados” e reconhece a falta de meios da Direção-Geral da Saúde, lembrando que a estrutura também “está muito pesada e difícil de gerir”.

A este propósito, a secretária de Estado da Promoção da Saúde adianta que será criada uma nova estrutura, dentro do Ministério da Saúde,” para “reorganizar a promoção da saúde e dar-lhe o devido espaço, recursos e meios e uma visão moderna da saúde”.

A governante acrescenta ainda que o Governo tenciona ir mais longe na legislação do tabaco e que quer “regulamentar melhor a questão do fumo em espaços fechados”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Colisão rodoviária em Brufe faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Dom Afonso III, em...

Bragahá 2 horas

Criança de 4 anos esquecida em viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã de hoje no interior da viatura de transporte escolar que...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão X Sporting: Adeptos mais ferrenhos revelam previsões e emoções para um dos jogos mais decisivos desta edição da I Liga

Neste final de tarde são milhares os que se dirigem ou esperam acompanhar a nova data do FC Famalicão X...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera quarta-feira de sol e “máximas” de 25.º graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia de sol, parcialmente nublado, de acordo com as previsões meteorológicas do Instituto Português...

Famalicãohá 3 horas

Lions Clube de Famalicão oferece camas articuladas a doentes com necessidades sinalizadas

O Lions Clube de Famalicão realizou mais uma das suas missões solidárias com a oferta de duas camas articuladas a...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: XII Passeio de Bicicletas Antigas realiza-se em Seide este sábado

A Confraria de Bicicletas e Motas Antigas de Seide S. Paio convida a comunidade para o XII Passeio de Bicicletas...

Sociedadehá 5 horas

Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores defende alargamento da época balnear após diversas tragédias no mar nas últimas semanas

O presidente da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) defendeu que a época balnear “não se pode restringir somente ao...

Desportohá 5 horas

Futebol Clube de Famalicão Sporting joga-se hoje

A poucas horas do jogo Futebol Clube de Famalicão – Sporting Clube de Portugal, fomos perceber o que está a...

Desportohá 6 horas

Polémica: FC Famalicão não sabe se pode utilizar Enea Mihaj frente ao Sporting devido a jogo de castigo

A meras horas da realização do encontro entre FC Famalicão e Sporting, agendado para as 20:15 desta terça-feira, é incerto...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Feira do Ensino Secundário 2024 espera receber 1.200 jovens até quinta-feira

Famalicão apresenta, até esta quinta-feira, a “Feira do Ensino Secundário 2024 – Escolhe o Teu Futuro!”, uma iniciativa que visa...

Arquivo

Mais Vistos