Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Professores pedem o regresso das máscaras em todos os espaços das escolas

Publicado

em

O regresso do uso de máscara em todos os espaços da escola e considerar os professores como grupo prioritário no processo de vacinação são medidas que a Fenprof pede que o Governo aprove no conselho de Ministros de quinta-feira.

Na véspera da reunião do governo em que serão decididas novas ações para conter a disseminação da covid-19, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) apela para que as medidas “não esqueçam as escolas nem os seus profissionais”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



No âmbito do plano de reforço da terceira dose da vacina contra a covid-19, a Fenprof pede ao Governo que volte a considerar os docentes “como grupo prioritário no processo de vacinação”.

Os professores e trabalhadores não docentes começaram a ser vacinados no final de março, tendo sido considerados como um dos grupos prioritários no processo de vacinação. O plano começou com os trabalhadores do pré-escolar e 1.º ciclo seguindo-se os restantes níveis de ensino até ao secundário.

Após vários estudos recomendarem uma dose de reforço da vacina, para compensar a perda de imunidade que se verifica ao longo do tempo, as autoridades de saúde nacionais avançaram com um novo plano de toma de uma terceira dose.

Atualmente, entre os grupos prioritários encontram-se as pessoas acima dos 65 anos, os profissionais de saúde, os trabalhadores e utentes de lares de idosos ou espaços semelhantes e bombeiros que tripulam ambulâncias.

Para a Fenprof, entre os grupos prioritários deveriam estar também os professores, porque lidam diariamente com centenas de crianças e jovens, que são os que apresentam atualmente níveis de transmissibilidade do vírus mais elevados.

Em comunicado, a Fenprof aponta ainda como medida que quer ver aprovada no Conselho de Ministros o “reforço das condições de segurança sanitária nas escolas, designadamente a utilização de máscara em todos os espaços, a medição da temperatura corporal e a garantia de distanciamento físico nas salas de aula”.

Em 1 de outubro, o uso de máscaras nos espaços escolares ao ar livre, como os recreios, deixou de ser obrigatório, mantendo-se, no entanto, a sua obrigatoriedade dentro das salas de aulas.

A terceira medida é a realização de testes a todos os profissionais que exercem atividade com turmas nas quais se identifiquem casos de covid-19, bem como testagem periódica da comunidade escolar.

Segundo a Fenprof, há professores com várias turmas que não estão a ser testados, “com a justificação de estarem vacinados”.

“Como sabemos, a vacina não evita o contágio e como os docentes lidam com muitas pessoas (alunos de várias turmas, colegas, trabalhadores não docentes das escolas, pais e encarregados de educação e, ainda, com os seus próprios familiares e amigos) é necessário que sejam considerados no âmbito das medidas a aprovar”, sublinha a federação.

Na reunião de Conselho de Ministros de quinta-feira, a Fenprof espera que haja também o anúncio de medidas destinadas “às escolas e aos seus profissionais, tanto mais que os grupos etários em que os níveis de transmissibilidade se apresentam mais elevados são, precisamente, os das crianças e jovens em idade escolar”.

A federação representativa dos docentes recorda ainda que “praticamente em todo o país, há turmas em isolamento, com milhares de alunos a voltarem ao indesejável regime de ensino a distância, como medida de recurso”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 10 horas

Autoridade Marítima Nacional realizou mais de 240 salvamentos este fim de semana

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) fez um total de 249 salvamentos nas praias sob sua jurisdição entre sexta-feira e domingo,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Céus limpos e “máximas” de 26.º graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de de sol e céus limpos, assim indicam as previsões do Instituto Portugûes...

Desportohá 13 horas

Tribunal confirma castigo por assédio ao ex-treinador da equipa feminina do FC Famalicão

O Tribunal Central Administrativo (TCA) Sul confirmou o castigo por assédio sexual imposto ao treinador de futebol Miguel Afonso, após...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Futebolista dos sub-19 do GD Joane distinguido com “cartão-branco” após momento de desportivismo exemplar

João Peixoto, futebolista do escalão sub-19 do Grupo Desportivo de Joane foi protagonista, este domingo, de um momento de desportivismo...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Freguesia de Vermoim realiza tradicional “Jogo da Vaca” este sábado

A Comissão de Festas em Honra de São da Poça, da freguesia de Vermoim, realiza este sábado jogo “Onde C@g@...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão x Sporting: Adeptos leoninos vão ser guiados em “caixa de segurança” até ao Estádio Municipal

Depois dos momentos de violência entre adeptos do FC Famalicão e Sporting, registados no dia 03 de fevereiro, na sequência...

Desportohá 15 horas

“A evolução é notória”: Novo Famalicão pronto para contrariar Sporting em momento de liderança

 A equipa do Famalicão vai apresentar-se “moralizada” frente ao Sporting, na terça-feira, no jogo em atraso da 20.ª jornada da...

Regiãohá 16 horas

Homem com problemas mentais desaparecido desde a última quinta-feira em Santo Tirso

Encontra-se desaparecido desde a última quinta-feira António Martins da Silva de 55 anos, residente em Santa Cristina do Couto, em...

Santo Tirsohá 16 horas

Santo Tirso: Trabalhos de requalificação do recinto da feira devem demorar um ano

As obras de requalificação do recinto da feira de Santo Tirso arrancam este mês de abril e devem demorar um...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Simão Aires da PatinAve sagra-se vice-campeão no Campeonato Distrital de Solo Dance

Os atletas da Academia de Patinagem do Ave estiveram este fim de semana em competição no Campeonato Distrital de Solo...

Arquivo

Mais Vistos