País
Ordem dos Médicos acusa ministra da Saúde: “Demitiu-se de liderar a saúde em Portugal”

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou hoje, em Coimbra, que a ministra da Saúde demitiu-se de liderar, acusando-a de falta de transparência e de bom senso.
“A ministra demitiu-se de liderar a saúde em Portugal”, acusou Miguel Guimarães, que falava durante a cerimónia do Juramento de Hipócrates que foi feita ‘online’ e que juntou entre 300 e 400 médicos formados na Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior.
Na cerimónia organizada pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), o bastonário afirmou que a ministra da Saúde “não sabe estar nem sabe liderar”, considerando que a líder da tutela tem-se escondido “entre a ausência da verdade e a insistência em desvalorizar e humilhar os médicos, ignorando que sem estas pessoas nada lhe restaria para governar”.
“As atitudes recentes do Ministério da Saúde, desde o prémio em forma de incentivo que não serve basicamente os objetivos pelos quais a Assembleia da República lutou, até à promoção de dezenas de administradores com efeitos retroativos sem que igual medida seja aplicada também nas carreiras médicas mostram o despudor, a falta de transparência e de bom senso da ministra da Saúde”, criticou o bastonário.
Na cerimónia, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, frisou que os médicos “não precisam apenas de prémios, de bónus, de aumentos salariais ou de mais dias de férias por aquilo que fizeram durante este ano pandémico”.
“Não fizeram mais do que aquela que era a sua missão e o seu dever ético e deontológico. Mas precisam, sim, de condições adequadas para tratar os seus doentes. Precisam, sim, de ter os meios em cada hospital, em cada centro de saúde, em cada serviço de urgência, em cada internamento”, defendeu, alertando que há “uma falta grave de recursos humanos”.
Para Carlos Cortes, as restrições financeiras “impostas pelo Ministério da Saúde impediram sempre de fazer as contratações mais prementes”.
Durante o seu discurso, o responsável da SRCOM chamou ainda a atenção para a desigualdade no combate à covid-19 no mundo.
“Entristece-me assistir a uma corrida imoral e desenfreada às doses das novas vacinas contra a covid-19 em que os países mais poderosos e com maior poder económico tentam arrebatar todas as vacinas disponíveis esquecendo as populações mais pobres e mais vulneráveis do nosso planeta”, notou, lançando um apelo aos responsáveis políticos para defenderem no plano internacional “uma distribuição equitativa das vacinas”.
Na cerimónia, participou também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que salientou que espera que todos os responsáveis políticos, onde se inclui, “façam o que é necessário para que [os jovens médicos] fiquem em Portugal”.
Na sua mensagem de vídeo, transmitida na cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a profissão de médico não é “uma profissão como as outras”.
“Não tem horas, dias, semanas. É à hora que for, no dia que for, na semana que for”, notou, desejando a todos os jovens médicos “uma vida cheia de sucesso”.

País
Mulher de 75 anos ferida gravemente após despiste com o marido de 81 em Arcos de Valdevez

Uma mulher de 75 anos ficou hoje ferida com gravidade na sequência do despiste da viatura em que seguia, no lugar de Ínsua, freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, disse fonte dos bombeiros locais.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez adiantou que a mulher foi transportada ao Hospital de Braga.
Um homem de 81 anos, condutor da viatura, sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado ao hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
O despiste ocorreu às 08:53. Ao local compareceram nove operacionais e três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, um carro-patrulha com três militares da GNR e a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Arcos de Valdevez.
País
Mais 14 casos de varíola do macaco detetados esta segunda-feira em Portugal. 37 infetados no total

Mais 14 casos da varíloa do macaco foram detetados em Portugal, esta segunda-feira, informou a Direção-Geral da Saúde, aumentando assim o número total de infetados em Portugal para 37.
As regiões afetadas são o Norte, Lisboa, Vale do Tejo e Algarve.
As amostras já analisadas indicam tratar-se da variante África Ocidental, a menos agressiva.
País
Governo prevê ganhar 129 milhões em multas de trânsito. Mais 47 milhões do que em 2021

O Governo português espera arrecadar em multas de trânsito cerca de 129 milhões de euros, assim o diz o valor inscrito no Orçamento do Estado de 2022.
Este valor apresenta um aumento de 47 milhões de euros face ao valor total de 2021 e está ainda em discussão na Assembleia da República.
O excesso de velocidade é a infração mais detetada ao Código da Estrada.
Desporto
ASAE: Nove detidos por venda irregular de bilhetes para a Taça de Portugal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, deteve nove pessoas em flagrante pelo crime de especulação e venda irregular de bilhetes para a final da Taça de Portugal de futebol.
O comunicado final sobre a operação realizada pela ASAE, divulgado hoje à tarde, faz o balanço das situações detetadas e refere nove casos de anúncio de “venda de bilhetes acima do seu valor facial, pretendendo obter vantagem patrimonial indevida”.
“Foram ainda apreendidos 30 bilhetes com valores faciais que oscilam entre 15 e 20 euros, encontrando-se os bilhetes à venda acima do seu valor oficial, chegando a ser pedidos cerca de 100 euros por bilhete, com margens de lucro a atingir os 500% de lucro por bilhete”, lê-se no texto.
Este tipo de crime de especulação é “punível com pena de prisão de seis meses a três anos e multa não inferior a 100 dias”, recorda a ASAE.
O jogo da final da Taça foi hoje disputado entre FC Porto e Tondela, no Estádio Nacional, em Oeiras, Lisboa, com os ‘dragões’ a vencerem por 3-1.
Desporto
Português Rafael Leão eleito o melhor jogador do campeonato italiano

O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o AC Milan, a sua equipa, se sagrou campeã italiana 11 anos depois.
Em comunicado, a Liga informou da atribuição do troféu de melhor jogador, após o jogo da última jornada com o Sassuolo, ao avançado português, que fechou a época com 11 golos e 10 assistências.
Rafael Leão, de 22 anos, conquistou o seu primeiro título no futebol sénior na terceira temporada no emblema italiano, e terminou a época como melhor marcador dos milaneses, a par do francês Oliver Giroud.
Da parte da Liga, o dirigente Luigi De Siervo enalteceu as características de Leão, “um símbolo do AC Milan campeão” e um futebolista “imprevisível, na força atlética e velocidade, que o tornam um jogador de topo”.
A Liga nomeou ainda Maignan (AC Milan) como melhor guarda-redes da época 2021/22, Stefano Pioli (AC Milan) o treinador e Brozovic (Inter) o melhor médio.
País
Hospital de Braga reconhece “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia

O Hospital de Braga reconheceu “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia devido à saída de cinco obstetras, depois de o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) ter denunciado escalas com número de clínicos “abaixo dos mínimos” estabelecidos.
O hospital adiantou que “está a tentar” contratar clínicos prestadores de serviços como “solução temporária de recurso”.
A administração do hospital reconheceu que “tem vindo a constatar sérios constrangimentos em completar a escala de trabalho do Serviço de Urgência de Obstetrícia”, explicando que é uma “situação motivada pela saída, por aposentação ou rescisão, de cinco médicos obstetras”.
“Como soluções temporárias de recurso, o Conselho de Administração está a tentar garantir a contratação de médicos prestadores de serviço, tendo igualmente reorganizado as escalas de trabalho e alterado a dotação, de modo a assegurar a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”, adianta a administração.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou na sua página na internet que o conselho de administração do Hospital de Braga “impôs escalas de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia abaixo dos mínimos estabelecidos pelo Colégio da Especialidade para um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado”.
Segundo o SIM, o Hospital de Braga realiza mais de 2.500 partos anuais, pelo que deve ter cinco especialistas em presença física, podendo o quarto especialista ser substituído por um médico interno da especialidade do 5º ao 6º ano e o quinto especialista por um médico interno do 2º ao 6º ano.
De acordo com o sindicato, o conselho de administração do hospital determinou a alteração da dotação para quatro elementos “com efeitos imediatos”, ou seja, “para uma equipa que devia ter cinco médicos especialistas, o conselho de administração do Hospital de Braga impôs [sexta-feira] uma equipa de apenas três médicos especialistas”.
O sindicato deu ainda conta de que apelou aos seus associados para que “deem entrada de minutas de exclusão de responsabilidade face à carência de recursos humanos das equipas de urgência”.
Desporto
Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.
A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.
Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta na presente Taça do Mundo, depos da conquistada no sabado na prova de K1 1.000, numa competição em que Portugal conta ainda com uma medala de bronze, conquistada por Teresa Portela na Final A dos K1 500 metros, igualmente no sábado.
Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.
País
Pai morre e filho fica ferido após colisão entre mota e camião do lixo

Um homem morreu e o seu filho ficou ferido na sequência de uma colisão da mota em seguiam contra um camião do lixo, na Estrada Nacional 2, em Loulé, avança a CM.
21 operaionais foram destacados para o local.
A GNR e um equipa de psicólogos também foi destacada.
O alerta foi registado às 16:52.
País
Papa Francisco pede paz em vez de raiva aos líderes mundiais

O papa Francisco pediu hoje paz para os líderes das nações, defendendo que se deve sobrepor à raiva e à intolerância.
“Quanto mais agitado sentirmos o coração, quanto mais sentirmos nervosismo, intolerância e raiva, mais devemos pedir paz ao Senhor”, declarou o líder da Igreja Católica antes da oração Regina Coeli, que substitui o Angelus durante o período pascal.
Francisco declarou que “nenhum pecado, nenhum fracasso e nenhum rancor deve desanimar na hora de pedir o dom do Espírito Santo”.
O papa já condenou em diversas ocasiões a violência e pediu paz para países como a Ucrânia, onde se disponibilizou para ir a pedido do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, embora tenha admitido depois numa entrevista ao jornal argentino La Nación que não iria.
“De que serviria, se no dia seguinte a guerra continuaria?”, declarou ao jornal.
Francisco já disse ao jornal italiano Corriere della Sera que pediu uma reunião em Moscovo com o Presidente russo, Vladimir Putin, que ordenou a invasão da Ucrânia, mas que ainda não recebeu resposta.
Falando perante novos embaixadores junto da Santa Sé em março passado, apontou que, além da Ucrânia, há conflitos “que recebem pouca ou nenhuma atenção, especialmente dos meios de comunicação”, mas que não podem ser ignorados.
País
Idoso de 84 desaparecido há cinco dias encontrado com vida pela GNR

O homem de 84 anos que estava desaparecido desde quarta-feira à noite em Cadafaz, no concelho de Gavião, distrito de Portalegre, foi encontrado, este domingo, com vida e transportado para o hospital de Abrantes, revelou fonte da GNR.
A fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR indicou que o homem foi encontrado, por um familiar, numa zona de eucaliptal situada perto da povoação de Cadafaz, por volta das 11.40 horas. Segundo a mesma fonte, o homem estava “debilitado”, pelo que foi transportado para as urgências do hospital de Abrantes.
O homem, que “sofre de demência”, estava desaparecido da sua residência, em Cadafaz, de onde tinha saído cerca das 20 horas de quarta-feira, tendo a mulher dado o alerta para o desaparecimento à GNR, cerca das 22.45 horas.
As buscas envolveram militares da GNR e bombeiros da corporação de Gavião, além de familiares e amigos.