Siga-nos nas redes

País

Governo: Uso de certificado e teste covid ao mesmo tempo em análise para bares e restaurantes

Publicado

em

 O presidente do Chega afirmou hoje que o Governo pondera exigir o uso simultâneo de “certificado e de teste obrigatório” para a entrada em bares, discotecas e grandes eventos, com a restauração com obrigatoriedade de certificado.

“Ficámos com a ideia de que o Governo poderá vir a exigir, em alguns espaços, por exemplo discotecas, ou bares, ou grandes eventos com grande presença massiva de pessoas, por exemplo eventos desportivos, dois instrumentos de controlo cumulativos: uso de certificados e o teste obrigatório até 48 horas antes”, disse André Ventura depois de se ter reunido com o primeiro-ministro.

Segundo o líder do Chega, o executivo não irá impor a mesma medida para a restauração, sendo que, nesse caso, será apenas exigido o certificado “independentemente do dia e da hora”.

Hoje, antes de iniciar esta ronda com os partidos, numa breve declaração aos jornalistas à margem do 9.º Congresso Nacional dos Economistas, em Lisboa, António Costa recusou antecipar novas medidas para conter a pandemia de covid-19, remetendo um eventual anúncio para quinta-feira, quando se reúne o Conselho de Ministros, e depois de consultados os partidos.

“Hoje não é dia de falar, hoje é dia de ir ouvir os partidos, amanhã continuar a ouvir os partidos e quinta-feira falarei”, disse o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro, António Costa, recebe, entre hoje e quarta-feira, os partidos com representação parlamentar sobre a situação epidemiológica em Portugal, num momento em que o país regista um crescimento das taxas de incidência e de transmissão (Rt) da covid-19, antes de o Governo aprovar medidas.

Para além do chefe do executivo, estão nestas reuniões a ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva, a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado dos Assun

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Preço do gasóleo desce 8 cêntimos e gasolina mais barata 6 cêntimos já esta segunda-feira

Publicado

em

Fontes ligadas ao setor dos combustíveis estão a prever uma redução acentuada no preço dos combustíveis mais usados, depois de a gasolina e gasóleo terem regressado a cotações semelhantes às mantidas antes do início da guerra na Ucrânia.

Assim, os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento esta segunda-feira, irão encontrar o litro de gasóleo cerca de 8 cêntimos mais barato, enquanto que o preço por litro de gasolina 95 estará com menos 6 cêntimos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mesmo à chuva milhares veneraram Imaculada Conceição em Fátima (FOTOS)

Publicado

em

Milhares de pessoas participaram na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, apesar da chuva copiosa que se abateu por diversas vezes na Cova da Iria, com grupos de Itália, Irlanda, Espanha, Reino Unido e Portugal.

Nas redes sociais, Papa Francisco assinalou a data com uma mensagem dirigida aos fieis:

“A Virgem Maria é o ‘caminho’ que o próprio Deus preparou para vir ao mundo. #RezemosJuntos confiando à sua intercessão a expectativa de salvação e de paz de todos os homens e mulheres do nosso tempo.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Imagens impressionantes: PSP resgata casal de idosos e homem em cadeira de rodas das cheias

Publicado

em

Uma imagem captada, esta quinta-feira, durante as cheias que afetam a zona de Algés, mostra a impressionante determinação das forças de segurança na proteção da população.

Neste caso, podemos ver um elemento da PSP com água pela cintura que tentam resgatar os habitantes do interior de uma residência.

De acordo com o Comando Metropolitano desta força foram resgatados um casal de idosos e um homem em cadeira de rodas, bem como um canídeo, que se encontravam retidos numa residência, devido à subida dos níveis da água.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Detidos 3 suspeitos de comprar combustíveis em Espanha para vender em Portugal

Publicado

em

Três suspeitos de envolvimento num esquema evasão fiscal na revenda de combustíveis foram esta quinta-feira detidos em Portugal, durante buscas efetuadas pela Autoridade Tributária no quadro de uma investigação da Procuradoria Europeia, anunciou a instituição.

Em comunicado, a Procuradoria Europeia (EPPO, na sigla em inglês) explica que “em causa está um alegado esquema de fraude ao IVA no âmbito de combustíveis que eram adquiridos a Espanha e colocados à venda em Portugal, através de uma cadeia de revendedores, resultando num prejuízo patrimonial avaliado em 26 milhões de euros”.

De acordo com a investigação, o esquema também teria permitido aos suspeitos a revenda a preços mais baixos, criando uma concorrência desleal no mercado.

Apontando que a Autoridade Tributária efetuou esta quinta-feira buscas em cumprimento de 21 mandatos judiciais nas cidades de Aveiro, Grande Porto e Grande Lisboa, numa ação designada “Operação Gasosa”, a Procuradoria aponta que “um total de 15 empresas e cinco indivíduos são suspeitos de envolvimento”, tendo sido detidos três suspeitos para apresentação ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) para aplicação das respetivas medidas de coação.

Os três suspeitos são acusados dos crimes de fraude fiscal, associação criminosa e branqueamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Professores da D. Sancho I protestam em frente à escola

Publicado

em

“Estamos a fazer greve, mas não ficamos em casa”, é o lema dos professores da Escola D. Sancho I, que esta sexta-feira aderiram à greve convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), que contesta as propostas de alteração aos concursos e exige respostas a problemas antigos da classe docente.

Em Famalicão, os professores da Escola D. Sancho I, no centro da cidade, estão a manifestar-se esta manhã. “Pelos alunos”, “por um ensino de qualidade”, “em defesa da escola pública” são algumas das frases que se podem ler nos protestos dos professores da D. Sancho de Famalicão.

O S.T.O.P, que afirma que esta greve é “forma de luta inédita”, convocou a paralisação na sequência de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, onde milhares de professores apoiaram a realização deste protesto por tempo indeterminado. Os outros sindicatos de professores não aderiram à greve, mas convocaram uma manifestação para março de 2023, para além de vigílias um pouco por todo o país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

“Um grupo demasiado unido para ser quebrado por forças externas”, a reação de Cristiano Ronaldo

Publicado

em

Cristiano Ronaldo reagiu, esta quinta-feira, através da sua página do instagram, às críticas e suposições das quais tem sido alvo nos últimos dias.

No post feito pelo jogador pode ler-se o seguinte: “Um grupo demasiado unido para ser quebrado por forças externas. Uma nação demasiado corajosa para se deixar atemorizar perante qualquer adversário. Uma equipa no verdadeiro sentido da palavra, que vai lutar pelo sonho até ao fim! Acreditem connosco! Força, Portugal!”

Para além da publicação feita por Ronaldo, também a Federação Portuguesa de Futebol reagiu, através de comunicado, às notícias que davam conta que o jogador português tinha ameaçado abandonar a seleção, negando qualquer tipo de ameaça por parte de Ronaldo nesse sentido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Lisboa: Carlos Moedas faz balanço das inundações às 10 horas

Publicado

em

As inundações no distrito de Lisboa já provocaram a morte de uma mulher, lamentada por Marcelo Rebelo de Sousa, em visita a Alcântara. O Presidente da República destacou a necessidade de serem realizadas “obras estruturais” para o escoamento de águas.

Também presente em Alcântara, o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, salientou que foi aprovada esta quarta-feira em Assembleia Municipal de Lisboa a “obra dos túneis de drenagem”, que, segundo o autarca, estará pronta em 2025. Carlos Moedas vai fazer um balanço das inundações esta quinta-feira, às 10 horas.

Foto: ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Burla em nome da EDP ameaça clientes com corte da eletricidade em troco de 150 euros

Publicado

em

Está a ser levada a cabo uma burla em nome da EDP, através de mensagens SMS, na qual os criminosos tentam alarmar a população com um falso alerta da suspensão do fornecimento de eletricidade devido a um montante de euros em falta.

Para que este falso corte da energia seja revertido, os criminosos por trás deste esquema pedem o pagamento de 147,90 euros, fornecendo a respetiva entidade e referência para que os possíveis burlados possam enviar o dinheiro.

Tal como reportou um dos receptores da mensagem em causa à Fama TV, este já nem é cliente da EDP, algo que indicou de imediato uma possível fraude.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027

Publicado

em

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi hoje anunciado, numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Évora foi escolhida de um lote de quatro finalistas, do qual também faziam parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada. O anúncio foi feito pela presidente do júri internacional, Beatriz Garcia.

Évora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus, como foi revelado em outubro pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Homem de 22 anos detido na Maia por alegadamente ter abusado de jovem de 16 anos inconsciente após beber álcool

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na Maia, um homem de 22 anos por, alegadamente, ter abusado sexualmente de uma jovem de 16 anos quando esta estava inconsciente, após os dois terem consumido álcool, anunciou esta quarta-feira esta força policial.

O presumível abuso sexual terá ocorrido no passado mês de novembro, referiu a PJ, em comunicado.

“A vítima, uma jovem de 16 anos, terá consumido bebidas alcoólicas juntamente com o arguido, seu vizinho, vindo a perder consciência e acabando por ser abusada sexualmente por este”, adiantou.

O detido, suspeito do crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, tem antecedentes criminais por crimes violentos contra a propriedade e tráfico de droga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 minutos

Famalicão: Mário Passos planta oliveiras Santuário da Nossa Senhora do Carmo em preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, plantou, esta quinta-feira, duas oliveiras junto ao Santuário da Nossa Senhora...

Desportohá 16 minutos

Famalicão: Riba d’Ave HC e FAC perdem em casa no feriado

As equipas de hóquei em patins do Riba d’Ave HC e do Famalicense Atlético Clube (FAC) disputaram esta quinta-feira, 1...

Famalicãohá 17 minutos

Seja solidário este Natal e “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias de Nine e São Cosme

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca segunda-feira, dia 12...

Famalicãohá 36 minutos

Famalicão: professores da D. Sancho I dispostos a fazer greve por tempo indeterminado

Um grande número de professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I aderiu esta sexta-feira á greve convocada pelo Sindicato de...

Famalicãohá 56 minutos

Famalicão: Crianças da EB de Castelões visitaram Mário Passos para pedir requalificação da sua escola

Os alunos do 4.º ano da EB de Castelões visitaram a Câmara Municipal deVila Nova de Famalicão, esta segunda-feira, e...

Paíshá 1 hora

Preço do gasóleo desce 8 cêntimos e gasolina mais barata 6 cêntimos já esta segunda-feira

Fontes ligadas ao setor dos combustíveis estão a prever uma redução acentuada no preço dos combustíveis mais usados, depois de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Já pode visitar a Cabana Solidária do Pai Natal este domingo

Abre as suas portas este domingo a Cabana Solidária do Pai Natal, em Famalicão, que visa recolher bens alimentares e...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Cônsul da Ucrânia agradece com emoção a oferta dos dois geradores pela Mundos de Vida

A Cônsul da Ucrânia visitou esta sexta-feira, por volta das 9 da manhã o Colégio Mundos de Vida, em Famalicão,...

Paíshá 2 horas

Mesmo à chuva milhares veneraram Imaculada Conceição em Fátima (FOTOS)

Milhares de pessoas participaram na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, apesar da chuva copiosa que se abateu por diversas...

Paíshá 3 horas

Imagens impressionantes: PSP resgata casal de idosos e homem em cadeira de rodas das cheias

Uma imagem captada, esta quinta-feira, durante as cheias que afetam a zona de Algés, mostra a impressionante determinação das forças...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES