País
PSD quer reduzir idade de voto para os 16 anos

O partido do PSD incluirá no seu projecto de revisão da Constituição, a redução da idade mínima legal para votar de 18 para 16 anos.
Segundo a mesma fonte, o presidente do partido, Luís Montenegro, propôs à Comissão Política Permanente do PSD, que acaba de aprovar, uma proposta de redução da idade mínima legal para votar para os 16 anos.
Segundo o texto actual da Constituição, “todos os cidadãos com mais de 18 anos têm direito de voto, excepto as incapacidades previstas na lei geral”.
Chega abriu um processo de revisão constitucional com a entrega ao parlamento de um projecto de revisão constitucional que foi admitido a 12 de Outubro. De acordo com a Constituição da República, “quando um projecto de revisão constitucional é apresentado, quaisquer outros terão de ser apresentados no prazo de trinta dias”.
Para além de Chega e PSD, o PS e a Iniciativa Liberal já indicaram que irão apresentar um projecto para alterar a Lei Básica.
As alterações à Constituição devem ser aprovadas por uma maioria de dois terços dos deputados (no actual quadro parlamentar, isto implica o voto favorável do PS e do PSD) e o Presidente da República não pode recusar a promulgação da lei de revisão.

Famalicão
Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do acidente resultou ainda num ferido grave, da mesma idade, avançou fonte do Comando Sub-regional do Ave.
O atropelamento ocorreu na variante nascente, no sentido Famalicão-Porto, em Gavião.
Após terem sofrido um despiste, do qual terão saído ilesos, os dois jovens estavam na berma da estrada a aguardar que o veículo fosse rebocado. Acabaram por ser atropelados por um outro automóvel “que se colocou em fuga e que ainda estará em fuga”, disse a mesma fonte.
O ferido grave foi transportado para o hospital de Braga.
País
Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar os seus medicamente, vão, a partir do próximo semestre, poder levantar o receituário numa farmácia.
A medida já foi testada em alguns pontos do país, mas será alargada a todo o país.
O acesso facilitado às terapêuticas abrange doentes oncológicos, pessoas infetadas com VIH, doentes da área da reumatologia e com doenças autoimunes.
Segundo avança o Jornal de Notícias, as mudanças vão ocorrer no segundo semestre do ano. Do lado das farmácias, haverá formação qualificada para os profissionais tendo em conta a evolução nas terapêuticas.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos aplaude a decisão do Governo, que estima possa chegar a 200 mil doentes.
País
Santuário de Fátima celebra a descida do Espírito Santo aos Apóstolos este domingo

O Santuário de Fátima celebra, este domingo, a descida do Espírito Santo aos Apóstolos de Jesus Cristo, a sua Mãe, Maria, e aos demais seguidores.
Sobre esta celebração, José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima, disse, “Domingo contemplaremos o Dom do Espírito Santo, Dom dado à Igreja, Dom dado pessoal e personalizadamente a cada um dos que acreditam em Jesus Cristo”.
Apontando ainda que “é no Espírito que somos, é pelo Espírito que somos. É ele que realiza em nós a Fé, a esperança e a caridade”.
-
Bragahá 1 semana
Mulher de 37 anos detida após cortar pulseira eletrónica para evadir prisão domiciliária em Braga
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Gala de Fado celebra 2 anos da ACAFADO este sábado
-
Desportohá 6 dias
Ribeirão FC pode sagrar-se campeão do Pro Nacional este domingo a jogar em casa
-
Famalicãohá 5 dias
Encarregados de educação da Camilo Castelo Branco sorteiam camisola do FC Famalicão assinada para ajudar crianças com doenças graves