País
Covid-19: Portugal tem hoje 529 doentes internados em unidades de cuidados intensivos

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal tem hoje 529 doentes com covid-19, internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), um novo máximo desde o início da pandemia.
Os doentes com covid-19 internados hoje, em UCI, são mais três do que os contabilizados na sexta-feira, e superam o anterior máximo de 526 doentes, registado na também na sexta-feira.
O boletim de hoje regista a ocorrência de mais 87 óbitos associados à covid-19 e mais 4.868 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2.
Portugal contabiliza pelo menos 4.363 mortos num total de 290.706 casos confirmados de infeção, indica ainda o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Famalicão
Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do acidente resultou ainda num ferido grave, da mesma idade, avançou fonte do Comando Sub-regional do Ave.
O atropelamento ocorreu na variante nascente, no sentido Famalicão-Porto, em Gavião.
Após terem sofrido um despiste, do qual terão saído ilesos, os dois jovens estavam na berma da estrada a aguardar que o veículo fosse rebocado. Acabaram por ser atropelados por um outro automóvel “que se colocou em fuga e que ainda estará em fuga”, disse a mesma fonte.
O ferido grave foi transportado para o hospital de Braga.
País
Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar os seus medicamente, vão, a partir do próximo semestre, poder levantar o receituário numa farmácia.
A medida já foi testada em alguns pontos do país, mas será alargada a todo o país.
O acesso facilitado às terapêuticas abrange doentes oncológicos, pessoas infetadas com VIH, doentes da área da reumatologia e com doenças autoimunes.
Segundo avança o Jornal de Notícias, as mudanças vão ocorrer no segundo semestre do ano. Do lado das farmácias, haverá formação qualificada para os profissionais tendo em conta a evolução nas terapêuticas.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos aplaude a decisão do Governo, que estima possa chegar a 200 mil doentes.
País
Santuário de Fátima celebra a descida do Espírito Santo aos Apóstolos este domingo

O Santuário de Fátima celebra, este domingo, a descida do Espírito Santo aos Apóstolos de Jesus Cristo, a sua Mãe, Maria, e aos demais seguidores.
Sobre esta celebração, José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima, disse, “Domingo contemplaremos o Dom do Espírito Santo, Dom dado à Igreja, Dom dado pessoal e personalizadamente a cada um dos que acreditam em Jesus Cristo”.
Apontando ainda que “é no Espírito que somos, é pelo Espírito que somos. É ele que realiza em nós a Fé, a esperança e a caridade”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa das Artes apresenta filme “À Flor da Pele” com a presença da realizadora Catarina Mourão
-
Desportohá 7 dias
Famalicão: Vermoim recebeu Campeonato Nacional Light-Contact – Open este sábado
-
Barceloshá 6 dias
Familiares procuram José Ramôa de 54 anos visto pela última vez em Barcelos
-
Mundohá 4 dias
Faleceu diva da pop Tina Turner