Siga-nos nas redes

País

Festas universitárias de Coimbra responsáveis por “explosão” de covid-19 em 42 concelhos

Publicado

em

O INSA detetou uma “subida abrupta” de uma das sublinhagens da variante Delta após a Latada de Coimbra, que se espalhou a 42 concelhos. O evento foi um “grande disseminador das infeções”.

O Instituto Ricardo Jorge associa a “subida abrupta” de uma das sublinhagens da variante Delta, que se manifestou em 42 concelhos, à Latada, a festa de arranque do ano letivo na Academia de Coimbra.

“Quando pedimos os dados às autoridades de saúde (…) verificámos que, não só as faixas etárias destas pessoas rondavam entre os 18 e os vinte e poucos anos, como eram estudantes universitários em Coimbra”, disse à Lusa João Paulo Gomes, investigador do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

O especialista disse ainda que, de uma semana para a outra, esta sublinhagem da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2, “que estava muito pouco representada no país, passou a estar presente em 42 concelhos”.

“Além disso, em termos genéticos, vimos que os vírus eram praticamente todos iguais (…) significa que uma pessoa infetada num mesmo evento passou a infeção a muitas outras pessoas, que depois saíram desse evento e espalharam a infeção”, precisou.

João Paulo Gomes disse ainda que, tendo em conta que as datas de colheita foram no início de novembro (…), os investigadores associaram, “sem grandes margens para dúvida”, à Latada, em Coimbra, que aconteceu na última semana de outubro.

A Festa das Latas, ou Latada, decorreu no final de outubro, envolveu diversos eventos e manifestações culturais para dar as boas-vindas aos caloiros que acabam de ingressar na Universidade.

“Não há grandes dúvidas de que, de facto, [foram] estudantes académicos em Coimbra, infetados todos mais ou menos na mesma altura, com a mesma sequência genética do vírus e que, de repente, passaram a espalhar [a infeção] por 42 concelhos à volta daquela região”, sublinhou.

O especialista explicou ainda que este caso não é único, pois já em relatórios anteriores o INSA tinha detetado um outro evento com disseminação em massa, desta vez na região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Estes eventos [onde ocorre disseminação descontrolada] que envolvem grandes massas populacionais e onde, todos sabemos, não vale a pena atirar areia para os olhos, não há utilização de máscara, nem distanciamento social (…), são os grandes disseminadores das infeções no nosso país”, concluiu.

Segundo o último relatório do INSA relativo à diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, a frequência relativa desta sublinhagem, que tem uma mutação num local reconhecido como potencialmente crítico para a ligação do vírus às células humanas, subiu de 1,4% para 7,6%.

O documento, divulgado esta semana, refere que foram detetados 58 casos até à data, abrangendo cinco regiões (com maior incidência no Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo), 13 distritos e 42 concelhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Publicado

em

Foto: INEM/DR

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do acidente resultou ainda num ferido grave, da mesma idade, avançou fonte do Comando Sub-regional do Ave.

O atropelamento ocorreu na variante nascente, no sentido Famalicão-Porto, em Gavião.

Após terem sofrido um despiste, do qual terão saído ilesos, os dois jovens estavam na berma da estrada a aguardar que o veículo fosse rebocado. Acabaram por ser atropelados por um outro automóvel “que se colocou em fuga e que ainda estará em fuga”, disse a mesma fonte.

O ferido grave foi transportado para o hospital de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Publicado

em

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar os seus medicamente, vão, a partir do próximo semestre, poder levantar o receituário numa farmácia.

A medida já foi testada em alguns pontos do país, mas será alargada a todo o país.

O acesso facilitado às terapêuticas abrange doentes oncológicos, pessoas infetadas com VIH, doentes da área da reumatologia e com doenças autoimunes. 

Segundo avança o Jornal de Notícias, as mudanças vão ocorrer no segundo semestre do ano. Do lado das farmácias, haverá formação qualificada para os profissionais tendo em conta a evolução nas terapêuticas.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos aplaude a decisão do Governo, que estima possa chegar a 200 mil doentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Santuário de Fátima celebra a descida do Espírito Santo aos Apóstolos este domingo

Publicado

em

O Santuário de Fátima celebra, este domingo, a descida do Espírito Santo aos Apóstolos de Jesus Cristo, a sua Mãe, Maria, e aos demais seguidores.

Sobre esta celebração, José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima, disse, “Domingo contemplaremos o Dom do Espírito Santo, Dom dado à Igreja, Dom dado pessoal e personalizadamente a cada um dos que acreditam em Jesus Cristo”.

Apontando ainda que “é no Espírito que somos, é pelo Espírito que somos. É ele que realiza em nós a Fé, a esperança e a caridade”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 5 minutos

Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu Milha Cidade Famalicão

A Escola Atletismo Rosa Oliveira participou este sábado, dia 27 de maio, na 23ª Milha Urbana Cidade Vila Nova de...

Famalicãohá 43 minutos

Famalicão: Rancho de S. Miguel o Anjo traz folclore ao centro da cidade este domingo

O Rancho Folclórico de S. Miguel-o-Anjo, de Calendário, realiza este domingo, 28 de maio, o seu 48º Festival de Folclore,...

Famalicãohá 50 minutos

Cruz Vermelha de Ribeirão celebra hoje 25 anos

O dia de aniversário propriamente dito foi ontem, mas este domingo a Cruz Vermelha de Ribeirão assinala o seu 25°...

Desportohá 1 hora

FC Famalicão: Equipa feminina e sub-19 recebidos esta segunda-feira na Câmara

O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, recebe, esta segunda-feira, a equipa feminina e os sub-19 do Futebol Clube...

Desportohá 2 horas

Histórico. FC Famalicão conquista Taça de Portugal feminina de futebol pela primeira vez

O Famalicão conquistou este sábado a primeira Taça de Portugal feminina em futebol da sua história, ao vencer o SC...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do...

Paíshá 18 horas

Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar...

Desportohá 18 horas

Sub19 do FC Famalicão festejam título de campeão: “trabalhamos muito para isto”

Este sábado, o Futebol Clube de Famalicão fez história. A equipa de Sub19 sagrou-se campeã nacional de juniores, com uma...

Desportohá 19 horas

Famalicense Mafalda Guedes sagra-se campeã nacional universitária de ténis

A famalicense Mafalda Guedes sagrou-se campeã nacional universitária de ténis, prova que se realizou entre 24 e 25 de maio...

Desportohá 21 horas

Histórico: Sub19 do FC Famalicão são campeões nacionais

Este sábado o Futebol Clube de Famalicão fez história. E quipá de Sub19 sagrou-se campeã nacional, com goleada de 5-1...

Arquivo

Mais Vistos