Siga-nos nas redes

País

PSP garante que recolher obrigatório está a decorrer “de forma brilhante”

Publicado

em

A Polícia de Segurança Pública faz, até à noite deste sábado, uma avaliação positiva do comportamento dos portugueses no âmbito do recolher obrigatório nos concelhos com alta taxa de incidência de casos de infeção por Covid-19.

À TSF, o porta-voz da PSP, Nuno Carocha, garante que “pontualmente foi-se registando uma ou outra situação, mas contam-se pelos dedos das mãos” os incidentes.

“As pessoas prontamente acatam as nossas indicações, está tudo a decorrer de uma forma brilhante”, garante o representante da PSP, que acrescenta que “não foi preciso conduzir ninguém a casa”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Mau tempo: Mais de metade da chuva esperada para Dezembro caiu em apenas um dia

Publicado

em

A chuva que caiu ontem à noite em Portugal foi cerca de 63% do valor esperado para o mês de Dezembro, mas ainda está longe dos 118 milímetros que caíram num único dia em 2008, de acordo com um meteorologista do IPMA.

Patrícia Gomes, meteorologista de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse que a precipitação que caiu desde o final da tarde de quarta-feira “não é nada de extraordinário, pois é Inverno e as situações de chuva são bastante recorrentes nesta altura do ano”.

O que foi extraordinário, explicou ela, foram “os valores que ocorreram em alguns lugares, bastante elevados e que atingiram valores para avisos laranja e, ocasionalmente, avisos vermelhos em alguns lugares”.

Patrícia Gomes explicou que os valores médios de precipitação para todo o mês de Dezembro são cerca de 126 milímetros para Lisboa, valores que não foram atingidos, situando-se em 80 milímetros, em 24 horas.

“Se a compararmos com outros episódios de precipitação dos anos passados, estão relativamente longe dos valores mais elevados de precipitação que ocorreram em 24 horas para a cidade de Lisboa”, disse ela, recordando o dia 18 de Fevereiro de 2008, quando foram registados 118 milímetros em 24 horas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

F. Santos admite que Ronaldo ficou insatisfeito por não ser titular mas nega vontade de abandonar a Seleção

Publicado

em

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, admitiu hoje que Cristiano Ronaldo ficou insatisfeito quando soube que seria suplente frente à Suíça, mas negou que o avançado tenha manifestado vontade de abandonar a concentração lusa no Mundial2022.

“Houve uma conversa, mal seria se não tivesse acontecido. Só dou a equipa no estádio, sempre fiz assim na minha carreira, mas essa conversa tinha de acontecer, era da mais elementar justiça, por se tratar do capitão de equipa, por ser quem é em termos de projeção, alguém que já deu muito ao futebol português. Pelo que representa para a equipa, eu tinha de ter essa conversa com ele”, começou por dizer, em conferência de imprensa.

Fernando Santos, que falava na antevisão à partida de sábado com Marrocos, dos quartos de final do Campeonato do Mundo, continuou a explicação sobre o que se passou entre as partes, assegurando que “a única conversa” que teve com Ronaldo “foi no dia do jogo” com a Suíça, “após o almoço”.

“Não tive nenhuma conversa com o Ronaldo antes. A única que tive, a explicar as razões por que não iria jogar, foi no dia do jogo. Reuni com ele, tivemos uma conversa e disse-lhe que não contava com ele de início, mas contava com ele para o jogo, até por uma questão de estratégia. Como é óbvio, o Cristiano não ficou satisfeito. Sempre jogou a titular. Mas foi uma conversa perfeitamente normal, tranquila. Ele não aceitou a questão de forma simples, o que é normal”, revelou o técnico.

E prosseguiu, assegurando que o avançado luso nunca mostrou a intenção de deixar a seleção: “Nunca, em momento algum, me disse a mim ou a alguém que queria sair da seleção nacional”.

De resto, Fernando Santos disse ser natural que um jogador fique insatisfeito quando não é titular, salientando mesmo que, “no dia em que houver um jogador que não fique descontente por não jogar, não pode voltar à seleção”.

“Todos ficam descontentes quando não jogam, seja aqui seja nos clubes. Têm essa ambição, de jogar sempre, de serem titulares, porque sentem que têm qualidade e valor para isso. No meu tempo, dizia-se que esses jogadores ficavam com azia. Eu até tive um treinador que nos dizia que tínhamos de ir ao talho comer umas iscas”, referiu.

O selecionador nacional deixou ainda elogios à personalidade de Cristiano Ronaldo e à forma como o capitão da equipa das ‘quinas’ tem sido “um exemplo”, inclusive no apoio aos colegas.

“Se há exemplo melhor é o que ele deu no jogo. Foi ele que deu o grito na cabine antes do jogo, saiu com os jogadores para fazer aquecimento, saltou nos golos todos, festejou. No fim, foi ele que chamou os colegas para irem agradecer ao público, mas a única coisa que notaram foi que ele saiu do relvado antes. Deixem o Ronaldo em paz, porque ele não merece, por tudo o que já deu”, concluiu sobre o assunto.

Portugal e Marrocos vão defrontar-se nos quartos de final do Mundial2022, no sábado, a partir das 18:00 locais (15:00 em Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Faltam Pais Natal em Portugal. Presença por duas horas custa 135 euros em média

Publicado

em

De acordo com a plataforma de serviços Fixando, não há Pais Natal em Portugal, facto que levou a mesma a criar, esta semana, uma campanha online para atrair pessoas a assumirem o papel de enfrentar a escassez de Pai Natal no país.

Nos próximos dias, a Fixando espera “arranjar” cerca de mil Pais Natais que possam “garantir uma resposta aos clientes que procuram trazer alguma magia adicional aos eventos de Natal”, de acordo com uma reportagem do Notícias ao Minuto.

Entre 1 de Novembro e 6 de Dezembro, a procura do Pai Natal para eventos e festas cresceu 20%, em comparação com o mesmo período em 2021, e “cerca de 83% dos pedidos registados este ano não obtiveram resposta”.

A análise de Fixando revela também que é “no distrito de Lisboa (43%) que se concentra o maior número de pedidos para este serviço de Natal, seguido pelo Porto (17%), Aveiro (10%) e Braga (8%)”.

Alice Nunes, nova directora de negócios da Fixando, salienta que “esta é uma oportunidade atractiva para quem gosta de trabalhar com crianças”, e os pedidos de contratação do Pai Natal traduzem-se “numa média de rendimentos de 135 euros por serviço, com uma duração média de 2 horas”.

Dos pedidos registados, 45% são para festas de Natal pessoais/familiares, seguidos de 15% para eventos empresariais, 10% para festas escolares, 9% para comércio, e 6% para feiras de Natal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Idade da reforma vai continuar nos 66 anos e 4 meses

Publicado

em

Ficou hoje definido, em Diário da República, que a idade normal de acesso à reforma em 2024 é de 66 anos e 4 meses, conforme noticiado pelo Notícias ao Minuto, com base em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Tendo em conta os efeitos da evolução da esperança média de vida aos 65 anos verificada entre 2021 e 2022 na aplicação da fórmula, a idade normal de acesso à pensão em 2024 é de 66 anos e 4 meses”.

Além disso, o mesmo diploma estabelece que “considerando o indicador da esperança média de vida aos 65 anos, verificada em 2000 e em 2022, o factor de sustentabilidade aplicável às pensões de velhice a partir de 2023 é de 0,8617”.

A idade normal de acesso à pensão, há que salientar, deve ser publicada numa portaria do membro do Governo responsável pela área da solidariedade e segurança social, no segundo ano imediatamente anterior ao ano a que se refere.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Preço do gasóleo desce 8 cêntimos e gasolina mais barata 6 cêntimos já esta segunda-feira

Publicado

em

Fontes ligadas ao setor dos combustíveis estão a prever uma redução acentuada no preço dos combustíveis mais usados, depois de a gasolina e gasóleo terem regressado a cotações semelhantes às mantidas antes do início da guerra na Ucrânia.

Assim, os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento esta segunda-feira, irão encontrar o litro de gasóleo cerca de 8 cêntimos mais barato, enquanto que o preço por litro de gasolina 95 estará com menos 6 cêntimos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mesmo à chuva milhares veneraram Imaculada Conceição em Fátima (FOTOS)

Publicado

em

Milhares de pessoas participaram na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, apesar da chuva copiosa que se abateu por diversas vezes na Cova da Iria, com grupos de Itália, Irlanda, Espanha, Reino Unido e Portugal.

Nas redes sociais, Papa Francisco assinalou a data com uma mensagem dirigida aos fieis:

“A Virgem Maria é o ‘caminho’ que o próprio Deus preparou para vir ao mundo. #RezemosJuntos confiando à sua intercessão a expectativa de salvação e de paz de todos os homens e mulheres do nosso tempo.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Imagens impressionantes: PSP resgata casal de idosos e homem em cadeira de rodas das cheias

Publicado

em

Uma imagem captada, esta quinta-feira, durante as cheias que afetam a zona de Algés, mostra a impressionante determinação das forças de segurança na proteção da população.

Neste caso, podemos ver um elemento da PSP com água pela cintura que tentam resgatar os habitantes do interior de uma residência.

De acordo com o Comando Metropolitano desta força foram resgatados um casal de idosos e um homem em cadeira de rodas, bem como um canídeo, que se encontravam retidos numa residência, devido à subida dos níveis da água.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Detidos 3 suspeitos de comprar combustíveis em Espanha para vender em Portugal

Publicado

em

Três suspeitos de envolvimento num esquema evasão fiscal na revenda de combustíveis foram esta quinta-feira detidos em Portugal, durante buscas efetuadas pela Autoridade Tributária no quadro de uma investigação da Procuradoria Europeia, anunciou a instituição.

Em comunicado, a Procuradoria Europeia (EPPO, na sigla em inglês) explica que “em causa está um alegado esquema de fraude ao IVA no âmbito de combustíveis que eram adquiridos a Espanha e colocados à venda em Portugal, através de uma cadeia de revendedores, resultando num prejuízo patrimonial avaliado em 26 milhões de euros”.

De acordo com a investigação, o esquema também teria permitido aos suspeitos a revenda a preços mais baixos, criando uma concorrência desleal no mercado.

Apontando que a Autoridade Tributária efetuou esta quinta-feira buscas em cumprimento de 21 mandatos judiciais nas cidades de Aveiro, Grande Porto e Grande Lisboa, numa ação designada “Operação Gasosa”, a Procuradoria aponta que “um total de 15 empresas e cinco indivíduos são suspeitos de envolvimento”, tendo sido detidos três suspeitos para apresentação ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) para aplicação das respetivas medidas de coação.

Os três suspeitos são acusados dos crimes de fraude fiscal, associação criminosa e branqueamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Professores da D. Sancho I protestam em frente à escola

Publicado

em

“Estamos a fazer greve, mas não ficamos em casa”, é o lema dos professores da Escola D. Sancho I, que esta sexta-feira aderiram à greve convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), que contesta as propostas de alteração aos concursos e exige respostas a problemas antigos da classe docente.

Em Famalicão, os professores da Escola D. Sancho I, no centro da cidade, estão a manifestar-se esta manhã. “Pelos alunos”, “por um ensino de qualidade”, “em defesa da escola pública” são algumas das frases que se podem ler nos protestos dos professores da D. Sancho de Famalicão.

O S.T.O.P, que afirma que esta greve é “forma de luta inédita”, convocou a paralisação na sequência de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, onde milhares de professores apoiaram a realização deste protesto por tempo indeterminado. Os outros sindicatos de professores não aderiram à greve, mas convocaram uma manifestação para março de 2023, para além de vigílias um pouco por todo o país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

“Um grupo demasiado unido para ser quebrado por forças externas”, a reação de Cristiano Ronaldo

Publicado

em

Cristiano Ronaldo reagiu, esta quinta-feira, através da sua página do instagram, às críticas e suposições das quais tem sido alvo nos últimos dias.

No post feito pelo jogador pode ler-se o seguinte: “Um grupo demasiado unido para ser quebrado por forças externas. Uma nação demasiado corajosa para se deixar atemorizar perante qualquer adversário. Uma equipa no verdadeiro sentido da palavra, que vai lutar pelo sonho até ao fim! Acreditem connosco! Força, Portugal!”

Para além da publicação feita por Ronaldo, também a Federação Portuguesa de Futebol reagiu, através de comunicado, às notícias que davam conta que o jogador português tinha ameaçado abandonar a seleção, negando qualquer tipo de ameaça por parte de Ronaldo nesse sentido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 9 minutos

Mau tempo: Mais de metade da chuva esperada para Dezembro caiu em apenas um dia

A chuva que caiu ontem à noite em Portugal foi cerca de 63% do valor esperado para o mês de...

Desportohá 15 minutos

F. Santos admite que Ronaldo ficou insatisfeito por não ser titular mas nega vontade de abandonar a Seleção

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, admitiu hoje que Cristiano Ronaldo ficou insatisfeito quando soube que seria suplente frente...

Paíshá 23 minutos

Faltam Pais Natal em Portugal. Presença por duas horas custa 135 euros em média

De acordo com a plataforma de serviços Fixando, não há Pais Natal em Portugal, facto que levou a mesma a...

Paíshá 28 minutos

Idade da reforma vai continuar nos 66 anos e 4 meses

Ficou hoje definido, em Diário da República, que a idade normal de acesso à reforma em 2024 é de 66...

Famalicãohá 58 minutos

Famalicão: Escola de Riba de Ave cria árvore de natal com 3 mil cones de linha homenageando indústria têxtil local

A Escola Básica de Riba de Ave inaugura, na próxima terça-feira, às 17:00. uma árvore de Natal dedicada à indústria...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Detido homem que fez roubos por esticão e com faca em estabelecimentos comerciais

O Comando Territorial da GNR de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos, deteve um homem de 40 anos por roubos,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mário Passos planta oliveiras Santuário da Nossa Senhora do Carmo em preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, plantou, esta quinta-feira, duas oliveiras junto ao Santuário da Nossa Senhora...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Riba d’Ave HC e FAC perdem em casa no feriado

As equipas de hóquei em patins do Riba d’Ave HC e do Famalicense Atlético Clube (FAC) disputaram esta quinta-feira, 1...

Famalicãohá 2 horas

Seja solidário este Natal e “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias de Nine e São Cosme

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca segunda-feira, dia 12...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: professores da D. Sancho I dispostos a fazer greve por tempo indeterminado

Um grande número de professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I aderiu esta sexta-feira á greve convocada pelo Sindicato de...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES