Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Pico do número de mortes previsto para o final do ano em Portugal

Publicado

em

Segundo as estimativas apresentadas hoje na reunião do Infarmed, a ocupação máxima de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos deverá ocorrer esta semana e, no final do ano, vai registar-se o pico de mortes por covid-19.

Estas são algumas das projeções a curto prazo apresentadas hoje pelo professor e epidemiologista Manuel do Carmo Gomes, da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O especialista lembrou que o número de pessoas internadas nos hospitais tem vindo a baixar e, segundo estudos feitos pela sua equipa, o máximo de ocupação em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) deverá ocorrer “por volta da primeira semana de dezembro”.

Segundo Carmo Gomes, entre os dias 2 a 6 de dezembro as UCI deverão ter em média 530 pacientes.

O especialista apresentou uma “fotografia” do que se passava nos hospitais a 1 de dezembro: nas enfermarias, a grande maioria (41%) eram pessoas com 80 anos ou mais.

Já nos cuidados intensivos, os mais velhos não tinham tanta presença. “A UCI é dominada pelos doentes de 60 a 80 anos de idade”, resumiu.

O grupo etário dos 70 aos 79 anos é quem fica mais tempo internado em hospital, em especial quando requer assistência nos cuidados intensivos. A estes seguem-se os doentes na faixa etária dos 60 aos 69 anos.

Para Carmo Gomes, ter em atenção quem é que de facto está nas UCI e nos enfermarias é “um dos muitos pontos que influenciam as decisões sobre a prioridades de vacinação”.

Já no que toca às projeções para o número de vítimas mortais por covid-19, o especialista reconheceu que estes dados “têm tido algumas oscilações, o que os torna um bocadinho imprevisíveis”.

No entanto, está previsto que o pico de mortes seja atingido no final do mês. Nessa altura, segundo contas do epidemiologista, irão registar-se, em média, cerca de “76 óbitos diários”.

Resultado: Até ao final do ano, o país deverá registar entre seis mil a 6.500 vítimas mortais de covid-19 desde o início da pandemia.

Portugal já ultrapassou no entanto o pico dos contágios da segunda vaga: “Ultrapassámos o pico dos contágios e pensamos que estamos próximo do pico dos internados em hospital”, anunciou o especialista.

O pico de novos casos tendo em conta o início dos sintomas ou de notificações terá ocorrido entre os dias 18 a 21 de novembro, com uma média diária a rondar os 5.600 novos casos. Já os contágios terão ocorrido cerca de cinco dias antes, ou seja, entre 12 a 15 de novembro.

Para estas “boas notícias” contaram as medidas implementadas pelo Governo, referiu.

No final das exposições, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, questionou os especialistas sobre quais as medidas que entendem que deveriam ser implementadas no Natal e fim do ano.

Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), lembrou que um dos fatores que mais promove a transmissão é a presença de indivíduos infecciosos na população, e por isso defendeu que se deviam reduzir os contactos 14 dias antes e após o natal.

“Quando se iniciar o processo de reencontro das famílias, quanto menos forem os indivíduos infecciosos na população menor será a probabilidade de haver um indivíduo infeccioso num grupo familiar”, recordou.

No período imediatamente antes destes momentos de reencontro, Baltazar Nunes sugeriu que se copiasse a ideia do Reino Unido de criar “bolhas de Natal”: “As famílias que se vão reencontrar devem tentar reduzir ao máximo o número de contactos que tem com outros grupos nos 14 dias antes do Natal para reduzir ainda mais a prevalência de infecciosos”, explicou

Para o especialista, “impor medidas de restrição de mobilidade entre concelhos durante esse período de tempo poderá ter problemas a nível da sua adoção, ou seja, se a população está ou não está disponível para adotar essas medidas”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.495.205 mortos resultantes de mais de 64,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.724 pessoas dos 307.618 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 33 minutos

Cabaz de alimentos custa mais 40 euros do que há dois anos e há produtos que subiram até 134%

Este ano a Páscoa dos portugueses estará um pouco mais cara do que no ano passado, mas representará um ‘peso’...

Sociedadehá 40 minutos

Há um bolo português entre os 10 melhores do mundo

Portugal volta a estar em destaque na plataforma TasteAtlas. Numa última atualização referente aos melhores bolos de todo o mundo,...

Paíshá 1 hora

Um morto e 79 feridos no primeiro dia da Operação Páscoa da GNR

O acidente que provocou a morte da jovem ocorreu às 21h56, na autoestrada 16, ao quilómetro 1,100 no sentido Cascais-Sintra,...

Barceloshá 2 horas

De 29 de março a 01 de Abril Feira da Isabelinha em Viatodos

Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Viatodos à Feira da Isabelinha. Uma Romaria que arrasta multidões....

Famalicãohá 14 horas

DIRETO | Semana Santa – Recriação da Última Ceia

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Previsões de chuva para esta Sexta-Feira Santa

O concelho de Famalicão espera, nesta Sexta-Feira Santa, mais um dia de chuva, que se deverá manter ao longo de...

Famalicãohá 16 horas

Conheça a lista completa dos 17 novos ministros do XXIV Governo Constitucional

 O Presidente da República aceitou hoje a lista de 17 ministros proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Trabalhadores da Continental Mabor exigem melhores condições de trabalho e de salário

Um grupo de Trabalhadores da Continental Mabor concentrou-se, na tarde desta quinta-feira, 28 de março, em frente à empresa, em...

Famalicãohá 18 horas

Famalicense Nuno Melo é o novo Ministro da Defesa

A tarde desta quinta-feira assinala o momento da apresentação dos novos membros do Governo português, liderado pelo recentemente eleito Luís...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Bruno Macedo falecido após trágico acidente com camião será sepultado esta sexta-feira

Bruno Ricardo Martins Macedo de 32 anos, falecido esta quarta-feira na sequência de um trágico acidente de trabalho, envolvendo um...

Arquivo

Mais Vistos