Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Residentes em lares são prioritários para vacina independentemente da idade

Publicado

em

Os grupos prioritários propostos pela Direção-Geral da Saúde para a vacina contra a covid-19 são os residentes em lares, de qualquer idade, os funcionários destas instituições, os profissionais de saúde, das forças de segurança e os idosos com comorbilidades severas.

Segundo explicou o coordenador da ‘task force’ criada pelo Governo para definir todo o plano de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, a proposta apresentada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) “não tem qualquer limite de idade para as pessoas internadas em lares”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“A existir, será pelas características das próprias vacinas e não por uma escolha de quem tem responsabilidade de decidir quem deve ser vacinado, nomeadamente quem será vacinado numa primeira fase”, que abrangerá cerca de um milhão de pessoas, explicou.

Francisco Ramos disse também que os últimos detalhes ainda estão a ser trabalhados e que, provavelmente, na próxima semana a definição dos grupos prioritários ficará fechada.

“Estamos a últimar detalhes e pormenores no sentido de que tudo esteja pronto ainda este ano e a definição dos grupos prioritários provavelmente já na próxima semana, para quando a vacina chegar poder começar a ser utilizada”, acrescentou.

Francisco Ramos explicou ainda que, segundo a proposta apresentada pela DGS, “quem não apresentar comorbilidades severas não estará nestes grupos de primeira prioridade”.

O grupo de trabalho criado pelo Governo tem ainda de definir outras questões, designadamente os locais de vacinação e toda a logística de armazenamento e distribuição da vacina.

Sobre as outras matérias, o responsável escusou-se a adiantar mais informação, afirmando apenas: “Há já outras questões [a considerar] e brevemente teremos oportunidade transmitir a toda a população”.

A ‘task-force’ criada pelo Governo para coordenar todo o plano de vacinação contra a covid-19, desde a estratégia de vacinação à operação logística de armazenamento, distribuição e administração das vacinas, tem um mês para definir todo o processo.

Segundo o despacho publicado na quinta-feira em Diário da República, assinado pelos ministros da Defesa Nacional, Administração Interna e Saúde, este grupo de trabalho tem um mandato de seis meses, renovável em função do progresso da operacionalização da vacinação contra a covid-19.

A ‘task-force’ tem um núcleo de coordenação, liderado pelo ex-secretário de Estado Francisco Ramos e que inclui elementos da Direção-Geral da Saúde, Infarmed e dos ministérios da Defesa Nacional e da Administração Interna e conta com o apoio técnicos de diversas estruturas.

O Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P. (INÇA), os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) são as entidades de apoio técnico.

Na semana passada, o primeiro-ministro revelou que Portugal estava preparado para comprar cerca de 16 milhões de doses de três vacinas contra a covid-19 e adiantou que Bruxelas prepara um combate às campanhas de desinformação em relação à vacinação.

Numa conferência de imprensa no final da cimeira de chefes de Estado e de Governo sobre o combate à covid-19, que decorreu por videoconferência, António Costa disse que as vacinas serão distribuídas simultaneamente em todos os Estados-membros e nas mesmas condições.

No caso de Portugal segundo António Costa, “relativamente a três das vacinas, já estão definidas as doses a comprar: numa 6,9 milhões, em outra 4,6 milhões e, na terceira, 4,5 milhões”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR EMISSÃO RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 10 minutos

Famalicão: FAC disputa 6.ª jornada frente ao GDB Leça em Matosinhos este domingo

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube disputa, este domingo, o jogo referente à 6.ª Jornada do Campeonato da...

Famalicãohá 38 minutos

Famalicão: Grupos de escuteiros e catequese realizam “Mercadinho de Natal” em Gavião este fim de semana

O Agrupamento de Escuteiros 357 e o Grupo de Catequese de Gavião trazem o espírito da época festiva à freguesia,...

Desportohá 57 minutos

Famalicão: Riba d’Ave HC desloca-se a Azeitão para disputar os 32avos de final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins

O Riba d’Ave HC disputa, este sábado, os 32avos de final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins com...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Casa das Artes apresenta ciclo dedicado à realizadora japonesa Kinuyo Tanaka

“Cartas de Amor” é o filme escolhido pelo Cineclube de Joane para a sessão de cinema desta quinta-feira, 30 de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Recolha de lixo irá funcionar nos horários habituais no feriado desta sexta-feira

O Município de Famalicão informa que neste feriado de dia 01 de dezembro, dia da Restauração da Independência, a recolha...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Vale S. Martinho celebra quadra festiva com o Mercadinho de Natal este domingo

A freguesia de Vale S. Martinho em Famalicão realiza, este domingo, o seu Mercadinho de Natal, um evento que visa...

Regiãohá 2 horas

Trofa garante mais mobilidade para os cidadãos com integração na rede UNIR a partir desta sexta-feira

A AMP, área metropolitana do Porto, está a assistir à integração da Trofa na rede UNIR, esta sexta-feira, uma iniciativa...

Paíshá 2 horas

Banco Alimentar Contra a Fome realiza campanha de recolha de alimentos entre esta sexta-feira e domingo

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza de 01 a 03 de dezembro uma nova campanha de recolha de alimentos...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: trabalhadoras da Santa Casa saíram à rua para reivindicar direitos laborais

Um grupo de trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão saiu esta quarta-feira, 29 de novembro, à rua para...

Regiãohá 15 horas

Estudantes do IPCA adaptam brinquedos eletrónicos para crianças com paralisia cerebral

Estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, estão a adaptar brinquedos eletrónicos para que possam ser...

Arquivo

Mais Vistos